quarta-feira, 30 de setembro de 2020

A navegabilidade e as potencialidades do Rio Carangola. Levantamento dessas potencialidades e inclusão do trecho de Carangola/Faria Lemos/ Tombos como um Circuito de Esportes Aquáticos e radicais: Rafting, Boiacross, Canoagem e Caiaque. Mais um projeto e iniciativa do Éocombatente.

 


Dentro de uma Campanha permanente pela preservação e proteção do Rio Carangola. Pela sua importância para toda a região. Estamos realizando também um trabalho de levantamento e estudos de sua navegabilidade e as suas potencialidades que culminarão na inclusão do trecho de Carangola/Faria Lemos/ Tombos como um Circuito de Esportes Aquáticos e radicais: Rafting, Boiacross, Canoagem e  Caiaque. 


O Rio Carangola nasce na Cidade de Orizânia e percorre vários municípios de toda essa região do Vale do Carangola. É um afluente do Rio Muriaé. Está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e sub bacias hidrográficas dos Rio Muriaé e Carangola.
Em toda sua extensão fornece água para dessedentação humana e de importantes programas agropecuários. Produz e fornece energia elétrica produzidas em 4 Usinas Hidroelétricas em toda sua extensão de cerca de pouco mais de 150km atendendo uma população de mais de 300.000 habitantes com essa produção.
Suas corredeiras e cachoeiras são belíssimas e atrativos naturais. Suas características o potencializam para a realização de esportes radicais e a inclusão do trecho de Carangola/Faria Lemos/ Tombos como um Circuito de Esportes Aquáticos e radicais: Rafting, Boiacross, Canoagem e  Caiaque. Além da sua potencialidade de pesca esportiva que atrai inúmeros esportistas é um de nossos trabalhos. 
Por isso tudo, pela sua beleza e importância, assim como as grandes oportunidades que esse pode representar que lançamos a Campanha pela sua proteção e preservação. 
Todos nós temos histórias para contar sobre o Rio Carangola. Com isso também resgatamos e preservamos essas histórias.

VAMOS TODOS AJUDAR A SALVAR E A PRESERVAR O RIO CARANGOLA.
O que podemos fazer??
Não joguem lixo nos rios, córregos e ribeirões. Já é uma grande e importante iniciativa. 
Desenvolver práticas agrícolas conservacionistas e tratamento de efluentes e esgotos. 

O Circuito de Esportes Aquáticos Radicais é mais um Projeto idealizado por Éocombatente e que vem ganhando apoio e parcerias importantes.

Em mais um trabalho rotineiro do Éocombatente de criação de roteiros turísticos e sonho de ajudar a promover toda nossa região. Aproveitando essas oportunidades, potencialidades e belezas naturais  do Rio Carangola, estamos realizando o levantamento do trecho da Cachoeira do Vazito em Carangola, passando por Faria Lemos e até a Cachoeira de Tombos em Tombos. Esse trecho será parte de um Circuito de Esportes Aquáticos: Rafting, Boiacross, Canoagem e  Caiaque. 
Também, fazendo parte desse projeto e ao longo desse trecho, uma parceria com entidades ambientais, empresas e universidades para incentivar a pesca esportiva que é prática comum de muitos esportistas da região com trabalhos de proteção, preservação e repovoamento de espécies nativas para a pesca esportiva. Destacamos. 

Em dezembro de 2019 quando lançamos a iniciativa, um grupo de apaixonados por Boiacross em Faria Lemos se uniram apoiando. Tendo posteriormente essa iniciativa recebido apoio e parcerias de entidades ligadas a esses esportes. Em breve os detalhes dessas parcerias. Confirmando que a partir de 2021 vários eventos deverão acontecer em nossa região. Assim que passar essa tormenta. Enquanto isso vamos trabalhando incansavelmente para ajudar e promover.


Mais uma iniciativa do Éocombatente de promover e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento do turismo rural sustentável, a economia solidária, o turismo de aventura, a agricultura familiar, as belezas, histórias e riquezas naturais.
Fazendo que com isso se promova a geração de renda, oportunidades de trabalho advindas do turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo de base comunitária e as novas perspectivas de desenvolvimento sustentável. Valorizando as potencialidades da produção regional, cultura, gastronomia e tradições. Sendo todos inseridos em uma perspectiva de valorização e crescimento econômico.
Quer saber mais desse projeto e de outros projetos desenvolvidos por Éocombatente para o incremento do turismo e o desenvolvimento em toda nossa região?
Entrem em contato (32)9-9923-9337(zap)

Nenhum comentário:

Postar um comentário