sábado, 30 de dezembro de 2023

Especialista em vacinas orienta sobre a nova vacina Pneumocócica 15 para se proteger contra a pneumonia


É preciso estar imunizado o ano inteiro para combater o vírus

 


          A nova vacina Pneumocócica 15 ajuda a proteger de doenças pneumocócicas, provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), que pode causar a pneumonia, otites média e aguda e até meningite. O imunizante é recomendado para crianças entre dois meses de vida e seis anos e idosos a partir de 60 anos.

          “A vacina atualizada consegue proteger e evitar casos graves da doença. É importante que as pessoas acompanhem sobre as vacinas e tomem aquelas indicadas para a sua faixa etária, principalmente, contra infecções, como a pneumonia”, ressalta a Analista de Vacinas do Laboratório São Paulo, Raquel Gomes.

          Para crianças, adolescentes e adultos, que não estejam na faixa etária indicada, mas tenham predisposição a ter doença pneumocócica, a vacina também é recomendada, conforme orientação médica. A vacina Pneumocócica 15 é inativada e não causa nenhuma das doenças indicadas pneumocócicas. Disponível somente nos laboratórios particulares, o imunizante protege contra cinco sorotipos a mais do que a vacina Pneumocócica, disponível no calendário do SUS, que protege contra dez tipos da bactéria Pneumococo, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

          A vacina Pneumocócica 15 pode ser tomada por quem já tomou a vacina Pneumo 13, já que ela amplia a proteção contra outros dois novos sorotipos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário