terça-feira, 24 de setembro de 2019

Atenção; Situação grave. É preciso que todos se mobilizem. Carangola e sua micro região podem perder ainda ,ainda mais. Reunião nessa terça feira em Carangola.

Carangola, Caiana, Caparaó, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada e Tombos estão em vias de mudar de regional de saúde. 
Uma Reunião nessa terça feira na Sociedade Médica de Carangola discute o PDR - Plano de Regionalização da Saúde( de 08:30 às 11:00h) e Manhuaçu, com seus interesses, quer levar a MICRO Carangola para atingir contingente populacional para ser uma MACRO e lá criar uma Superintendência Regional da Saúde.
Cadê os Prefeitos, vereadores, lideranças e deputados estaduais e federais votados nesses municípios. Estando literalmente viajando. Sabe-se lá em busca de quê e enquanto isso:  Carangola e região perdem ainda mais.
Confiram a seguir o relato de um experiente conhecedor do assunto:


""Esta reunião será para discussão do PDR-Plano Diretor de Regionalização, criado em 1999, que serve para agrupar os municípios em Regiões de Saúde, visando a melhoria da gestão e possibilidade de investimento.
“É um Instrumento de planejamento e gestão que na área da saúde objetiva direcionar a descentralização com vistas à promoção de maior e mais adequada acessibilidade dos usuários considerados os princípios da integralidade, equidade e economia de escala. O propósito de um Plano Diretor de Regionalização (PDR) da saúde é constituir um dos pilares para estruturação e descentralização dos sistemas de co-gestão e organização dos serviços de saúde em redes, tendo em vista possibilitar o direcionamento equitativo da implementação das políticas públicas. O PDR é, portanto, um instrumento de planejamento em saúde ao estabelecer uma base territorial e populacional para cálculo das necessidades, da priorização para alocação dos recursos, da descentralização programática e gerencial”.
De 3 em 3 anos este plano é revisto, neste momento a micro Manhuaçu pertence a Macro Leste do Sul(Ponte Nova) e a Micro Carangola (JF) pertence a Macro Sudeste.
Então. Estão querendo levar a micro Carangola para a Macro Leste do Sul, para compor a população e criar a Macro bipolar, que pertenceria a Ponte Nova e Manhuaçu. Com isso seria implantado a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, extinguindo a Gerência Regional de Saúde de Manhumirim.
Pessoalmente acho que enfraquece a micro Carangola, pois os serviços de saúde  necessários em Carangola são os mesmos necessários em Manhuaçu. Então, por ser a sede da Macro, estes serviços seriam implantados em Manhuaçu. Além da parte assistencial que hoje são realizadas em JF, passaria para Ponte Nova e Manhuaçu, inclusive com possibilidade de mudança do SAMU.
Os municípios também seriam direcionados a central de regulação de  Ponte Nova.""



Nota 

Enquanto isso. Prefeitos, vereadores, lideranças, Secretários e deputados da nossa região. Nem se mobilizam e enquanto isso Manhuaçu trabalha e os daqui.Tentam iludir.  cada vez mais e cada vez mais nossa região perdendo referências. 


Alerta Importante. Reunião irá discutir PDR - Plano Diretor de Regionalização da Saúde - Micro Carangola.Ou seja: acabar com DRS de Manhumirim e os municípios passarem a pertencer a Manhuaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário