Mais um episódio lamentável em que Danilo Gentili agride a Enfermagem. O dito humorista fez em 02/12 uma postagem no Twitter pedindo dicas de casas de repouso, onde enfermeiras fazem favores sexuais aos idosos internos. Conseguiu injuriar a dignidade das mulheres que compõem a maioria da maior categoria da saúde do Brasil, tratou asilos como bordéis e idosos vulneráveis como depravados.
Não é de hoje que ele vem depreciando a Enfermagem. Em 2015, no Dia do Enfermeiro, postou uma foto de touca e cruz vermelha, com a infame legenda: “Parabéns pra vocês que não tiveram dinheiro pra cursar medicina, mas chegaram perto”. Deixou patente a total ignorância sobre as atribuições das classes. Antes, em 2013, em seu programa de tevê na Band, fez piada com a maior doadora individual de leite materno, uma enfermeira de Pernambuco, chamando-a de “vaca”. Ela o processou em 2016 e a Justiça lhe deu ganho de causa, condenando Danilo Gentili e a emissora a indenizá-la em R$ 200 mil. Posteriormente, o valor foi reduzido a R$ 80 mil.
A erotização da Enfermagem é algo sério que combatemos diuturnamente e que a sociedade deveria tratar como inaceitável. É da natureza do cuidado de Enfermagem tocar o corpo humano para proporcionar bem-estar e cura, através da assistência prestada. Sim, lavamos corpos humanos, tocamos suas partes íntimas na higiene, cuidamos de suas feridas, administramos medicamentos e estamos sempre atentas à evolução e regressão das doenças. É o nosso trabalho! É cruel sensualizar a imagem de uma profissional da Enfermagem, expondo ao assédio sexual e moral àquelas que deixam de cuidar de seus filhos, maridos, pais e parentes para tratar de qualquer um, sempre de forma ética e equânime, sem fazer diferenças a idades, classes sociais, raças ou gêneros.
Nesses tempos de pandemia, onde o trabalho importantíssimo desempenhado pelos profissionais da Enfermagem, mais do que nunca, salva vidas e sacrifica as suas próprias, não li nem ouvi nenhuma frase tão infeliz e tola. Um tiro no seu próprio pé, ou o Sr. acredita que jamais irá precisar do trabalho técnico-científico, capacitado e sempre atualizado da Enfermagem?
E vamos à Justiça, mais uma vez. Que o prejuízo seja grande e que sirva de exemplo para outros que tentarem nos achincalhar. E que, enfim, o humorista se torne responsável e maduro, pois já passou da idade de fazer piadas próprias de crianças da quinta série escolar.
Ana Lúcia Telles Fonseca
Presidente do Coren-RJ
Leia a íntegra - https://bit.ly/3mHKA2I
Nenhum comentário:
Postar um comentário