quarta-feira, 18 de outubro de 2023

TECNOLOGIA PODE REDUZIR 70% DOS CUSTOS NA ÁREA DE LOGÍSTICA

A empresa Patrus Transportes reduziu os seus custos na área de TI e conseguiu investir em tecnologia e modernizar o setor


           A área de tecnologia da informação é hoje um setor extremamente estratégico dentro das organizações, e para o segmento de logística não tem sido diferente. Estamos falando da logística 4.0, que através da transformação digital tem trazido maior eficiência, reduzido custos e aumentado a produtividade para essa cadeia de suprimentos. Os sistemas desenvolvidos para esse setor propõem a automatização e o aprimoramento dos recursos para um fluxo de informações mais eficaz.

          Recentemente, a BHS, especialista em estratégias e serviços de TI, modernizou a área de TI da Patrus Transportes e implantou o  AVD (Azure Virtual Desktop), uma solução inovadora, que além de reduzir os custos da empresa, também aumentou a produtividade dos colaboradores.

          Foi realizado a transferência de dados de mais de 200 mil funcionários para a nuvem do Azure. Essa migração proporcionou que a infraestrutura da empresa se tornasse mais moderna e digital, tornando as operações ágeis, eficientes e seguras contra desafios cibernéticos.

          A Patrus Transportes, que está no mercado há quase 50 anos, é uma transportadora de carga fracionada e estava obtendo altos gastos com tecnologia e recursos ineficientes. As mudanças inovadoras com a tecnologia, resultaram em crescimento para a empresa, tendo em vista que 70% dos custos com hardwares, manutenção de workloads, reservas de instâncias e suporte da equipe de TI com horas extras, puderam ser otimizados.  A área de governança foi outra parte que alcançou a maturidade desejada, tornando os processos mais transparentes e íntegros para a gestão corporativa.

           Isso não apenas atraiu novos negócios para a Patrus, mas também fortaleceu as relações com os clientes existentes, proporcionando um resultado notável para a empresa. A adaptação às mudanças tecnológicas é essencial no cenário competitivo atual, e a Patrus conseguiu capitalizar essas inovações para seu sucesso.

          O gerente da área de infraestrutura, segurança e governança da Patrus Transportes, Leandro Costa, ressalta como as mudanças que foram feitas na área de TI, reduziu os custos. “No primeiro momento, analisamos cada serviço que era ou não utilizado. Foi possível detectar que muitos deles não eram utilizados e não tínhamos o conhecimento de todas as ferramentas. Investimos em novas tecnologias de forma gradativa e reduzimos custos”, destaca ele.

          “Estávamos em busca de transparência e a modernização da área. A BHS conseguiu mostrar que seria possível reduzir os custos e também investir em tecnologia. A Patrus passou a cuidar da parte estratégica e operacional, e a gestão da infraestrutura ficou por conta da equipe da BHS. Temos o projeto de melhorar a área de governança da empresa e para isso reforçamos o time e já estamos tendo resultados satisfatórios”, explica Leandro Costa.

          Existem diversas possibilidades de introduzir a tecnologia no setor logístico. Ela é fundamental para otimizar operações, melhorar a eficiência e atender às demandas crescentes dos clientes. Sistemas de rastreamento em tempo real, automação de armazéns, algoritmos de roteirização e análise de dados permitem uma gestão mais precisa de estoques, redução de custos operacionais, planejamento de rotas mais eficazes e maior visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos.

          Uma pesquisa feita pelo IDC Brasil, aponta que 59% das empresas desaprovam as instalações próprias, por causa do custo elevado de manutenção, flexibilidade e vulnerabilidade de segurança são alguns dos pontos destacados.

          Para acelerar alguns processos existem no mercado softwares como o low-code, permite que usuários criem aplicativos, sites e outras ferramentas com pouco uso de programação. Essas plataformas e ferramentas usam interfaces visuais, mas também permitem que os usuários escrevam algum código para personalizar ou integrar as soluções criadas.  

          A inteligência artificial (IA) é a capacidade de máquinas e sistemas realizarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Essas tarefas normalmente são, reconhecimento de voz, imagens e padrões, envolvem aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, escrita, formatação e outras.


          Outra opção para o setor logístico é o PowerApps utilizado para desenvolver aplicativos personalizados para seus dados e seus sistemas para atender às expectativas de suas equipes. Essa suíte permite que usuários comuns criem aplicativos profissionais que podem ser equipados com IA para torná-los eficientes e inteligentes.

BHS
          Com sede em Belo Horizonte (MG), a BHS foi fundada há 28 anos. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 clientes dentro e fora do Brasil. Por anos consecutivos, a companhia vem sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o Great Place To Work Brasil.

          Hoje, a BHS é uma das únicas cinco empresas latino-americanas detentoras de uma das certificações mais exigentes oferecidas pela Microsoft: a especialização avançada em Adoção e Gestão de Mudanças (Adoption and Change Management). Ao todo, a companhia possui mais de 17 certificações Gold Partner Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário