domingo, 28 de setembro de 2025

Lançamento Oficial da Rota da Alegria irá acontecer de 14 a 23 de novembro com Equipe 100 Fronteiras de Curitiba na Conexão Aérea Goianá a Lavras Novas(OURO PRETO). Mais uma criação com a marca Éocombatente, VEM COM A GENTE, Cobras do OFF ROAD - Conexão Brasil e REDE ASAS BRASIL.

Lançamento Oficial da Rota da Alegria irá acontecer de 14 a 23 de novembro com Equipe 100 Fronteiras de Curitiba na Conexão Aérea Goianá a Lavras Novas(OURO PRETO). Mais uma criação com a marca Éocombatente, VEM COM A GENTE, Cobras do OFF ROAD - Conexão Brasil e REDE ASAS BRASIL. Comemoramos imensamente mais a Criação de um Roteiro que irá alavancar o turismo e o desenvolvimento em toda essa região acolhedora e cheia de encantos. 

Conheça a Rota da ALEGRIA

📍 Projeto Rota da Alegria

A Rota da Alegria nasce como um roteiro turístico de aventura, cultura e gastronomia, interligando municípios históricos e comunidades autênticas de Minas Gerais, com eixo principal e inúmeras conexões em seu entorno.

🌄 Municípios e Comunidades no Eixo Principal

Goianá, Rio Novo, Tabuleiro, Mercês, Silverânia, Rio Pomba, Cipotânea, Rio Espera, Abreus( Alto do Rio Doce), Dores do Turvo, Brás Pires, Senhora de Oliveira, Lamim, Piranga, Itaverava, Catas Altas da Noruega, Santa Rita do Ouro Preto, Lavras Novas( Ouro Preto) e Ouro Preto

🔗 Conexões no Entorno

A rota se expande por ramificações que valorizam o turismo regional, conectando comunidades vizinhas e ampliando a rede de experiências para os visitantes.

🎯 Objetivos do Projeto

Fortalecer o turismo de aventura (off road 4x4 e 4x2, bike, pedal, caminhada, trekking, extreme e peregrinação).

Valorizar a gastronomia típica mineira e seus produtos artesanais.

Promover o turismo cultural, de aventura e histórico, evidenciando a riqueza de Minas Gerais.

Criar possibilidades concretas de desenvolvimento econômico e social para os municípios e comunidades envolvidas.

🌟 Inspiração e Conexões

A Rota da Alegria é inspirada em projetos premiados de sucesso, consolidando-se como mais um braço forte da Rota do Café e Cachaça e suas Conexões pelo Brasil, dentro da iniciativa Conexão Brasil – Cobras do Off Road 4x4 e 4x2.

🌟 Inspiração do Nome

O nome Rota da Alegria nasce da alegria de sua gente:

Um povo acolhedor, alegre e feliz, que recebe de braços abertos todos os que chegam.

Representa o espírito mineiro de hospitalidade, amizade e celebração.

Mais do que trilhas, é um caminho de emoções, encontros e felicidade compartilhada.

Lugar bão, de gente boa, pinga boa e muito off road que é ouro.

🚙💨


🚙 Modalidades de Aventura

Off Road 4x4 e 4x2

Ciclismo e pedal

Caminhadas e trekking

Atividades extremas (extreme)

Percursos de peregrinação

✈️ Conexão Aérea – Aeroporto da Zona da Mata

A Rota da Alegria conta com as inúmeras possibilidades e conexões oferecidas pelo Aeroporto da Zona da Mata, em Goianá (MG).

Facilita e agiliza o transporte aéreo de visitantes e aventureiros.

Integra o roteiro às principais capitais do Brasil e ao mundo.

Amplia as potencialidades turísticas e a visibilidade nacional do projeto.

Transforma o roteiro em um destino acessível e conectado, unindo aventura, cultura e hospitalidade mineira.

👤 Idealizador

Mais uma criação e realização do multiempreendedor de turismo e criador de roteiros:
Francisco Cabral (Xyko Éocombatente)– CEO da Rota do Café e Cachaça e suas Conexões pelo Brasil, Vem Com a Gente, Eocombatente, Conexão Brasil - Cobras do OFF ROAD, VEREDAS DA FÉ e Caminho da Luz Divina.

🤝 Construção Coletiva

A Rota da Alegria é fruto de um trabalho coletivo, que une comunidades, municípios e atores locais, em parceria com a Rede Asas Brasil – Associação de Desenvolvimento de Educação, Cultura, Turismo e Eventos.

Essa união fortalece o projeto, ampliando suas possibilidades e garantindo o desenvolvimento sustentável, a valorização cultural e a promoção de experiências únicas em Minas Gerais.

**Contexto e Propósito do Projeto** O projeto foi concebido com o objetivo de interligar importantes regiões produtivas e promover um modelo de **turismo rural sustentável** e **economia solidária**. Ele valoriza as tradições culturais e gastronômicas da região, utilizando a **cachaça artesanal de alambique** como pilar principal de uma experiência turística relevante e envolvente. Ao longo desse percurso, o visitante tem a oportunidade de vivenciar a riqueza cultural e natural da região, explorando os **sabores**, **histórias** e **tradições** que compõem a essência do Brasil rural. O projeto também desempenha um papel importante na preservação ambiental, uma vez que incentiva práticas sustentáveis de turismo e agricultura, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento que beneficia as comunidades locais, preserva o meio ambiente e promove o crescimento econômico de maneira equilibrada. 

A Rota da Alegria promove o desenvolvimento sustentável, gerando renda e oportunidades de trabalho através do turismo de aventura e gastronômico. Por seu valor histórico, cultural e turístico, o evento foi indicado, habilitado, divulgado e premiado nacional e internacionalmente.

A Rota da Alegria não é apenas uma jornada de lazer, mas também uma iniciativa de desenvolvimento econômico, promovendo o turismo rural sustentável, economia criativa e solidária, empreendedorismo e agricultura familiar. 

A "Rota da Alegria" é uma celebração do turismo de experiência, onde cultura, aventura e sabor se encontram para criar uma jornada inesquecível em meio às paisagens mais belas e ricas dessa belíssima região e em suas Conexões as infinitas belezas de todo o Brasil. 

Rota da Alegria é uma viagem e aventura em busca do conhecimento e das histórias e tradições na produção das melhores e saborosas cachaças artesanais de alambique. Onde os participantes vão: Surfando nessas belíssimas montanhas e se deliciando com as mais tradicionais cachaças artesanais de alambique. Além de promover e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento do turismo rural sustentável, a economia solidária, o turismo de aventura, a agricultura familiar, as belezas, histórias e riquezas naturais. Fazendo que com isso se promova a geração de renda, oportunidades de trabalho advindas do turismo de aventura, gastronômico e as novas perspectivas de desenvolvimento sustentável. Valorizando as potencialidades da produção regional, cultura, gastronomia e tradições. Sendo todos inseridos em uma perspectiva de valorização e crescimento econômico 

Fazendo que com isso promova a geração de renda. Oportunidades de trabalho advindas do turismo de aventura, gastronômico e as novas perspectivas de desenvolvimento sustentável. Valorizando as potencialidades da produção regional. Sendo todos inseridos em uma perspectiva de valorização e crescimento econômico para toda região. Transformando a região em um polo turístico com grandes oportunidades no turismo de aventura, gastronômico e cultural. Incrementando toda a rede hoteleira e rede de serviços. Além de incentivar e potencializar a economia criativa e solidária, o turismo de base comunitária e o empreendedorismo rural familiar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário