Resultados obtidos são levados a produtores de vários municípios do estado, por meio de publicações científicas e de eventos da área
Nos últimos anos, houve um aumento nas práticas de controle biológico no país e no mundo. O mercado internacional de biopesticidas cresceu 15%. Só no Brasil, onde a alta foi superior a 70%, é possível encontrar mais de 200 produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura (Mapa) para controle biológico de pragas e doenças. Além disso, o tema ganha cada vez mais espaço na mídia especializada e em grandes canais de comunicação.
Segundo a pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Madelaine Venzon, a demanda por novas soluções para problemas nas lavouras parte dos próprios agricultores, uma vez que pragas e doenças estão mais resistentes a métodos convencionais de controle químico. Além disso, ela aponta que a busca por alimentos produzidos com tecnologia limpa também é um fator responsável por impulsionar a popularidade adquirida pelo controle biológico.
A Epamig, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), busca ampliar as pesquisas com controle biológico para o maior número de propriedades rurais possível. Interessados em mais informações sobre as pesquisas devem entrar em contato pelos números (31) 3891-2646 ou (31) 3899-5223.
Histórico
Para alcançar números expressivos e destaque midiático, o investimento na pesquisa agropecuária é fundamental. Exemplo disso é que, em 1996, a Epamig foi pioneira na liberação de parasitóides para controle de percevejos da soja no Cerrado Mineiro.
Fonte Agência Minas Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário