O Curso de Análise Sensorial e Classificação de Cachaça, uma realização do Senar e parceria Sindicato dos Produtores Rurais de Divino foi realizado em Divino no Restaurante KAFOFO. O instrutor do Senar que ministrou esse curso é o Engenheiro Agrônomo Estevão Castro. Que também é Consultor nessa área.
O curso tem carga horária de 32 horas e turmas de no máximo 13 alunos(nesse momento, para atender as normas, foi realizado com 8 participantes) – o que dá aos participantes uma oportunidade ainda maior de aprendizado, troca de experiências e percepções.
Também foram realizados outros trabalhos e cursos pelo SENAR que, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, através do trabalho incansável da mobilizadora Viviane, tem levado ao produtor rural informação, tecnologia, capacitação e conhecimento que tem contribuído com o desenvolvimento e o fortalecimento da economia rural.
Esse curso foi de extrema importância para qualificar provadores e produtores de cachaça. Destaca Patrick Portes que está desenvolvimento um projeto para implantação de um Alambique em sua propriedade rural.
SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO CURSO
– Analisar os aspectos econômicos da produção e comercialização da cachaça, no Brasil e no mundo, entendendo o fator qualidade como sendo um diferencial;
– Identificar atribuições para classificadores/degustadores de cachaça, por meio de relatos e imagens, citando as características fundamentais que atendam às exigências do mercado de trabalho;
– Realizar testes sensoriais por meio de amostras de cachaças fornecidas, identificando métodos de classificação, preenchendo formulários de avaliação;
– Classificar cachaças por meio de imagens e amostras, segundo a legislação do M.A.P.A;
– Degustar cachaças por meio de amostras, distinguindo cachaças de coluna de cachaças de alambique;
– Degustar amostras de gostos básicos da cachaça aprendendo a diferenciá-los;
– Avaliar madeiras utilizadas no processo da cachaça, de acordo com suas características sensoriais;
– Enumerar defeitos sensoriais que podem aparecer em uma cachaça, de acordo com falhas no processo produtivo;
– Avaliar cachaças utilizando a ficha n°1 da ANPAQ conforme critérios sensoriais exigidos;
– Analisar rótulos de cachaças, verificando conformidade com as exigências legais;
– Avaliar o grau de aroma das cachaças, utilizando a Roda de Aromas e o Kit de Aromas, mapeando a cachaça no gráfico “tipo radar;
– Analisar modelos de parecer sensoriais de cachaça, formatando e redigindo outros pareceres;
– Avaliar sensorialmente conforme formulários da ANPAQ amostras já aprovadas ou não.
No Encerramento mais um brinde especial com produtos da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira que esteve presente participando e colaborando com as preciosas cachaças artesanais de alambique nas provas de degustação.
Confiram clicando a seguir sobre a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Quer conhecer? Entrem em contato.
Excelente matéria! O curso foi excepcional, assim como todos os participantes! Obrigado a Rota do Café e da Cachaça pela parceria neste evento!
ResponderExcluir