segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O Lixão de Carangola. Uma cidade que um dia já teve uma Usina de Reciclagem e que por irresponsabilidades administrativas sucessivas, ligadas à atual administração, voltou a ter um lixão e perdeu a Usina de Lixo..


Quando o Prefeito Dr Adinar Monteiro de Paula, idealizou e construiu a Usina de Reciclagem de Lixo, Carangola deu um grande passo para a solução desse problema. Porém a administração(1993/1997 - Carrara e Clério) que o sucedeu com a  prática comum da velha política de que se foi feito pela administração anterior deixa acabar e essa quase acabou. A administração(1997/2000 de Roberto Alves e Márcio Machado) tentou recuperar e manter o funcionamento o que havia sobrado da sucata deixada pela administração anterior e novamente de 2001 a 2004 voltam ao Governo Clério e Carrara e enfim esses conseguiram acabar de vez com a Usina de Reciclagem de Lixo. Voltando Carangola a ter um lixão. Inicialmente no NINICO e depois no GALEGO que perpetua até hoje.
Nesse entremeio algumas iniciativas para se solucionar foram tentadas. Uma delas a criação de um Consórcio do Lixo que se concretizou(veja o link abaixo). Porém Carangola deixou de participar na administração 2010/2012(Patrick e Valéria) e assim se sucede desde então. 
Nessa administração 2017/2020 o lixão durante todo esse tempo foi deixado de lado e diversas vezes não se teve como levar lixo até lá em alguns momentos. Tendo em uma manifestação da Comunidade de Lacerdina impedido de ali se jogar lixo por alguns dias e Tombos recebeu o lixo. A conversa de que se teria a solução foi até ventilada e a participação novamente no Consórcio. Porém nada de concreto e o lixão continua sendo o destino do lixo do município de Carangola.
Nessa semana a Prefeitura até postou a chegada de mais um caminhão para  a coleta do lixo. Com campanha de coleta seletiva estampada. Mas ao que parece e para quem conhece é mais um propagando enganosa. Igual à propaganda da lixeira na praça. Pois coleta seletiva em caminhão compactador é uma antítese. 
Mas vale lembrar que a solução do lixo não está em apenas recolher e esconder o lixo. Está na necessidade de produção de menos lixo. 
Registramos e lembramos o velhinho Dr Adinar. Um homem visionário. Sobre ele já falamos em outra oportunidade. Clique no link a seguir.


Aproveitando esse momento e essa discussão. 

Vamos fazer algo de verdade pelo meio ambiente??? Vamos à partir de então adotarmos algumas novas regras.


Vamos à partir de então adotarmos algumas novas regras. Vamos fazer algo de verdade pelo meio ambiente??? Pois fazer algo pelo meio ambiente está em nossas mãos. 
Tenha atitude e participe da Campanha dos 10 R’s
1 – Repensar
2 – Recusar
3 - Reduzir
4 – Reutilizar
5 – Reaproveitar
6 -  Recuperar
7 – Reparar
8 – Reciclar
9 – Refazer
10 - Reintegrar

Uma Campanha da redução do uso de descartáveis. Pois a Lata de lixo não desintegra os resíduos.

“A história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!”

"Lata de Lixo e Caminhão de Lixo não desintegram o lixo". Ele não desaparece e vai poluir mananciais de água. Água essa que utilizamos e bebemos.

Atenção a todos. Vamos sim também mudarmos algumas campanhas, chamadas de educativas, que nada contribuem. Tipo assim: Coloque o lixo no lixo. Pois não há lugar certo para se colocar o lixo. O certo é não produzir resíduos(lixo). O que chamamos de lixo, muitas das vezes, nós pagamos por ele e com isso jogamos nossa riqueza fora. Dinheiro desperdiçado e jogado fora.(NO LIXO).

UMA CAMPANHA do ÉOCOMBATENTE e ROTA DO CAFÉ & CACHAÇA - CAMINHOS DO PICO DA BANDEIRA e de TODOS NÓS.

Notícias sobre o tema:
1

Será que estamos mesmos preocupados com o meio ambiente? O lixo que saiu da porta das casas não desaparece. Foi contaminar e poluir outro ambiente.


2


Publicado em 09/09 republicado em 21/09 

Nenhum comentário:

Postar um comentário