Quanta riqueza, beleza, delícias e histórias tem em Faria Lemos!!! A Terra do Queijo, do Torresmo e da Cachaça que, além de sua Gastronomia e sua gente, a Arquitetura Histórica Centenária chamam a atenção e preservam preciosidades centenárias históricas. Um legado, uma potencialidade incomum e diferenciada que podem ajudar a promover e a desenvolver Faria Lemos e nessa data especial de Emancipação, que é o Aniversário do município, desejamos com o olhar colorido e especial que Faria Lemos possa aproveitar todas essas suas potencialidades. Que agora e outrora destacamos.
Conheça um pouco da história de Faria Lemos.
História
FARIA LEMOS - Minas Gerais - MG
Gentílico: FARIALEMENSE
HISTÓRICO:
No ano de 1831, José de Lannes Dantas Brandão, acompanhado de sua esposa Rosauria Maria de Jesus, vindos da povoação de Arrepiados (hoje Araponga), descendo os rios Muriaé, Carangola e São Mateus, apossaram-se das terras existentes na região, situadas até o córrego de Bambuí. Desta forma teve início a colonização do atual município de Faria Lemos. Essas terras foram transferidas, mais tarde, para um português de nome Alberto, passando a constituir a Fazenda São Mateus.
Na segunda metade do século XIX, um grupo de cidadãos decidiu fundar uma povoação dentro daquele imóvel. Ante a relutância do proprietário, os Srs. José Moreira Carneiro, Francisco José da Silva, José Bento da Silva e o Major Américo de Lacerda, intimaram o mesmo a ceder uma gleba de terras para isso. Consta por tradição oral que, no trabalho de impor a ocupação, os fundadores chegaram a construir casas até mesmo durante a noite, para criar uma povoação a curto prazo.
Em 1880 a Fazenda São Mateus pertencia a Antônio Silvério da Rocha. Em 6 de julho de 1886, a Estrada de Ferro Alto-Muriahé inaugurou sua estação ferroviária na povoação. Por Provisão Episcopal de 20 de julho de 1887, foi autorizada a edificação de uma capela, tendo por orago São Mateus.
O terreno propício para a agricultura, principalmente arroz, milho, feijão e café, foram os fatores de fixação do homem branco na região.
O nome primitivo era São Mateus em alusão ao imóvel de onde se originou a cidade. O topônimo atual é uma homenagem ao então Presidente da Província de Minas Gerais, Francisco de Faria Lemos.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Por efeito da Lei Provincial n.º 2.500 de 12/11/1878, o território do atual município de Faria Lemos foi incorporado ao recém-criado município de Carangola. O Decreto-Lei n.º 185 de 06/09/1890 criou o Distrito de Paz, com a denominação de Faria Lemos. Posteriormente voltou à denominação de São Mateus, conforme consta na divisão administrativa do Brasil de 1911. Pela Lei n.º 843 de 07/09/1923, voltou à denominação de Faria Lemos. Sua emancipação política e administrativa ocorreu pela ação de uma comissão composta pelos Srs. Jarbas Pinto de Souza Franco, João Lopes Rodrigues, João Carlos de Souza e Lindolfo Drumond, que alcançaram seus objetivos, através da Lei n.º 1.039 de 12/12/1953 cujo vigor se deu em 01/01/1954. O município é composto apenas pelo Distrito Sede.
FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:
A Lei n.º 1039 de 12/12/1953, que emancipou o município, subordinou-o à Comarca de Carangola.
Fonte
JOÃO LOPES RODRIGUES - Oficial do Registro Civil de Faria Lemos - 1985. IBGE
Fazendo um apanhado de várias de nossas publicações sobre Faria Lemos. Vamos navegar, sonhar e viajar nessas riquezas e potencialidades desse belíssimo e aconchegante lugar.
Lembrando que minha relação e paixão por Faria Lemos é de outrora e mais forte e solidificada agora. Pois guardo comigo que foi aqui (na porta da Loja do Turco. Onde hoje é a casa e antigo açougue do Zeca) que dei o primeiro beijo só pra se ter noção da importância desse lugar(rsrsrsrs). Assim como o nosso trabalho contínuo de luta pelo crescimento e desenvolvimento de toda a região é sólido de décadas e para aqueles que acreditam, apoiam, incentivam e participam seguiremos juntos nessa construção.
O FARIA LEMOS que aqui postamos é o que existe dentro de mim e com certeza dentro de todos nós: Uma cidade linda e hospitaleira.
E é esse Faria Lemos que sonhamos em ajudar a crescer, desenvolver e a construir se necessário for. Não é fácil, mas assim acreditamos e assim fazemos e realizamos. A semente plantada dará frutos e convoco e invoco a todos os Farialemenses a sonharem juntos comigo o sonho real, o amor e a paixão por essa querida cidade e nossa região que contempla outros projetos nossos de crescimento e desenvolvimento.
Pois Faria Lemos tem preciosidades e valores imensuráveis em sua gente, sua gastronomia e culinária, suas relíquias históricas urbanas e rurais e suas belezas naturais diversas. Potencialidades essas incomuns e um grande legado que podem ajudar a promover e a desenvolver Faria Lemos. Pois somente na Sede do Município são mais de 150 casas e imóveis que ainda guardam em suas fachadas o registro histórico dessa sua arquitetura histórica histórica. Passando do estilo colonial ao moderno. Sempre com a graça e o estilo das casas do interior e na zona rural as centenárias fazendas.
A Sede do Poder Executivo no Município, o Paço Municipal, também faz parte dessas preciosidades arquitetônicas modernas e guarda em sua fachada o rico granito que aqui é explorado. Extraído das Terras Farialemenses e exportado para o mundo todo.
Faria Lemos é sim um lugar muito especial. A Terra do Queijo, do Torresmo e da Cachaça com sua gastronomia, belezas naturais e arquitetônicas históricas tem essa potencialidade incomum e única para o incremento do desenvolvimento do turismo.
O colorido que desenhamos da pequena e graciosa cidade de Faria Lemos tem as tintas que sua história, suas belezas e sua gente nos concedem naturalmente e graciosamente com seus trabalhos desenvolvidos.
Faria Lemos também se destaca por sua gastronomia onde Bares e Restaurantes, com um toque especial de mineiridade, agradam com sua tradição mineira de raiz e a TERRA do QUEIJO, TORRESMO e da CACHAÇA, na Rota dos Alambiques do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira, tem atraído visitantes apaixonados pela sua gastronomia com esse toque de mineiridade.
Destacamos a DESTOM DESTILARIA, na Fazenda Cristal que é produtora das premiadas Cachaças de Alambique: 1000 Montes, Spiral Drinkmaker, Primeira de Minas, BanaBee, Honey Huntr, Amarogutta e outras novidades. Tendo a Cachaça 1000 Montes 3 AOB sido premiada entre as 13 melhores do País no Ranking da Cúpula da Cachaça. Sendo a DESTOM o mais moderno complexo de produção de cachaça artesanal de alambique do País. Um Point de conhecimento da Produção do mais genuíno produto brasileiro. A cachaça artesanal de alambique. Onde o proprietário, empresário e Cachacie Sandro Moraes nos apresenta as maravilhas ali produzidas e premiadas em todo o País. Mais um Point da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.
Vamos mostrar novamente esse resumo de nossas publicações em etapas. É muita coisa bonita e coisa gostosa por aqui
Quer conhecer esses detalhes, belezas, sabores e riquezas pessoalmente em nossas expedições?
Para mais detalhes, expedições, aventuras e informações aos interessados (32)9-9923-9337
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira e Faria Lemos: Terra do Queijo, do Torresmo e da Cachaça são trabalhos de criação e realização da Éocombatente Adventure. Empresa de criação de roteiros turísticos e promoção de eventos, influenciadora digital e Agência de Turismo Receptivo, Expedições e Aventuras na Região das 3 Divisas Vértice Sudeste MG/RJ/ES no entorno, contorno do Parque Nacional do Caparaó. Onde se situa o Pico da Bandeira - O 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível.
Éocombatente Adventure
Agência de Turismo Receptivo, Eventos,
Divulgação, Expedições e Aventuras;
Registro no CADASTUR 12908375000133
Francisco Cabral/Xyko Éocombatente - Agente de Turismo Rural Matas de Minas
eocombatente@hotmail.com (32)999239337
@eocombatenteadventure; @eocombatente; @caminhosdopicodabandeira; @turismoruraldasmatasdeminas
Nenhum comentário:
Postar um comentário