Aos pés da Cachoeira de Tombos uma Tradição Familiar de mais de 50 anos em fazer doces caseiros e artesanais é mantida. Waliston Vargas, a 3ª geração da Família Vargas, com sua esposa nos brindam com maravilhosos doces feitos no tacho de cobre no fogão à lenha. Uma tradição que dá um toque especial e sabor inigualável aos maravilhosos doces ali produzidos.
Recentemente passamos pelo local com um grupo de turistas que visitaram nossa região e se encantaram. Em mais uma ação de promoção e divulgação realizada por Eocombatente em parceria com Da Mata 4x4 Expedições OFF ROAD e no próximo ano, no Carnaval, esse grupo retorna e novamente estaremos visitando e nos deliciando.
A cidade de Tombos. Minha Terra Natal. É tão cheia de belezas. É o lugar ideal para curtir a natureza. Com esses versos, na tenra infância, já vivíamos o sonho, as belezas, os sabores de nossa Terra e sonhávamos desde então a ajudar a promover Tombos e nossa região. Hoje vivemos essa realidade.
Os Tombos de sua cachoeira lhe deram o nome.
Os doces dessa Terra doce lhe dão sabor de infância.
O Carnaval a expressão maior da alegria de sua gente. (O carnaval é o povo quem faz).
No Futebol o Tombense FC é o maior orgulho.
Tombos tem também a tradição da produção de derivados de cana: O açúcar mascavo, a rapadura, o mané mole("camelo") e as mais tradicionais cachaças de alambique: Cachaça do Ricardo, Cachaça do Paulinho Marcondes e Tombos de Minas & Caramelado(Luiz Fernando). Tem ainda outras que ainda iremos visitar e conhecer.(Lá no São Pedro e na Serra dos Quintinos)
Famílias inteiras produzem e sobrevivem do trabalho da produção dos doces das frutas da terra. O doce de goiaba cascão é o mais concorrido. Tem também o de goiaba em folha(em partes). O de figo e o doce de laranja da terra. Esse, do pé de laranja da terra da família Rodrigues Leite e Esteves, uma delícia.
Todo mundo vê as pingas boas que nesse Tombos eu bebo. Nem todos veem as piruetas e os Tombos de alegria que eu dou.
Essa luta de promover Tombos e toda região não é de hoje. Em 1997, como Secretário de Turismo em Carangola, incluí Tombos em um projeto regional de turismo e dele surgiram projetos que, com nosso apoio, patrocínio e incentivo, seguiram e se destacam: O Caminho da Luz(surgiu em 2001/2002) é um desses projetos.
Hoje outro projeto de desenvolvimento segue. Repaginando os trabalhos já realizados. Com isso ajudando a promover o que temos de melhor. Nossas tradições, nossas belezas e encantos em aromas e sabores de toda a região da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Esse, um projeto da região, para a região e para nossa gente. Não tem dono. O dono somos todos nós. Quem quiser percorrer e participar é livre. Doamos aquilo que temos de melhor. O carinho, a alegria, nossa receptividade e nosso sonho de transformar e melhorar nossa vida e de nossa gente. O que ganhamos com isso? A certeza que esse é o caminho certo. Ajudando a promover toda nossa região da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.
Boa tarde! Sou fã de Tombos, todo carnaval passo aí. Onde ficam os produtores de derivados de cana? Como cachaça do Paulinho,cachaça do Ricardo, do Marcondes, rapadura, açúcar mascavo,etc. Os doces eu já conheço comprei muitos no último carnaval.
ResponderExcluirBoa tarde! Sou fã de Tombos, todo carnaval passo aí. Onde ficam os produtores de derivados de cana? Como cachaça do Paulinho,cachaça do Ricardo, do Marcondes, rapadura, açúcar mascavo,etc. Os doces eu já conheço comprei muitos no último carnaval.
ResponderExcluir