Best-seller mundial lançado pela Editora Latitude, livro de Dr. Daniel Amen reúne estratégias para pais e educadores formarem crianças emocionalmente saudáveis
Assumir a responsabilidade pela criação e bem-estar de uma pessoa pode ser uma tarefa desafiadora. Embora as crianças não venham com um manual de fábrica, é possível aprender a Educar sem surtar. Neste lançamento, publicado pela Latitude, o psiquiatra e escritor best-seller do New York Times Dr. Daniel Amen, em parceria com o Dr. Charles Fay, especialista em psicoterapia infantil e juvenil, oferece um roteiro prático aos pais e educadores que desejam ajudar os mais novos a se tornarem adultos emocionalmente saudáveis, confiantes e preparados para enfrentar os desafios da vida.
De acordo com o autor, a personalidade de cada um é moldada pelo funcionamento do cérebro desde o nascimento. Ele explica que o desenvolvimento cerebral dos seres humanos só está completamente maduro aos 25 anos, e aos 28, no caso dos homens. Por isso, até essa idade, as crianças e adolescentes precisam de apoio dos responsáveis para adquirir hábitos positivos ao longo do tempo, uma vez que a saúde mental começa com a formação de um cérebro saudável. Segundo o especialista, cuidar desse órgão permite que elas aprendam com os próprios erros, além de auxiliar na compreensão do que as deixam felizes ou tristes.
Você precisa ser o lobo frontal do seu filho até que o dele se desenvolva, mas você também precisa dar a ele as ferramentas necessárias para saber como assumir o controle quando seu cérebro amadurecer.
(Educar sem surtar, p. 29)
Dividido em duas partes, a primeira seção do livro traz ferramentas e princípios de neuropsicologia para inspirar a força mental e o controle emocional dos filhos. Nestes capítulos, o autor ensina a: desenvolver uma atitude centrada no cérebro em relação a si mesmo e às crianças; estabelecer objetivos e limites claros; adotar um estilo parental que estimule os pequenos a tomarem decisões lógicas; cultivar laços e aprofundar o relacionamento familiar por meio da disciplina amorosa; evitar o vício e mau uso da tecnologia durante a infância e adolescência; entre outros temas.
A segunda seção da obra propõe um passo a passo para lidar com desafios comuns da rotina, a partir dos três pilares da abordagem Amor e Lógica: 1) seja um exemplo de comportamento saudável, 2) permita que pequenos erros aconteçam e 3) seja empático. Ao treinar o uso do banheiro, por exemplo, Amen explica a importância de respeitar o tempo individual de cada criança. “Não espere que o seu segundo filho siga o mesmo cronograma do seu primogênito. E não presuma que o seu filho se desenvolverá no mesmo ritmo que o filho dos seus melhores amigos”, aconselha.
Rivalidade entre irmãos, participação em atividades esportivas, bullying na escola, divórcio e parentalidade por parte de madrastas e padrastos também são tópicos abordados. Em Educar sem surtar, Dr. Daniel Amen e Dr. Charles Fay unem 40 anos de pesquisas sobre como estimular cérebros saudáveis para ter sucesso na educação das próximas gerações, sempre combinando firmeza e gentileza.
Ficha técnica:
Título: Educar sem surtar
Subtítulo: Como ajudar crianças e jovens a se tornarem adultos responsáveis, confiantes e emocionalmente saudáveis
Autores: Daniel Amen e Charles Fay
Editora/Selo: Latitude
ISBN do livro físico: 978-65-89275-60-2
ISBN do livro digital: 978-65-89275-66-4
Gênero: Não ficção
Público-alvo: adulto (pais, educadores, profissionais da saúde)
Páginas: 456
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil
Sobre o autor: Daniel Amen é médico certificado em psiquiatria infantil e adulta, fundador e CEO das Clínicas Amen, pesquisador, palestrante e autor best-seller do New York Times, com mais de 40 livros publicados. Foi considerado o psiquiatra mais popular dos Estados Unidos e o especialista mais influente da internet – nas redes sociais, seus conteúdos sobre saúde mental somam meio bilhão de visualizações. Entre as pesquisas científicas comandadas pelo autor, destacam-se o estudo com imagens cerebrais, especialmente em reabilitação de jogadores de futebol; as diferenças entre o TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) e o TBI (transtorno bipolar); o envelhecimento cerebral e as divergências entre os cérebros feminino e masculino. Amen é casado com Tana, pai de seis filhos e avô de cinco netos, além de um ávido jogador de tênis de mesa.
Redes Sociais
Instagram: @doc_amen | YouTube: @DrDanielAmen_BrainHealth
Sobre o colaborador: Charles Fay é PhD e especialista em psicoterapia infantil, adolescente e familiar. Tem experiência no atendimento de jovens com distúrbios graves, em clínicas psiquiátricas e de saúde mental, escolas públicas e privadas. É pai, pesquisador, palestrante, consultor, escritor e presidente do Love and Logic Institute, que passou a integrar as Clínicas Amen em 2020. O autor também é filho de Jim Fay, um dos maiores especialistas dos Estados Unidos em disciplina infantil e criador da abordagem Amor e Lógica.
Conheça o Instituto Love and Logic: www.loveandlogic.com/
Sobre a editora: A Latitude marcou um novo ciclo da VR Editora. Voltado ao aprimoramento pessoal e dedicada ao público adulto. Foi por meio do autor e psicólogo Marcos Lacerda que a Latitude deixou a sua marca nesse gênero literário cuja missão é provocar nos leitores uma mudança de vida por meio da reflexão sobre diferentes temas, como: saúde mental, finanças pessoais, negócios, espiritualidade, sociedade, empoderamento feminino entre outros. Desse modo, Latitude pretende ser uma bússola por meio da qual cada leitor possa encontrar sua rota em direção um futuro promissor.
Acompanhe a Latitude no Instagram: @latitudelivros
Nenhum comentário:
Postar um comentário