A escritora infantil e psicopedagoga Paula Furtado fará o lançamento de seu novo livro “O papagaio mentiroso”, publicado pela editora Girassol. A narrativa poderá ser encontrada nas principais livrarias físicas e virtuais do País a partir de 1º de abril.
Por meio dos personagens Seu Verdão, Dona Mariquinha, Ritinha, Binho e o papagaio Matraca, que vivia inventando mentiras, a narrativa traz às crianças, a partir de um espaço educativo e terapêutico, os resultados e confusões que podem ser causados com amigos, familiares e até com si próprio por não falar a verdade.
“Até os seis anos, as crianças têm dificuldade em distinguir a fantasia da realidade, o que faz com que, muitas vezes, acreditem em suas próprias mentiras. Por isso, quis aproveitar a data e abordar o tema de uma forma que elas entendam que não devem inventar histórias falaciosas, mas que podem usar a criatividade, assim como o protagonista do livro, de maneira positiva, sem obter benefícios por meio da mentira”, explica Paula.
A obra ainda apresenta ilustrações coloridas de Carol Juste que enriquecem e complementam a narrativa de forma a entreter visualmente os pequenos ao transmitir importantes lições sobre o tema.
“O papagaio mentiroso” permite um trabalho psicopedagógico, em grupo e individualmente, ao trazer à tona assuntos como confiança, honestidade e as consequências dos próprios atos de uma forma acessível e educativa. A obra ainda oferece a oportunidade de leitura para pais e educadores, ajudando-os a compreender melhor as fases do desenvolvimento infantil e lidar, de forma eficaz, com a mentira na infância.
O livro será lançado no dia 1º de abril na Piu Piu Escola de Educação Infantil e Berçário, localizada na Av. Mal. Juarez Távora, 248, no Morumbi, em São Paulo, das 18h às 20h. Na ocasião, a autora realizará uma contação de histórias e estará disponível para autógrafos às 18h com as crianças. Às 19h, ela dará uma palestra para pais e educadores sobre a importância de contar histórias no contexto terapêutico.
Sinopse
Na floresta, havia uma família de papagaios muito amorosa e tagarela: Seu Verdão, Dona Mariquinha, Ritinha, Binho e, bem, Matraca! Ele falava, falava e falava sem parar, contando mentiras até para o ar. As mentiras eram tantas que ninguém mais acreditava em uma palavra de Matraca, e, por isso, Dona Mariquinha vivia sempre chateada. Até que um dia, Ritinha decide ensinar uma lição ao irmão... Como será que ela resolveu toda essa confusão?
Serviço
|
Sobre Paula Furtado
Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino, e já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.
Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino pública e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.
Como autora, Paula completa seu trabalho escrevendo diversos livros infantojuvenis (100 obras até o momento) e, dentro de suas atuações de jornada literária, também foi coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa. A autora complementa suas atividades escrevendo para diferentes revistas de educação sobre temas pedagógicos, além de trabalhar na criação e patente de Jogos Pedagógicos como: Desafio, Detetive de Palavras, De Olho na Ortografia, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário