Tchau, alergia! Já é hora de tirar as cobertas do armário
Não espere o inverno chegar para limpar os edredons e cobertores. A saúde da sua família agradece!
Tchau, alergia! Já é hora de tirar as cobertas do armário
Você é daquelas que esperam o frio intenso bater à janela para tirar os edredons e cobertores lá do fundo do guarda-roupa? Então é hora de mudar seus hábitos! É que, quanto antes fizer isso, terá menos dor de cabeça e vai garantir mais saúde para os seus pequenos.
“As roupas de cama que usamos no inverno acumulam muitos ácaros, principalmente durante o período em que ficam guardadas. Cuidar delas pode evitar crises de rinite alérgica e complicações respiratórias mais sérias”, afirma José Carlos Burlamaqui, otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina.
A importância do sol
Um dos principais erros que as famílias cometem quando o frio aparece é tirar as roupas de cama do armário e jogá-las na cama, sem deixá-las respirar. Saiba que o sol é o seu grande aliado nessas horas, pois ele combate a proliferação de fungos e bactérias que podem se acumular durante o tempo em que as peças ficam guardadas.
Portanto, aproveite que os raios ainda brilham no céu para preparar as suas roupas de cama para o inverno. “Para mandar os ácaros embora, é possível também usar acaricidas, produtos receitados por médicos especialistas e manipulados em farmácia”, comenta Burlamaqui.
Lave antes
Outro grande equívoco é guardar os cobertores e edredons sem lavá-los. Quando dormimos, a pele descama. Isso acumula resíduos e ácaros, que são extremamente alérgicos. Guardar a roupa de cama já limpa impede o acúmulo de ácaros, fungos e bactérias, além de evitar manchas e maus odores.
Guia rápido
Alguns segredinhos ajudam na hora de conservar cobertores e edredons:
Como lavar: só mande a roupa de cama para a lavanderia caso não caiba na sua máquina de lavar. Se alguém da família for alérgico, use um sabão neutro e deixe de lado o amaciante. No caso dos cobertores e edredons, que já são macios, amaciantes funcionam apenas como odorizadores e podem piorar quadros alérgicos. Para deixar sua roupa de cama mais fofinha sem prejudicar a saúde, siga a receita caseira da Ingrid Lisboa, proprietária da Home Organizer: misture meia medida de água para meia medida de álcool de limpeza (aquele de 46 graus). Coloque em um borrifador e aplique a mistura em cima da roupa de cama esticadinha.
Como guardar: suas peças de cama estão limpinhas? É hora de guardá-las corretamente. Escolha uma capa de algodão cru ou de TNT com visor plástico. Elas custam até R$ 30* e permitem que seu conteúdo “respire”, sem acumular pó. É possível também utilizar um saco de reduzir a vácuo. Neste caso, o cobertor ou edredom deve estar completamente seco para evitar manchas e fungos.
O que fazer com o cheiro forte e as manchas: ao guardar a roupa de cama com algum ponto úmido, é provável que ela fique com mau cheiro e até manchas acinzentadas ou amareladas causadas por fungos. Para eliminar o cheiro forte, Ingrid dá outra dica: misture 200 ml de vinagre de vinho branco ao sabão em pó.
O vinagre é um desinfetante e desodorizante natural. Acredite: sua roupa não ficará fedida. Os odores ácidos se dissipam com o oxigênio e tiram todo o cheiro ruim. As manchas, porém, são mais difíceis de desaparecer. Use um alvejante sem água sanitária seguindo as instruções do rótulo e veja o resultado. Pode ser que você consiga salvar a peça.
Afinal, cobertor ou edredom?
A regra é clara: se na sua família alguém tem rinite alérgica, opte pelos edredons. Eles geralmente são feitos de algodão - tecido hipoalergênico – e acumulam menos poeira e ácaros.
Os cobertores podem ser feitos de tecidos diversos e têm fibras mais abertas, o que aumenta a presença de ácaros. Agora, se você não abre mão do toque do cobertor, prefira as versões antialérgicas.
Fonte http://disneybabble.uol.com.br/br/rede-babble/sa%C3%BAde-e-bem-estar/tchau-alergia-j%C3%A1-%C3%A9-hora-de-tirar-cobertas-do-arm%C3%A1rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário