sábado, 1 de maio de 2021

Dia 1º de Maio em Carangola. Relembrando uma tradição que não pode ficar esquecida: A corrida de Bicicletas do Dia do Trabalho e o protagonismo de Carangola no Ciclismo e no Motociclismo relembramos..

O Dia 1º De Maio, Dia do Trabalho, é a aata em que tradicionalmente Carangola por décadas e pioneirismo realizou a Corrida de Bicicletas que fez história.

Pois em 1966 o Lions Clube de Carangola, sob a Presidência de LANDER ALVES PICHAMONI, realizou a 1ª Corrida Ciclística do Dia do Trabalho. Naquela época e por décadas o percurso da Corrida acontecia entre Fervedouro e Carangola.

Sempre que essa acontecia, à frente, uma motociata com centenas de participantes que abriam a festa. 

Ela também chegou a acontecer de Porciúncula a Carangola e de Vargem Grande a Carangola em pequenas edições. Quando a estrada Fervedouro a Carangola virou um buraco.

Em 2015 no 49º Ano da Edição da Corrida Ciclística do DIA DO TRABALHO, a organização por minha indicação, homenageou o Criador com denominação dos Troféus com o seu nome: Lander Alves Pichamoni. Naquele período (2013/2016), que se resgatou essa tradição, a  Corrida passou a ser em Circuito fechado em parceria com a Associação de Ciclistas. Pois as normas de segurança e as péssimas condições da estrada Carangola a Fervedouro não permitiam a realização do evento tradicional. 

Em 2016, o Troféu da 50ª Corrida Ciclística do Dia 1º de maio, homenageou o 1º Ganhador que foi o Sr.  SEBASTIÃO CABRITEIRO 


Infelizmente, mais uma vez, nesse ano de 2021 ela não irá acontecer. Mas que não se perca essa história tradicional e pioneira. Uma tradição que mobiliza  Carangola e região. Assim como os esportistas. 

Pois Carangola tem um protagonismo histórico. Corre na veia esse sangue de aventuras pelo ciclismo e o motociclismo. Confiram outros importantes registros históricos. 


Registros da História da paixão pelo Motociclismo e pelo Ciclismo em Carangola remontam também o ano de 1934.

Consta no livro Efemérides Carangolense do Professor Rogério Carelli esse registro(essa foto acima) da história da paixão dos Carangolenses pelas motocicletas e pelas bicicletas. Portanto há 87 anos esses amantes das 2 rodas já se reuniam e realizavam confraternizações, competições e desfiles.

 Em um filme de 1943 (nessa época foi fundado o 1º Motoclube de Carangola) consta o desfile de motos na Parada de 7 de Setembro e desde essa época e, até hoje, há também uma paixão pelas lendárias Harley Davidson. Sendo hoje Carangola a cidade do País com o maior número de motocicletas HD's por habitante. Fato esse que nos levou a criar em 2012, 2013  e 2016 o 1º, 2º e o 3º Carangola Harley Day. Não um evento exclusivista dessa marca. Mas um registro e reconhecimento da importância dessa história de nossos apaixonados precursores do motociclismo: Sr Jorge Kamil, Rui Varela e outros mais. Também esse fato Carangola foi citada pelo ícone do Motociclismo Augusto BR como a MECA das HDs.




Carangola a cidade do motociclismo há 87 anos, das bikes e das HD's. Aqui também onde passa a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. 
Nas fotos abaixo o registro do 1º Carangola Harley Day. realizado por Éocombatente, divulgado em revista especializada em motociclismo em circulação nacional em 2013, 2014 e 2015.






Nenhum comentário:

Postar um comentário