O prêmio é uma iniciativa da Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana com o objetivo de reconhecer e valorizar as escolas comprometidas com a sustentabilidade.
A ideia para o plano de ação surgiu a partir de uma mobilização da população durante a grave crise de abastecimento de água, provocada pela maior enchente da história da cidade, ocorrida em fevereiro de 2021.
Durante a crise, a população se uniu para divulgar algumas minas urbanas, que supriram as necessidades básicas, até que o abastecimento fosse restabelecido.
O plano de ação teve como objetivo promover a visibilidade das minas d'água do perímetro urbano da cidade de Carangola, para que passassem a ser percebidas e reconhecidas como locais de importância ambiental.Foram realizadas visitas aos locais para identificação das minas, caracterização, marcação do ponto por GPS e registro fotográfico. Foi criado um mapa online com as informações das minas, que pode ser acessado pelo link: http://tinyurl.com/minasdecarangola, e instaladas placas educativas.
A ação teve um impacto positivo na comunidade, promovendo a sensibilização sobre a importância das nascentes urbanas e a valorização do trabalho dos cidadãos que cuidam delas.
A cerimônia de premiação da etapa nacional aconteceu no dia 16 de outubro em Brasília, onde a escola foi representada pela diretora Maria Célia Marinho Dornelas Carvalho e pela professora Vanilsa Santana Oliveira Bevilácqua, responsável pelo projeto.
Esse trabalho realizado pela E. E. Emília Esteves Marques é um exemplo inspirador de como a educação pode contribuir para a promoção da sustentabilidade.
O plano de ação mostrou que, com ações simples, é possível promover a sensibilização
sobre a importância do meio ambiente e a valorização dos recursos naturais.O Plano de ação foi executado entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023, com recursos da Fundação SOS Mata Atlântica e apoio do SEMASA, da Superintendência Regional de Ensino de Carangola / Sala +Verde "Centro de Referência em Educação Ambiental" e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais Zona daMata(CIEAMG)
Nós, do Éocombatente e da Rota do Café e Cachaça, parabenizamos a todos por esse importante prêmio e esse valoroso reconhecimento a esse importante e dedicado trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário