quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ATeG Caprinocultura de leite: dia de Campo em São Domingos do Prata



A visita ao Capril Milkabras foi o primeiro dia de campo realizado pelos participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Caprinocultura de Leite promovidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em São Domingos do Prata. A atividade ocorreu em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do município. 

Na oportunidade foram ministradas três palestras. O veterinário dono do empreendimento e técnico do ATeG, Evandro Ferreira falou sobre Manejo e instalações, os veterinários Caroline Saldanha e Luiz Paulo Lacerda palestraram sobre do  Fluxograma do beneficiamento do leite de cabra e Nutrição de ruminantes. 

O evento também contou com aulas práticas de descorna de cabrito, casqueamento de cabras e escoamento correto de dejetos.  Parte do grupo acompanhou um parto feito pela estudante de veterinária Geicyara Silva filha da produtora assistida pelo ATeG, Yara Silva. 

O filhote macho da raça Saanen foi doado à produtora Beatriz de Fátima Silva Gomes iniciante na criação de caprinos que já tem planos para o futuro. “Já tinha vontade de ter um reprodutor e foi uma alegria muito grande receber um. Um incentivo maravilhoso. Só tenho a agradecer ao SENAR pelo apoio e as orientações pra que a gente tenha sucesso. A minha vontade é trabalhar com queijos maturados e estou começando a colocar em prática.”

“Foi um momento de grande importância para os participantes e de satisfação por parte da equipe do Capril Milkabras em poder contribuir com a formação dos produtores. Só temos a agradecer pelo privilegio de receber uma turma tão animada e interessada no assunto”. - Evandro Ferreira, técnico ATeG.

“O dia de campo é a melhor forma de levar conhecimento ao produtor, pois assim ele consegue se enxergar aplicando as técnicas passadas na teoria, aproximando o saber do fazer e facilitando a implantação de boas práticas ao seu cotidiano”.  -Caroline Saldanha, veterinária.

“Tivemos a oportunidade de estar em um capril com mais de 50 cabras e um laticínio. Isso é um reforço e estímulo para o grupo do ATeG” – João Lima mobilizador. 

O grupo foi dividido em turmas de 10 participantes por visita. A próxima turma irá ao capril no dia 27 de setembro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário