Atendendo a um convite especial do amigo, vereador e Jeepeiro Franklin Rezende fomos participar. A saída da Pça de Faria Lemos e um caminho margeando o Rio Carangola nos levou à Antiga Fazenda Darcet Batalha. Hoje propriedade do grupo Fênix - "Sr. Luiz do Cortêz".
A igrejinha no alto guarda a história da religiosidade desse povo e nos remonta aos áureos tempos de então. Pois entre nós haviam 3 que ali moraram e viveram longo tempo de suas vidas naquela época. Ali também nos mostraram onde existia um cemitério ao lado da Igrejinha. O local ainda cercado pelas árvores quase que centenárias.
Na fazenda preciosidades incalculáveis e outras obras mais recentes que transformam o local em mais pitoresco ainda.
Um moinho de fubá. Uma roda d'água gigante e um belíssimo lago.
Na "Casa da Fazenda" o acervo de livros contábeis da época. Móveis em estilos coloniais e inúmeros implementos e equipamentos agrícolas, que faziam parte do cotidiano, nos contam um pouco dessa belíssima história do lugar e de sua gente.
No portal principal de acesso da Sala para o interior da casa existem marcos e registros do crescimento de cada filho da família Darcet Batalha. Com seus nomes entalhados na madeira e datados do ano que foram realizados. Ainda preservados. Apesar da pintura e do tempo.
No pomar saborosas e doces frutas com sabor dos nossos tempos de criança. Um rápido churrasco ao lado dos moradores, de hoje, do local. Muita prosa e histórias e hora de voltarmos para casa com o desejo de retornar, em breve, para conhecer um pouco mais das histórias e curtir esse maravilhoso lugar.
Confiram esses registros e a viagem no tempo sob as lentes do Éocombatente.
Para continuar visualizando. Clique em mais informações a seguir.
Na década de 1970 havia um posto fiscal da Receita Estadual (coletoria), com fiscal residente.
ResponderExcluir