Dezoito cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes não têm Plano Municipal de Saneamento Básico (PSMB). Veja a lista abaixo.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) após pedido do G1.
Em janeiro deste ano, o Decreto Federal 10.203 foi publicado determinando que a partir de dezembro de 2022, somente os municípios que tiverem planos aprovados poderão receber verbas federais para obras, projetos ou convênios para a promoção de melhorias no saneamento básico.
Segundo a Lei n 11.445/2007, toda prefeitura deve elaborar o documento contendo em sua estrutura quatro serviços básicos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Conforme a Semad, 18 cidades ainda não entregaram ou apresentaram o Plano Municipal de Saneamento Básico.
São elas:
- Andrelândia
- Bias Fortes
- Cataguases
- Chiador
- Dona Eusébia
- Eugenópolis
- Miraí
- Pedra Dourada
- Pedro Teixeira
- Piraúba
- Santana do Deserto
- Santana do Garambéu
- Santa Rita de Jacutinga
- São Geraldo
- Senador Firmino
- Visconde do Rio Branco
A reportagem entrou em contato com os municípios para saber mais informações sobre o andamento do documento e se eles serão entregues ao Governo de Minas.
Até a última atualização desta matéria, as prefeituras de Andrelândia, Cataguases, Miraí, Pedro Teixeira e Visconde do Rio Branco responderam aos questionamentos do G1.
O que dizem os envolvidos
Andrelândia
Em nota, a Prefeitura de Andrelândia informou que o Plano Municipal de Saneamento Básico está em processo de elaboração. Entretanto, não há previsão de quando o documento será finalizado.
O Executivo também ressaltou que o município já cadastrou em um projeto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o objetivo de conseguir recursos para obras de saneamento básico na cidade.
Cataguases
Conforme a Prefeitura de Cataguases, o Plano Municipal foi aprovado no último ano pela Câmara Municipal, através da Lei 4.623/2019.
O Executivo também anunciou que as obras já estão em execução e englobam o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Miraí
De acordo com a administração municipal, "a gestão atual sabe da necessidade de implantação de um plano. No entanto, um PMSB para uma cidade de 15 mil habitantes fica em torno de R$ 300 mil, uma quantia excessivamente alta para um município".
Em nota, a Prefeitura de Miraí informou que desde fevereiro de 2017, o município procurou a Funasa e solicitou a inclusão da cidade para a realização do documento.
A Prefeitura comunicou que ainda está pleiteando recursos junto ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap).
"Se durante este ano nenhuma das duas fontes conseguir o repasse do montante necessário, a Prefeitura de Miraí vai disponibilizar recursos próprios para a implantação do Plano Municipal", explicou a nota.
Visconde do Rio Branco
Apesar de Visconde do Rio Branco aparecer na lista, o Executivo comunicou que possui o documento, que foi aprovado através da Lei Complementar 059/2016.
Pedro Teixeira
Em entrevista ao G1, o Prefeito Idílio Neves Moreira (PTB) informou que o documento está em construção.
Dados em Minas Gerais
De acordo com o Governo de Minas, dos 572 municípios que forneceram informações ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis), mas somente 355 declararam ter um plano aprovado.
Conforme o Estado, para melhorar esse indicador, a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) tem desenvolvido um trabalho de apoio técnico aos municípios.
Apoio
As cidades que precisarem de ajuda podem fazer contato pelo e-mail gabinete.suges@meioambiente.mg.gov.br.
Além de fornecer apoio técnico, os técnicos da Suges também orientam os gestores sobre como pleitear a liberação de recursos para obras e projetos na área de saneamento.
Fonte
G1
Transcrito Portal Eugenópolis.
Titulo nosso
Titulo nosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário