segunda-feira, 16 de maio de 2022

SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS em CARANGOLA. Páginas OFICIAIS do Município continuam sendo usadas para enganar e iludir.

 


A página oficial da Prefeitura de Carangola, que outrora afirmou que o município não iria participar do processo de municipalização das Escolas Estaduais, agora emite uma Nota, claramente no texto, jogando a responsabilidade na Câmara Municipal da aprovação ou não da municipalização. 

O que deveria ser usado para informação, esclarecimento ao público e transferência é usado comumente para enganar e iludir. Muito faz de conta que estão fazendo alguma coisa. Pois um dia afirmaram que não iria municipalizar e agora com o projeto pronto e a ilusão que o dinheiro injetado pelo Estado é uma grande conquista, que não é, tentam iludir ao invés de verdadeiramente esclarecer. 

O fato realmente se tornou um fato politiqueiro. Pois quem também outrora, foi a favor de outra municipalização, agora usa sua rede social para dizer que é contra. Achando que as pessoas tem memória curta. 

É sim muito preocupante essa situação de como a educação é tratada pelo Estado de Minas e pelos municípios. Para o Estado um grande negócio transferir toda a responsabilidade para os municípios. Mas será que no futuro próximo os municípios terão como arcar com os custos sem esse incentivo momentâneo?

Confiram o texto da Nota que começa com o título de o que você precisa saber sobre a municipalização. Mas deveria ser assim o Título: O que nós, políticos iludidores, queremos que você saiba sobre a municipalização. 

Confiram: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO

Diferente do que muitos pensam ao apresentar o Projeto de absorção/municipalização das Escolas Estaduais Professor Augusto Amarante e do Bairro Santo Onofre, a Prefeitura de Carangola não pretende e nem vai fechar nenhuma das duas Escolas. Ao contrário disso, caso não haja essa absorção, aí sim essas escolas correm o risco de serem fechadas. Nosso projeto é de valorização dessas escolas, dando um novo olhar para elas, possibilitando a oferta de mais vagas.

Em relação aos profissionais, aqueles efetivos não terão nenhuma perda dos seus direitos adquiridos através de concurso público. Eles serão transferidos para outras escolas estaduais dentro do Município. Já os contratados, eles não tem garantido a sua estabilidade no cargo, independente ou não da municipalização. Contudo, eles continuarão em seus lugares até o findar do ano letivo como é de praxe na situação de contrato. Com a absorção/municipalização teremos a construção e ampliação de escolas o que implicará num aumento de vagas oportunizando mais empregos na rede municipal. Estamos também trabalhando na construção do plano de carreiras e salários dos profissionais da educação.

Com a absorção/municipalização, Carangola receberá um aporte financeiro que será investido na construção de uma Escola no Distrito de Alvorada, a construção do segundo piso e de uma quadra coberta na Escola Municipal Professora Wanda Maria Motta Macedo (Lacerdina) e a ampliação do Centro Municipal de Educação Lelena de Oliveira (Jardim de Infância).

Essa é a verdade dos fatos. O Projeto de absorção dessas duas escolas é do executivo municipal. Aos vereadores, cabe agora referendar ou não o projeto, que poderá se tornar Lei e permitir a celebração do convênio entre o Município e o Estado.

Prefeitura de Carangola

Nenhum comentário:

Postar um comentário