segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Rota dos Alambiques das Cachaças e dos Cafés das Montanhas - Caminhos do Pico da Bandeira. A 4ª Expedição OFF ROAD vejam todos os registros.





A 4ª Expedição OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira, a maior Aventura em OFF ROAD de toda a Região das 3 Fronteiras MG/RJ/ES, recebeu cerca de 200 jeepeiros de vários Estados do Brasil que foram "Surfando nessas belíssimas Montanhas e se deliciando com as mais tradicionais Cachaças Artesanais de Alambique e os Premiados Cafés Especiais dessas Montanhas". Aconteceu de 1 a 4 de novembro. Uma realização, criação e promoção Éocombatente. Ajudando a promover toda essa rica e belíssima região.
Os participantes, cerca de 200 jeepeiros, se encantaram com as belezas e as delícias culinárias, gastronômicas, os premiados cafés das montanhas e as premiadas cachaças artesanais de alambique. 
Na noite da quarta feira(31), no Restaurante do Sesc em Muriaé, aconteceu uma NOITE DE PETISCOS com a distribuição dos kits aos participantes, uma deliciosa confraternização e união entre os mesmos. Também aconteceu uma apresentação musical, uma feira de produtos da agricultura familiar e oficina de degustação e comercialização de produtos de projetos sociais de desenvolvimento e renda de associados da COOPAF - Cooperativa de Agricultura Familiar de Muriaé e UNICAFE - União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária. Aliando esse evento como Fomento ao desenvolvimento em toda nossa região.  Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira ao Parceiro Trem Mineiro Festival de Culinária que recebe o apoio de importante instituição de fomento ao desenvolvimento em Minas Gerais. + Gastronomia, Mineira, CODEMG e Governo de Minas.
A largada aconteceu na quinta feira(01/11) no Sesc de Muriaé e de lá partiram por estradas vicinais em busca de aventura e conhecimento. 
O 1º point foi na Fazenda Águas da Mata, onde Dr José Sigiliano, parceiros e família nos receberam calorosamente. Tendo o mesmo o carinho e atenção de realizar uma aula e oficina de produção e armazenamento de cachaça. A cachaça Águas da Mata ali produzida. 
No local também aconteceu uma Oficina de Degustação dos produtos lácteos da GODAM.
Assim como foi preparado um delicioso almoço pela Chef de Culinária Cláudia. Prato principal: Feijoada à Brasileira. 
Em seguida os participantes seguiram até Catuné na GRUTA SANTA. Onde a  comunidade nos recepcionou calorosamente. Com um delicioso café, sucos naturais, bolos e quitutes da roça. 
Saindo do Catuné, passando pela Comunidade e fomos seguindo  para a Serra do Batatal. De lá sentido Água Santa e após via Sertão e Fazenda Pedra Bonita seguimos até o Alambique das Cachaças TOMBOS de MINAS, CARAMELADO e Cachaça CANA DOURADA. O 2º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça Artesanal de Alambique”. No local também uma saborosa linguiça mineira e defumada foi servida para apreciação por produtores artesanais de Tombos. Horácio e Horaciano.
Seguimos até Faria Lemos para visitar a Destom. Produtora das premiadas Cachaças de Alambique:  1000 Montes, Spiral Drinkmaker, Primeira de Minas, BanaBee, Honey Huntr e Amarogutta.  Sendo o mais moderno complexo de produção de cachaça artesanal do País. O 3º Point do conhecimento da Produção do mais genuíno produto brasileiro. A cachaça artesanal de alambique. Onde o proprietário, empresário e Cachacie Sandro Moraes, nos apresentou as maravilhas ali produzidas e premiadas em todo o País. Nesse ponto uns seguiram por uma trilha e outros seguiram pela estrada vicinal de terra. Já ao anoitecer o pernoite em Caiana e Espera Feliz. Mas teve gente que continuou a festa no Rancho do Hotel Pico da Bandeira e nos restaurantes pela cidade. 
Na manhã do dia 02(sexta feira). O reinício da aventura logo cedo seguimos para Caiana em estrada de terra por 7kms. De lá via antigo leito da estrada de ferro Leopoldina até a Parada General em Carangola. Local belíssimo com obras seculares esculpidas à mão na pedra na construção da ferrovia e diversos resquícios dessa imponente ferrovia que movimentou toda a região - Estrada de Ferro Leopoldina. Passaram a manhã no Hotel Fazendo Búfalos. Onde foi servido um delicioso almoço á Mineira pela equipe de gastronomia do Hotel Fazenda Búfalos. Também foi realizada uma mostra e Oficina de Degustação de Cafés Especiais da Agricultura Familiar: Café Serra do Furriel e a Torrefadora e Cafeteria Barba Café.
Logo em seguida seguimos, novamente pelo leito da Ferrovia antiga, até o Alambique da CACHAÇA CHARMOSA DE MINAS. A mais antiga de toda a região no Sítio do Zé Toledo. Onde há quase 60 anos se iniciou a produção de derivados de cana. Inicialmente produção de rapadura que depois foi transformada em cachaça e desde então toda a família e reconhecida e respeitada pelo seu pioneiro trabalho. Nosso 4º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique”. Fomos recebidos pelo mestre Daniel Toledo.
O retorno a Espera Feliz via Serra da Arataca. Uma estrada antiga de terra. Um pouco abandonada. Com pequeno grau de dificuldade. Mas muita emoção em uma belíssima paisagem.
Nessa noite uma Programação noturna especial. Confraternização no Rancho do HOTEL PICO da BANDEIRA. Show sertanejo. Pula pula e piscina aquecida livres para as crianças. Servido um delicioso churrasco pelo Chef Churrasqueiro Tião Churrasqueiro e os acompanhamentos preparados pela Chef de Gastronomia Cida e equipe. 
No local um stand de bebidas e drinques pelo mestre Valcir. Conhecido e tradicional na comunidade. Também o serviço de Massoterapia para relaxamento dos participantes. Com várias técnicas de relaxamento pela OFICINA DO CORPO de Benjamin Távora.
Na manhã de sábado(03/11) o 3º dia. Saída logo cedo. Seguimos  via  trecho de terra mais abandonado e transitável e depois pelo leito da antiga Estrada de Ferro para Caparaó e  depois seguimos para Alto Caparaó. Onde fomos conhecer ao Alambique da Cachaça ALTO CAPARAÓ nosso 5º POINT para “abastecimento do conhecimento da produção do mais genuíno produto Brasileiro: A cachaça de Alambique” e de lá(10h) seguimos para o Café do Príncipe. Premiado Café já em Terras Capixabas. Recepcionados pelo mestre Emílio e família. De lá seguimos para o belíssimo e aconchegante Restaurante Zoios Dágua”. Onde foi servido um delicioso almoço preparado pelo Chef de Gastronomia Renato: Cabrito á Napolitana, quitutes mineiros e capixabas das montanhas. O retorno via Alto Caparaó/Caparaó. Onde pudemos apreciar o belíssimo point de Caparaó para o voo livre e de lá seguimos para a Granja Turmalina. Produtora da Cachaças Turmalina e DU CARLITO. Nosso 6º Point do conhecimento da Produção da Cachaça de Alambique(25kms). Onde a acolhida, como sempre calorosa, fechou a noite. Também uma degustação de cafés especiais  KAFF Café e degustação das Cachaças TURMALINA. 
No domingo(04/11), já em horário de verão, saída às 8h do Pátio do Estacionamento do Hotel Pico da Bandeira. Seguimos via Caiana para Santa Clara. Passando pelo local até Jacutinga e de lá a visitação ao Morro da Contemplação. Ficando todos encantados com a beleza e a vista do local a mais de 1000m de altitude. De lá seguimos para Varre Sai, Terra de Baden Powell e do Vinho de Jabuticaba. Visitando o Sítio dos herdeiros e Adega de Alexandre Bendia e a Comunidade local com a feira popular e outro ramo da família Bendia em sua Adega e de lá seguimos  para o Sítio Velho Moinho. Onde almoçamos com um delicioso cardápio variado em mais de 40 itens. Preparado pela Equipe do Sítio Velho Moinho. Enfim o final dessa emocionante aventura que uniu e reuniu apaixonados por off road, café e cachaça. Todos prometendo voltarem nas próximas expedições para reviverem essas grandes emoções e conhecerem outros inúmeros atrativos dessa rica e belíssima região que não deu tempo de serem visitados. 
Éocombatente agradece a cada parceiro pela calorosa recepção. A cada participante pela emoção, colaboração e contribuição. Vocês todos são os grandes responsáveis por esse grande sucesso. Muito, muito, mas muito obrigado mesmo. Em 2019 tem mais. Esperamos todos vocês aqui novamente. 
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. 
"Surfando nas belíssimas Montanhas da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira e se deliciando com as mais tradicionais Cachaças Artesanais de Alambique e os Premiados Cafés Especiais dessas Montanhas"
A Rota do Café & Cachaça - Caminhos  do Pico da Bandeira é um percurso variado em OFF ROAD sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó. Local onde se situa o Pico da Bandeira - o 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível. 
O percurso em  estradas de terra em belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. A produção do mais genuíno produto brasileiro, a cachaça artesanal de alambique, é um dos destaques. Assim como também é destaque a produção do premiado café das montanhas. A produção de outros derivados de cana de açúcar(açúcar mascavo, rapadura e melado). A produção de derivados de leite e os queijos. A produção de derivados de suínos com força total e tradição na região. Dentre tantas outras atrações visitadas e importantes projetos turísticos gastronômicos e de desenvolvimento fomentados. 
Em 2019 e, à partir de então, outros percursos pela Região das 3 Fronteiras MG/RJ/ES e caminhos traçados, que nos levam à Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira, serão realizados. Totalizando cerca de 2.00kms de percursos e de aventuras em busca de emoção, conhecimento e ajudando a promover o crescimento e desenvolvimento de toda essa encantadora, rica e belíssima região. 
Toda a região é belíssima e é cercada de grandes monumentos rochosos. São nossas STONES.  São nossas Pedras, nossas Montanhas e Monumentos Naturais que são nossas riquezas. Trabalhamos para que de pedras brutas sejam vistas, sejam exaltadas, sejam conhecidas e reconhecidas pelas suas importâncias para o desenvolvimento e o crescimento sustentável  de toda a região. Nossas pedras, nossas STONES: Seja ela Elefantina. Seja ela Pangarito. Seja ela Dourada. Seja ela Menina e sejam as maiores delas: Cristal e Pico da Bandeira. Tem até a Pedra que Balança. Balança, balança. Mas não cai. 
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é onde os participantes vão "Surfando nas belíssimas Montanhas da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira e se deliciando com as mais tradicionais Cachaças Artesanais de Alambique e os Premiados Cafés Especiais dessas Montanhas" e é um percurso variado em OFF ROAD sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó. Local onde se situa o Pico da Bandeira - o 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível.
Não tem sido fácil esse trabalho, quase de lapidador, em busca de promover toda nossa região. Mas tem sido prazeroso a certeza de que esse é o caminho. Uma semente plantada há 22 anos hoje floresce e dá frutos. Sonho de fazer por toda a região e hoje a realização desse sonho. Aliado ao importante trabalho de produtores cachaça, doce, café e queijo. Empreendedores e agricultores de toda essa encantadora, rica e belíssima região. Destaca o criador, organizador, promotor e divulgador, da Rota do Café & Cachaça – Caminhos do Pico da Bandeira, Francisco Cabral(Xyko Éocombatente):

A 5ª Expedição OFF ROAD da  OFF ROAD da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira, já tem data marcada, será de 11 a 18 de novembro de 2019. Aos interessados em conhecerem   e participar das expedições Off Road e outras aventuras, agendadas e a serem agendadas, entrem em contato: (32) 9-8407-7764(zap). Data em estudo pela logística complexa desse grande evento. Pois serão 2 Rotas percorridas. De Ouro Preto a Muriaé e de Muriaé ao Contorno e Entorno do Pico da Bandeira em mais de 1000kms de aventuras. Larga em Ouro Preto no dia 11/11 e largada em Muriaé no dia 14/11. Em breve a abertura das inscrições. Informações (32) 9 -8407-7764



Vejam aqui os cliques do 1º e 2º dias.


Agora confiram, clicando em mais informações a seguir, os cliques do 3º e 4º dias.



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário