segunda-feira, 28 de junho de 2021

GOLPISTAS ENVIAM MENSAGEM SE PASSANDO PELO MERCADO LIVRE PARA ROUBAR SEUS DADOS ATRAVÉS DO WHATSAPP.😯



Circula pelas redes sociais que o Mercado Livre estaria distribuindo presentes em comemoração ao 20º aniversário da marca. Para ganhar, o usuário precisaria entrar em um site e responder um questionário. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado.


“Parabéns! Comemoração do 20º aniversário do Mercado Libre! Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um presente do Mercado Libre. Restam 78 presentes”

                      ☝️☝️☝️

Texto de imagem que circula pelo WhatsApp


                              FALSO


A informação analisada pela Lupa é falsa e estimula o usuário a cair em um golpe. A assessoria de imprensa do Mercado Livre informou que o sorteio mencionado na página é uma “publicidade enganosa” e que uma equipe da empresa já está averiguando o caso. A assessoria lembrou ainda ainda que o Mercado Livre usa apenas os canais verificados para entrar em contato com compradores e vendedores.


A página indica que o “presente” seria em comemoração de 20 anos do “Mercado Libre”. Além de errar o nome da empresa no Brasil (em países de língua espanhola, o nome do site é Mercado Libre), o golpe ainda engana ao afirmar que a empresa estaria fazendo 20 anos em 2021. Na verdade, a companhia foi fundada em setembro de 1999, na Argentina, e, portanto, completou 20 anos em 2019. 


Ao acessar o site, o usuário é induzido a fornecer informações aos golpistas, o que pode resultar no roubo de dados para uso indevido. Esse modelo de golpe é comum, e o nome de diversas outras empresas foram indevidamente usadas como isca, como as Lojas Americanas, a Coca-Cola e a Petrobras.


                            O QUE FAZER


Ao receber ofertas de marcas conhecidas no WhatsApp, evite clicar ou compartilhar o link. Antes disso, verifique se a oferta aparece nos canais oficiais de comunicação das marcas, como o site oficial ou seus perfis verificados em redes sociais.


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.  


Fonte: Agência Lupa Fotos Ilustrativas/Reprodução/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário