quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Fazenda do Batatal em Tombos. Fará parte de ponto turístico de visitação da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira em sua 4ª edição de 1 a 4 de novembro. O local guarda relíquias e preciosidades históricas de fazenda cafeeira e uma das primeiras a produzir cachaça.


Fragmentos e peças inteiras guardam histórias e nos contam essas preciosas histórias. 

Relíquias e preciosidades contam a história de uma das mais tradicionais Fazendas de nossa região. A Fazenda do Batatal localizada em Tombos que fará parte de ponto turístico de visitação da  Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. 
Daniel e Maria Bernardete Monteiro de Barros Gigliote
e Francisco Cabral - Éocombatente
Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira.
O local é um Museu à céu aberto e guarda preciosidades: Móveis, objetos, utensílios, obras, maquinários e natureza exuberante de uma belíssima cachoeira e todo uma história da Fazenda do Batatal.
Na madeira, que forra o assoalho da Sede da Fazenda do Batatal, o registro do nome do destinatário. As iniciais  M. A. M. B significam Marco Aurélio Monteiro de Barros que é o Avô da atual proprietária e herdeira Maria Bernardete Monteiro de Barros Gigliote e são do tempo que a madeira foi importada e transportada do Rio de Janeiro até Tombos de Trem.
Hoje a equipe que trabalha no resgate e restauro da Sede da Fazenda, enquanto marcávamos o trajeto da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira - Edição 2018,  nos recepcionou calorosamente. Trabalho sensacional o deles feito com zelo, afinco, paixão e amor por essa belíssima história. Associando à vontade, paixão e amor da proprietária em resgatar toda essa história.
A Fazenda do Batatal também guarda monumentos de um dos primeiros alambiques de Cachaça da região. 
Por isso também faz parte da história da cachaça na região e fará parte desse grande projeto turístico de aventura e resgate cultural. Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira que promove o desenvolvimento sustentável e busca preservar nossa cultura. 
No local deverá ser criado, pelos proprietários, um Hostel Fazenda, Museu e área de lazer na belíssima cachoeira que foi também um dos sonhos e trabalho de seu parceiro e esposo Luiz Adolfo Soares Gigliote, que faleceu há cerca de 1 ano e, que juntos deixaram o Rio de Janeiro para viver nesse local aprazível e agradável e com eles trouxeram o filho Daniel Monteiro de Barros Gigliote que hoje trabalha com a mãe na administração desse sonhos e de toda a Fazenda do Batatal.
Seu esposo, Sr Luiz Adolfo Soares Gigliote, restaurou inúmeras peças sacras da Igreja local que também foi restaurada e inúmeras preciosidades. Bicicletas(dezenas), balanças e outras relíquias, equipamentos e peças.
Por isso afirmamos e reafirmamos. Não é preciso viajarmos para fora para conhecermos relíquias e preciosidades. Viajem para dentro de nossa Terra e de nossa região. A viagem é aqui mesmo. A viagem é pelas nossas ricas histórias, relíquias e preciosidades e a beleza aqui existente. Por isso, com garra e afinco, cada vez mais, temos a certeza que é esse o caminho certo. Onde todos crescem juntos: Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico do Bandeira. Destaca Francisco Cabral criador desse projeto de desenvolvimento em toda a região.

Confiram também as notícias relacionadas a Tombos e região: Trem Mineiro Festival de Culinária e a Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira:
Programas e Projetos, desenvolvidos, por Éocombatente que visam promover a Gastronomia(TREM MINEIRO FESTIVAL de CULINÁRIA) e o Turismo Aventura com o Programa Desenvolvimento Sustentável e Geração de trabalho e Renda e a 4ª Expedição OFF ROAD, que irá acontecer de 1 a 4 de novembro, da Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira e a 5ª edição de 2019 já tem data marcada. Será de 15 a 18 de novembro.
O TREM MINEIRO FESTIVAL de CULINÁRIA irá acontecer de 29 de novembro a 02 de dezembro em Eugenópolis e de 13 a 16 de dezembro em Faria Lemos.





Rota dos Cafés e das Cachaças no Caminho do Pico da Bandeira. Projeto avança e interliga importantes regiões. Promovendo o conhecimento e o desenvolvimento.






Os objetos aqui divulgados não estão à venda. Seus valores são históricos e farão parte do acervo do Museu Histórico da Fazenda do Batatal a ser criado no local. Juntamente com a área de lazer e o Hostel Fazenda.


 Cliquem em mais informações para continuar visualizando os registros dessas relíquias e preciosidades da Fazenda do Batatal..




 

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário