sábado, 27 de julho de 2019

Ministério Público de Minas Gerais e PM combatem tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região

Ministério Público de Minas Gerais e PM combatem tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região
Cerca de 100 kg de drogas e armas foram apreendidas durante ação (Foto: Divulgação/ MPMG)

Três pessoas foram presas em uma ação conjunta entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar deflagrada na manhã desta sexta-feira (26). A operação, batizada de “Despojo”, busca desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que ocorria na região. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ubá, Tocantins, Leopoldina e Recreio. A PM apreendeu cerca de 50 barras de maconha, armas de fogo, um veículo clonado, celulares e outros equipamentos eletrônicos.
 
Os trabalhos contaram com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Regional de Visconde do Rio Branco, e das Promotorias de Justiça Criminais da Comarca de Leopoldina. A manobra  desta sexta foi o desdobramento de outra ação, a operação “Bereshit”, deflagrada em março deste ano, que terminou com 18 pessoas presas, uma delas em Juiz de Fora, e a apreensão de cerca de R$ 4 milhões entre cheques e dinheiro em espécie.
 
Segundo o MPMG,  os presos na “Bereshit” formavam uma organização criminosa, com atuação na cidade de Ubá e Visconde do Rio Branco, voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e outras infrações consideradas graves. Entre os investigados estão empresários da cidade de Ubá, responsáveis pela lavagem do dinheiro arrecadado ilicitamente pela organização.
 
Nesta primeira ação foi identificado um outro possível grupo criminoso, alvo da ação desta sexta, que, em tese, praticava os mesmos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação ao tráfico nos municípios de Leopoldina, Recreio, Ubá e Tocantins. As investigações continuam, a fim de se apurar outros fatos e pessoas envolvidas
 


Fonte : Tribuna de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário