sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Escola Polivalente de Carangola é finalista na etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis


O Plano de Ação: "Valorização das Nascentes Urbanas de Carangola" ficou classificado  entre os cinco finalistas da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, na categoria  ensino fundamental. Ao todo, foram inscritos 792 projetos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O prêmio é uma iniciativa da Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana com o objetivo de reconhecer e valorizar as escolas comprometidas com a sustentabilidade.

A ideia para o plano de ação surgiu a partir de uma mobilização da população durante a  grave crise de abastecimento de água, provocada pela maior enchente da história da  cidade, ocorrida em fevereiro de 2021.

Durante a crise, a população se uniu para divulgar algumas minas urbanas, que supriram as necessidades básicas, até que o abastecimento fosse restabelecido.

O plano de ação teve como objetivo promover a visibilidade das minas d'água do  perímetro urbano da cidade de Carangola, para que passassem a ser percebidas e  reconhecidas como locais de importância ambiental.

Foram realizadas visitas aos locais para identificação das minas, caracterização, marcação do ponto por GPS e registro fotográfico. Foi criado um mapa online com as informações das minas, que pode ser acessado pelo link: http://tinyurl.com/minasdecarangola, e  instaladas placas educativas.

 A ação teve um impacto positivo na comunidade, promovendo a sensibilização sobre a importância das nascentes urbanas e a valorização do trabalho dos cidadãos que cuidam delas.

 A cerimônia de premiação da etapa nacional aconteceu no dia 16 de outubro em Brasília,  onde a escola foi representada pela diretora Maria Célia Marinho Dornelas Carvalho e pela professora Vanilsa Santana Oliveira Bevilácqua, responsável pelo projeto.

Esse trabalho realizado pela E. E. Emília Esteves Marques é um exemplo inspirador de como a educação pode contribuir para a promoção da sustentabilidade.

 O plano de ação mostrou que, com ações simples, é possível promover a sensibilização

 sobre a importância do meio ambiente e a valorização dos recursos naturais.

 O Plano de ação foi executado entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023, com recursos da Fundação SOS Mata Atlântica e apoio do SEMASA, da Superintendência Regional de Ensino de Carangola / Sala +Verde "Centro de Referência em Educação  Ambiental" e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais Zona daMata(CIEAMG)


Nota.

Nós, do Éocombatente e da Rota do Café e Cachaça, parabenizamos a todos por esse importante prêmio e esse valoroso reconhecimento a esse importante e dedicado trabalho. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário