segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Entusiasta do turismo rural em Antônio Prado de Minas desenvolve roteiros após curso do SENAR
“Turismo Rural é uma atividade economicamente importante em Minas Gerais, e as cidades pequenas estão se encontrando muito nisso. Acredito que Antônio Prado também pode ganhar dinheiro com a atividade”, avalia Robson Pinto de Almeida que se mudou para o interior de Minas depois da aposentadoria.
Em 2019, fez o curso de Agente do Turismo Rural promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES com o objetivo de desenvolver as ações que ele já fazia na cidade.
Os roteiros criados por Robson são feitos em caminhadas e também de bike. Na cidade de pouco mais de 1600 habitantes, ele convida pessoalmente os participantes e cria os grupos para os passeios.
“Em 2019 organizei um pedal na cidade com o nome de Bike Natureza. O percurso, pela zona rural, passa pelos pontos principais: Pedra do Pangarito, Pedra da Elefantina e Cachoeira do Abelarzinho. As caminhadas vieram depois e a primeira que nós fizemos foi de Antônio Prado à Gruta Santa do Capiné, foram sete horas e meia de caminhada. A princípio era um grupo bem pequeno e aminado, mas cada vez mais pessoas tem se interessado”.
Robson acredita que o curso oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES “abre um caminho novo para quem está interessado nesse tipo de negócio”.Usando o Facebook para registar as belezas naturais e paisagens de Antônio Prado de Minas, o aposentado incentiva a população local e os amigos a conhecerem a cidade, e assim, mobiliza toda a cadeia que envolve o turismo rural especialmente as relacionadas à alimentação e hospedagem.
Estimulada pelos roteiros criados por Robson, uma empresária abriu a primeira pousada da cidade, Pousada e Espaço Assunção o que para ele “foi um passo importante porque sem isso, não tem turismo”.
Atualmente o aposentado e outros entusiastas estão se mobilizando para construir um cruzeiro iluminado. “Estamos fazendo rifas para arrecadar dinheiro e criar mais um espaço de visitação em um dos nossos pontos turísticos para valoriza-los ainda mais. Sempre com o cuidado de não desmatar e cuidar da natureza”.
Fonte SENAR. Assessoria de Comunicação.
Nota do Éocombatente
Nós do Éocombatente e do Grupo de Agentes de Turismo Rural das Matas de Minas e da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira, parabenizamos o Agente de Turismo Robson e comemoramos essa nota. Um reconhecimento a esse valoroso e destacado trabalho que, mesmo sem apoio local das instituições, vem se destacando.
Robson tem feito mais que as próprias instituições locais de lá e lembrando a esses que quando forem divulgar qualquer assunto relacionado a turismo e projetos. Em primeiro lugar saibam reconhecer e valorizar o trabalho desse competente e dedicado cidadão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário