Nesse 3º Módulo as práticas de Condução de Turistas foram ministradas pela Turismóloga e Empresária Fernanda Silva. Que também é Instrutora do Senar. O curso tem 15 participantes, empreendedores selecionados, de Carangola, Divino, Caparaó e Faria Lemos.
Durante a semana que transcorreu com intensas atividades. Na segunda feira, na Sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Carangola, foram ministradas orientações teóricas e práticas de condução de turistas. Dinâmicas e atividades foram realizadas.
Na terça feira uma visita técnica no Hotel Fazenda Búfalos em Carangola com condução em uma trilha e também uma visitação à Feira de Produtores Rurais que acontece às 3ª feiras no Pavilhão da Agricultura do Parque de Exposição de Carangola.
Na quarta feira os participantes foram conhecer roteiros entre Faria Lemos e Carangola. Fazendas históricas, cachoeiras, gastronomia e patrimônios arquitetônicos e culturais. Fazenda Boa Fé, Sítio do Beto e Cachoeira da Surpresa no Cafarnaum. Além das cachoeiras do Ribeirão São Mateus. Almoçaram em Faria Lemos no Restaurante Feijão sem Bicho e visitaram a Fazenda das Palmeiras com sua rica história e suas preciosidades guardadas.
Na quinta feira a Comunidade de Conceição com uma aula ministrada por Julenia Lopes sobre o trabalho de empoderamento das mulheres e a produção dos cafés especiais.
Uma visita à uma propriedade cafeeira e o almoço nos Cirelli. Uma visita ao Alambique de Cachaça Charmosa de Minas com a historia da produção da Cachaça Artesanal e fechando com chave de ouro na Chácara dos Finotti. Com sua rica e centenária história e seu pomar de Jabuticaba centenário.
Na sexta feira novamente retornaram à Sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Carangola para a finalização desse 3º módulo.
O próximo módulo, em sua 4ª etapa, será ministrado em Divino(MG).
O curso de AGENTE DE TURISMO RURAL promovido pelo Senar/Faemg e parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Carangola, Divino e Caparaó tem uma carga horária de 224 horas, o programa é dividido em módulos que abordam conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; prevenção de acidentes no ambiente rural; condução de turismo; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.
A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.
Éocombatente Adventure, Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira e Conexão Parques Itacolomi, Brigadeiro a Caparaó - Janelas para as Montanhas - também apoiando essa grande iniciativa.
Esse grupo em desenvolvimento também formalizou uma parceria com o Conselho das Matas de Minas que é uma organização que reúne diversas entidades, cooperativas de crédito, sindicatos, associações, cooperativas de produção da Região das Matas de Minas e que é composta de 63 municípios. Tendo esse Grupo sido denominado:Grupo de Agentes de Turismo Rural Matas de Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário