sábado, 25 de dezembro de 2021

Tradições das Ceias de Natal e Ano Novo. Aves no Natal e no Reveillon é a vez do leitão.

Crenças como comer lentilha e pernil na passagem do ano têm origem européia, assim como o costume de realizar uma ceia natalina

Com a chegada do mês de dezembro, a proximidade do Natal e do novo ano nos remete às tradicionais ceias, sinônimo de fartura e momento de descontração com a família. Pouco se comenta, porém, sobre as origens dessas comemorações.

A ceia natalina é um costume que teve início na Europa, quando os cidadãos deixavam suas casas abertas durante o Natal para receber viajantes e peregrinos que, junto das famílias, confraternizavam e celebravam a data com uma grande quantidade de pratos. Com o tempo tal costume se espalhou pelo mundo acrescido de particularidade de determinadas regiões.


Pratos típicos

No Brasil, o peru é o principal prato da ceia. O hábito é uma herança americana, local onde a comida é escolhida para comemorar a primeira grande colheita do ano. A partir daí surge o hábito de consumi-lo em datas importantes – como o Dia de Ação de Graças, especialmente nos Estados Unidos e no Natal.

Outro importante elemento da ceia, o panetone, tem um passado curioso. Até hoje não se sabe exatamente quem o criou. Umas das versões diz que no ano 900 d.C., na cidade de Milão, um padeiro chamado Tone elaborou um pão com frutas secas e nozes que fez grande sucesso. Esse pão ficou conhecido como pane di Tone. Uma versão mais romântica, porém, conta que um italiano apaixonado por uma mulher, empregou-se na padaria de seu pai para ficar junto dela. Para conquistar tanto o pai quanto a filha, ele criou um pão especial. Daí teria surgido o panetone.

O panetone chegou ao Brasil pelas mãos de Carlo Bauducco, que o popularizou no país vendendo sua receita em São Paulo. Hoje o Brasil é o segundo maior produtor do mundo – perdendo somente para a Itália.

Ano novo: tradições à mesa

Nas comemorações de ano novo duas tradições são populares no Brasil: comer lentilha e pernil.

Muitos acreditam que comer lentilha na virada do ano traz sorte. Esse costume chegou ao Brasil com os imigrantes italianos que acreditavam no ditado “lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno“, ou seja, “lentilha no ano novo, dinheiro o ano todo”.

Também de origem européia, diz-se que, como o porco é um bicho que “fuça” a comida, comê-lo na passagem de ano pode fazer a vida ser empurrada para frente, diferentemente das aves, que ciscam para trás, o que poderia significar regressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário