terça-feira, 14 de julho de 2020

Projeto FURTA COR. Relembrando esse grandioso trabalho realizado pela Professora Amanda Carvalho, Alunos e Equipe da Escola Maria Carrara em Pedra Dourada.

O projeto Furta-cor surgiu de uma proposta do estado de MG em 2017/2018, idealizado pela então secretária de educação Macaé Evaristo, dentro de um projeto maior: O UBUNTU. O nome UBUNTU advém de uma lenda africana que nos ensina: Eu sou porque nós somos. Dentro dessa proposta de igualdade racial, o projeto levou escolas de todo estado a enviarem propostas de ações em combate ao preconceito racial. 

A Escola Estadual Maria Carrara de Pedra Dourada participou desse projeto tendo como representante a professora de Língua Portuguesa Amanda Carvalho e uma seleção de alunos voluntários que enviaram a proposta nomeada Furta- cor (A cor que reflete cores) e com o lema "Que a raça não nos defina e o preconceito não nos limite. Com essa abordagem, tiveram o projeto escolhido pelo Estado, a professora esteve juntamente com outros representantes escolhidos, em BH, onde foram preparados para o desenvolvimento do projeto e  práticas contra a desigualdade racial foram desenvolvidas durante aquele ano na escola, o que envolveu pesquisa de campo, encontros, debates e palestras. 
O projeto culminou em uma grande festa: O festival FURTA-COR. Que contou com a participação de palestrantes, músicas, concursos, desfile e apresentações dos alunos à comunidade. Mesmo depois de finalizado, o projeto continuou rendendo frutos. Vários alunos foram entrevistados e mereceram destaque pela iniciativa,  pela história de superação e ingresso no ensino superior.


Nota

Esse projeto foi referência no Estado de Minas.
Bom sempre lembrar, registrar e eternizar esses valorosos momentos desse trabalho incansável de educadores que ajudam a transformar.
Parabéns ontem, hoje, sempre e mais uma vez à Professora Amanda Carvalho, aos alunos e a todos da Escola Estadual Maria Carrara.
No vídeo o registro da apresentação dos jovens talentos de Pedra Dourada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário