quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Uma grande história de Carangola e Região sendo resgatada e salvada, por Éocombatente, que quase foi consumida pelo fogo do lixão em Carangola.


Nossa cultura errônea de que lixo só incomoda. No lixo existem histórias, culturas e riquezas imensuráveis.  
Historiadores buscam no "lixo" das antigas civilizações a história de seus hábitos culturais. Com isso refazem a história de nossos antepassados. 
Nessa semana o lixão de Carangola pegou fogo. Montanhas de lixo que se acumularam foram queimadas e trouxeram diversos problemas para a Comunidade de Lacerdina e, após a mobilização da comunidade em não permitir que mais lixo fosse ali depositado e o trabalho de cobertura fosse feito com o devido cuidado, nessa terça feira fomos ao local fazer os registros. 
Eis que para nossa agradável surpresa. Diante de tanto lixo acumulado e queimado, nossos olhos que são apaixonados por fotografia, encontramos no meio de um monte de papel que não havia sido queimado uma foto e, revirando aquela montanha de papel, encontramos centenas de fotografias que quase se perderam e com elas grandes histórias de Carangola e região e de uma família inteira. 
Nossa dedução é que uma faxina foi feita na casa e as fotos foram separadas(pois estavam em um só ponto) e, por descuido essas mesmas, foram encaminhadas junto com os outros materiais que seriam descartados. Em contato com pessoa ligada à família colocamos todo o material à disposição da família para o seu resgate e confirmada nossa suspeita. 

No entanto essas fotografias nos fez viajar nas grande histórias que elas contam: Bailes e Futebol no CTC. Construção da Sede do Campestre Clube. Subida do Cruzeiro. Exposições Agropecuárias de Carangola e provavelmente um dos primeiros grupos que realizaram a subida ao Pico da Bandeira, Casa Queimada e o registro fotográfico dessa época que deve ser do início da década de 1960. 

Também nessas fotos da subida ao Pico da Bandeira o registro da história do Rotary Clube de Governador Valadares e de Carangola sendo levados ao topo do Brasil à época. Além da história dessa grande e tradicional família Carangolense. 
Portanto, que todos saibam pensem e repensem, o que chamamos de lixo pode ser história, cultura e riqueza. Ou somente a miséria cultural de todos nós que achamos que lata de lixo desintegra o lixo. O lixo que sai de nossas casas vai pro lixão. Vocês já foram visitar o lixão de sua cidade? O lixo vai e as doenças estão aí provocadas por eles.
Na oportunidade, estávamos acompanhados, de Ana Beatriz, Lemos e Angela Fortunato que nos auxiliarem nesse resgate histórico. Os quais agradecemos.

Moradores de Lacerdina ainda insatisfeitos com as medidas paleativas adotadas no caso do Lixão de Carangola. Lixo está sendo levado para Tombos. No lixão em Tombos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário