sábado, 27 de agosto de 2022

Anvisa aprovou a liberação da vacina contra a Monkeypox, mais conhecida como "varíola dos macacos".



Anvisa aprovou a liberação da vacina contra a Monkeypox, mais conhecida como "varíola dos macacos". Por unanimidade, a diretoria colegiada do órgão aprovou a solicitação emitida pelo Ministério da Saúde.


A autorização dada pela Anvisa é para a vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA), imunizante contra a varíola e a Monkeypox (vírus vaccínia modificado, da cepa Ankara) que apesar de ser o mesmo produto, possui nomes diferentes nos Estados Unidos e na Europa. A vacina é da empresa de biotecnologia Bavarian Nordic A/S, e é fabricada na Dinamarca e na Alemanha.


No Brasil, até o momento, não há submissão de protocolo de ensaio clínico em vacinas para ser conduzido nacionalmente. O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.


Para a liberação, a Anvisa avaliou o relatório da Agência Americana (FDA, na sigla em inglês) para a vacina Jynneos, as informações públicas emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos e Agência do Reino Unido, a bula, os dizeres sobre a rotulagem e outros documentos apresentados pelo Ministério da Saúde na solicitação. A documentação encaminhada pela pasta é a mesma disponibilizada pelo FDA, logo, o imunizante importado deverá corresponder as mesmas características do pedido avaliado pela Anvisa.


A diretora e relatora, Meiruze Freitas, destacou que a Monkeypox é causada por um vírus semelhante à varíola, e por isso é esperado que a vacina contra a varíola previna ou reduza a gravidade da infecção pela Monkeypox. Contudo, ressaltou a necessidade da condução de estudos de monitoramento para a confirmação da efetividade da vacina para a prevenção da Monkeypox.


Felizmente, mais uma vacina chegando em breve nos nossos braços. Lembrando que, ao contrário da Covid-19, que lá no início de 2020 era uma doença desconhecida, a varíola dos macacos é uma enfermidade que já vinha sendo monitorada pelos cientistas, e por isso já existem vacinas, tratamentos e informações sobre surtos anteriores. Viva a ciência sempre!


Via CNNBrasil 


https://www.cnnbrasil.com.br/saude/anvisa-aprova-liberacao-de-vacina-para-monkeypox/


📸 Murat Deniz/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário