quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Éocombatente ao lado da grande guerreira Bruna Carolina da Silva. Essa jovem que é destaque. Parceria para ajudar a promover o seu trabalho e a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.

A jovem que é referência, Bruna Carolina da Silva com 22 anos, produz cafés especiais e ganhou até prêmio de qualidade. “Desde pequena eu ia para a roça, ajudava na colheita… quando eu era pequeninha, já ajudava no terreiro”, conta.


A propriedade da família de Bruna fica aos pés da Serra do Brigadeiro, na zona rural de Fervedouro, na Zona da Mata mineira. Por aqui, o avô da jovem trabalha na produção de café arábica há 30 anos.


 “Primeiro, eu trabalhava com meu pai, sempre mexeu na lavoura, na roça. A gente plantava muita cana, fazia rapadura e depois apareceu o café e eu fui plantando, passei para o Célio (filho dele) e para a Bruna agora também”, explica o agricultor José Maria da Silva.


E foi com essa experiência família que Bruna começou pensar em novos rumos para o negócio. A ideia era aliar a tradição da propriedade com a produção de grãos especiais.


Houve resistência dos parentes, eles não queriam arriscar a produção de variedades convencionais, afinal, era o que estava dando certo. Mesmo assim, ela persistiu e, com o dinheiro que tinha guardado, investiu na ideia. “Se der prejuízo, eu que vou ter que pagar”, recorda Bruna.


A produção de café especial exige uma dedicação maior e um tratamento diferenciado. Para não errar, a jovem procurou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais.


Com este apoio, Bruna descobriu os investimentos que precisava fazer e correu atrás. A família, no fim das contas, acabou embarcando na ideia e ajudou em todo o processo.


Depois de colhido e tratado (veja como no vídeo acima), o café para se tornar especial precisa passar pela avaliação de profissionais que atestam a qualidade da bebida, e logo no primeiro ano a jovem conseguiu uma boa nota: 82,25 em uma escala que vai até 100.


A iniciativa da empreendedora do campo rendeu até reconhecimento internacional. Bruna foi finalista de um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre juventude rural inovadora na América Latina e Cariba. Isso ajudou nos negócios, já que o café dela ficou mais conhecido.


“Eu nunca imaginei que o nosso café fosse chegar tão longe assim, foi muito bom para nossa família e para nossa região aqui”, comemora a jovem.

Portanto Éocombatente está ao lado dessa grande guerreira Bruna Carolina da Silva. Essa jovem que é destaque. Parceria para ajudar a promover o seu trabalho e a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.  

Pois o Café é esse Ouro Negro e essa riqueza que movimenta e coloca nossa região em destaque nos premiados cafés, no turismo de base comunitária e na economia criativa e solidária. Quer conhecer essas belezas e riquezas? Venham com a gente.

O café tem destacado nossa região com os prêmios de qualidade que alguns cafeicultores resolveram se dedicar e colhem esses frutos desse trabalho diferenciado e destacado. 

O café move a economia de toda a região e uma grande parte da economia do Estado de Minas Gerais e de todo o País. 

Essa economia é uma roda giratória que gira constantemente e movimenta toda a cadeia produtiva de nossa região. Uma força motriz trabalhadora quase que na sua totalidade braçal em decorrência das características geográficas da região de montanhas. Tendo algumas adaptações, com alguns equipamentos mecânicos, que facilitam esse trabalho de transporte, colheita, pulverizações, secagem e limpeza. Porém, diretamente, a mão de obra humana está infinitamente relacionada. 


Portanto o café é essa riqueza, sabor, aroma, encantos e belezas que movimentam toda a região. Diante disso tudo não poderíamos deixar de querer mostrar essas belezas e encantos dessa nossa região e criamos a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.  Trabalho esse que tem se destacado e movimentado a economia criativa e solidária e o turismo de base comunitária. Tendo esse trabalho sido habilitado ao Prêmio Nacional de Turismo de 2019 do Ministério do Turismo. Quer saber mais detalhes dessa criação? Venham com a gente.

Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Conheçam

A Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é um roteiro turístico de aventuras fora de estrada e fora de série que conecta importantes pontos de produção e atrações em toda a região das 3 Divisas – Vértice Sudeste MG/RJ/ES no entorno do Pico da Bandeira / Parque Nacional do Caparaó e é uma aventura em off road em 4 dias e 500 km em cada roteiro, em um total de  4 roteiros, que destaca a produção do mais genuíno produto brasileiro: A Cachaça Artesanal de Alambique e destaca também as histórias e tradições da produção dos premiados Cafés das Montanhas. Público Alvo: Off Road 4x4 e 4x2 (Jeep, SUV, Caminhonete, Moto e Quadriciclo).

Em todo o seu percurso os participantes vão surfando pelas belíssimas montanhas e se deliciando com essas maravilhas gastronômicas produzidas (Café & Cachaça). Além de promover e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento do turismo rural sustentável, a economia criativa e solidária, o turismo de aventura, a agricultura familiar, as belezas, histórias e riquezas naturais. Fazendo que com isso se promova a geração de renda, oportunidades de trabalho advindas do turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo de base comunitária e as novas perspectivas de desenvolvimento sustentável. Valorizando as potencialidades da produção regional, cultura, gastronomia e tradições. Sendo todos inseridos em uma perspectiva de valorização e crescimento econômico e, certamente por isso tudo que representa, Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira nesse ano foi habilitado ao Prêmio Nacional de Turismo 2019 do Ministério do Turismo na Categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo e o Desenvolvimento e também convidado como destaque para estar presente na RURALTUR – Feira Nacional de Turismo em Venda Nova do Imigrante(ES), Festival Gastronomia na Serra em Pirapanema, Merconoroeste em Itaperuna,  Expo de Muriaé e Expo de Carangola. 

Foi também tema de matéria do Senar em sua Revista e em seu site. Matéria jornalística  da TV Alterosa com a participação do repórter do Alterosa em Alerta Alessandro Boiah e também já foi tema de matéria de revista especializada Mais OFF ROAD 4x4 e Oxigênio Revista. Jornal Esperafelizcense, Site Silvan Alves, Minas Jornal e Jornal O Semanal. 

O ouro daqui é o ouro negro do café e o bálsamo especial no sabor do licor da mais doce cana que se transforma artesanalmente no maná dos Deuses: A Cachaça Artesanal de Alambique. Venham com a gente nessa emocionante e saborosa aventura. Escolha o seu roteiro e a melhor data. Junte seu grupo, sua turma e vamos juntos nessa aventura e agende conosco de acordo com sua disponibilidade e a de seu grupo.

Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é um trabalho de criação e realização da Éocombatente Adventure. Empresa de criação de roteiros turísticos e promoção de eventos, influenciadora digital e Agência de Turismo Receptivo, Expedições e Aventuras na Região das 3 Divisas Vértice Sudeste MG/RJ/ES no entorno, contorno do Parque Nacional do Caparaó. Onde se situa o Pico da Bandeira - O 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível. 


Éocombatente Adventure

Agência de Turismo Receptivo, Eventos, 

Divulgação, Expedições e Aventuras;

Registro no CADASTUR 12908375000133

Francisco Cabral/Xyko Éocombatente - Agente de Turismo Rural Matas de Minas

eocombatente@hotmail.com   (32)9-9923-9337

@eocombatenteadventure; @eocombatente; @caminhosdopicodabandeira; @turismoruraldasmatasdeminas

#eocombatente #picodabandeira #caparaomineiro #caparaocapixaba #parquenacionaldocaparao #cafe #cachaça #alambique #rotadocafeecachaca #off road #serradobrigadeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário