terça-feira, 25 de agosto de 2020

Ernestina. Uma ruína dessa estação ferroviária que chama a atenção e hão fica em Carangola como muitos pensam, Fica em Faria Lemos você sabia???

Ernestina.
As ruínas da antiga estrada de Ferro da Leopoldina chamam a atenção e cada vez mais é pano de fundo de registros de aventureiros, turistas e esportivas em toda a nossa região. O trecho que liga Carangola a Caiana é um dos mais visitados e nele resquícios e ruínas de obras que chamam a atenção:


Parada General
Um desses pontos é a Ernestina. Uma ruína dessa estação ferroviária e que não fica em Carangola como muitos pensam. Pois fica em Faria Lemos você sabia??? Fica próximo ao ponto da conexão das 3 Divisas entre os municípios de Faria Lemos, Carangola e Espera Feliz.
CASA DE ABRIGO da Parada General. Essa casa ruiu. 
Esse trecho também faz parte da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. 

SOS ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA ERNESTINA. Pela sua preservação. Vamos todos ajudar. Antes que sucumba como o que aconteceu com a Casa de Abrigo da Parada General.

Conheça um pouco da história desse trecho.




E. F. Leopoldina (1917-1975)
RFFSA (1975-1977)
ERNESTINA
Município de Faria Lemos, MG
Linha de Manhuaçu - km 479,743 (1960) MG-1776
Altitude: 689 m Inauguração: 10.10.1917
Uso atual: em ruínas (2019) sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917


HISTÓRICO DA LINHA: A linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense, onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977, e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido.

A ESTAÇÃO: A estação de Ernestina foi inaugurada em 1917.

O prédio da estação estava totalmente abandonada em 2019, restando apenas as paredes. Numa destas paredes estava inscrito em relevo o ano de 1917, da inauguração.

A ESTAÇÃO: A estação de Ernestina foi inaugurada em 1917.

O prédio da estação estava totalmente abandonada em 2019, restando apenas as paredes. Numa destas paredes estava inscrito em relevo o ano de 1917, da inauguração.

A estação de Ernestina fica muito próxima à divisa tripla dos municípios de Carangola, Faria Lemos e Espera Feliz, onde a linha da Leopoldina cruza o topo da serra do Cágado de Cima, entre General e Caiana (mapa parcial) Notar que a linha passa por Ernestina em 1950, mas o mapa falha e não a mostra (ver mapas de Carangola , Faria Lemos, Caparaó e Espera Feliz) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

(Fontes: Sargento Rangel; Ronald Colombini; Alex Amaral Lobato; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Revista Ferroviária, 2000; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)

Fonte

http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_manhuacu/ernestina.htm

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