sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Família, superando a dor da perda do Patriarca, se une para continuar o trabalho familiar na produção de derivados de cana. Uma história que resgata e mantem acesa a chama de uma tradição em Carangola de décadas.

O delicado toque feminino de Josiane e Tatiane
na produção da Cachaça. 
A Fazenda Santa Bárbara em Carangola é rica de histórias e tradições. Alio Sr Joaquim Toledo(pai) e os irmãos José Toledo e Joaquim Toledo Filho iniciaram há quase 7 décadas a produção de rapadura, melado, açúcar mascavo e a tradicional cachaça de alambique.

Dona Sirley e Tatiane à frente da produção.
Repassando o conhecimento à nota e cunhada Josiane. 
Sr José Toledo e seus filhos, com a 3ª  geração da família, continuam em sua parte que lhe coube produzindo uma das mais tradicionais cachaças da região com ampliação dos negócios e seu irmão Joaquim Toledo Filho vendeu sua parte da propriedade que lhe coube e os novos proprietários, Sr Zé Manoel e Dona Sirlei, resgataram essa tradição e ali a mantiveram com muito trabalho e esforços por vários anos. Porém uma doença severa ceifou a vida desse varão dessa família e Sr Manoel deixou muitas saudades. Apesar da dor da perda os filhos se uniram para manter viva e acesa essa chama familiar dessa tradição que eles resgataram. Ali na Fazenda Santa Bárbara produzindo açúcar mascavo, melado, rapadura e a cachaça de alambique. 
O filho Altieres e sua família deixaram seus negócios em Juiz de Fora e voltaram para assumir o empreendimento da família e ajudar sua mãe. Assim como a filha Tatiane está empenhada em transmitir a eles o conhecimento da produção da cachaça e dos demais derivados. Tudo supervisionado pela matriarca: Dona Sirley.  
À essa família que os céus os cubra de bençãos e força para superar essa perda irreparável. Fica o nosso caloroso abraço e a certeza que Sr Zé Manoel vibra, como sempre vibrou, com todo esse empenho familiar e de lá do alto se alegra.
A Fazendo Santa Bárbara é ponto de visitação de nossos roteiros. Conheça:


Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é um roteiro turístico de aventuras fora de estrada e fora de série que conecta importantes pontos de produção e atrações em toda a região das 3 Divisas – Vértice Sudeste MG/RJ/ES no entorno do Pico da Bandeira / Parque Nacional do Caparaó e é uma aventura em off road em 4 dias e 500 km que destaca a produção do mais genuíno produto brasileiro: A Cachaça Artesanal de Alambique e destaca também as histórias e tradições da produção dos premiados Cafés das Montanhas. Público Alvo: Off Road 4x4 e 4x2.
Em todo o seu percurso os participantes vão surfando pelas belíssimas montanhas e se deliciando com essas maravilhas gastronômicas produzidas (Café & Cachaça). Além de promover e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento do turismo rural sustentável, a economia solidária, o turismo de aventura, a agricultura familiar, as belezas, histórias e riquezas naturais. Fazendo que com isso se promova a geração de renda, oportunidades de trabalho advindas do turismo de aventura, gastronômico, turismo de base comunitária e de desenvolvimento sustentável. Valorizando as potencialidades da produção regional, cultura, gastronomia e tradições.
O ouro daqui é o ouro negro do café. O bálsamo especial no sabor do licor da mais doce cana que se transforma artesanalmente no maná dos Deuses: A Cachaça Artesanal de Alambique. Venham com a gente nessa emocionante e saborosa aventura. Escolha o seu roteiro e a melhor data. Junte seu grupo, sua turma e vamos juntos nessa aventura de acordo com sua disponibilidade e a de seu grupo.
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é um trabalho de criação e realização da Éocombatente Adventure. Empresa de criação de roteiros turísticos e promoção de eventos, influenciadora digital e Agência de Turismo Receptivo, Expedições e Aventuras. CADASTUR 12908375000133
Francisco Cabral/Xyko Éocombatente - Agente de Turismo Rural Matas de Minas
eocombatente@hotmail.com   (32)9-9923-9337

Nenhum comentário:

Postar um comentário