domingo, 20 de maio de 2018

Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ. A história de um sonho que se tornou realidade.

A foto. Ao lado do Governador Eduardo Azeredo.
No Stand de Carangola na Feira da Paz em 1997.
Francisco Cabral - Secretário de Turismo, apresentando o
Folder do Projeto de Turismo Regional de Tombos
ao Pico da Bandeira. Projeto e
iniciativa pioneira que hoje coloca nossa região
em destaque no País e no Mundo.
Criado em 1997, pelo Tombense Francisco Cabral ( Xyko Éocombatente) em sua 1ª gestão como Secretário de Turismo em Carangola,  como projeto de turismo regional. Tendo, essa iniciativa inovadora, sido a base alicerçada para outros projetos que também foram desenvolvidos e criados com seu total apoio  e incentivos. 
Desde então vem buscando desenvolver projetos em apoio às inúmeras iniciativas de Desenvolvimento Sustentável, da Agricultura Familiar, Agroindústrias, o Comércio, Eventos e o Turismo de Aventura em toda a região. Sendo mais um desses trabalhos, coroado de sucesso, a Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ que vem se consolidando como o maior projeto de integração, divulgação e desenvolvimento de toda nossa região e também o TREM MINEIRO. FESTIVAL de CULINÁRIA: Café, Doces e Queijos. Viola, Sanfona, Torresmo e Cachaças. Tendo sido esses projetos reconhecidos e premiados por renomada instituição de desenvolvimento em Minas Gerais recentemente. 
Francisco Cabral em Homenagem
do Éocombatente ao Ilustre
Tallis Gomes. Criador do
Easy Taxi e Singu. Aplicativos.
A Rota dos Alambiques das Cachaças e Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ é um percurso variado sobre as montanhas que formam o contorno e o entorno do belíssimo Parque do Caparaó. Local onde se situa o Pico da Bandeira - o 3º Maior Pico do Brasil e o mais acessível. O percurso total em cerca de 450 km de estradas de terra com belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. Nessa aventura, onde todos tem a oportunidade de conhecer a produção do mais genuíno produto brasileiro, a cachaça artesanal de alambique é um dos destaques. Assim como também se destaca a produção do premiado Café das Montanhas. A produção de outros derivados de cana(caldo de cana, açúcar mascavo, rapadura, “mané branco” e melado). A Produção de derivados de leite e queijo. A Produção de derivados de suínos com força total e tradição na região a “linguiça” e o “torresmo”. 
Francisco Cabral, a lado de membros de sua
família,  Éocombatente na Rampa de
Voo Livre de Porciúncula.
Voando alto com os sonhos.
Toda a região é belíssima e é cercada de grandes monumentos rochosos. Nossas STONES: Pedras, Montanhas e Monumentos naturais que são nossas riquezas. Trabalhamos para que de pedras brutas sejam vistas, sejam exaltadas, sejam conhecidas e reconhecidas pelas suas importâncias para o desenvolvimento sustentável e crescimento de toda a região. Nossas pedras. Nossas STONES: Seja ela Elefantina. Seja ela Pangarito. Seja ela Dourada. Seja ela Menina. Sejam elas as 1000 montes e sejam também as maiores delas: Cristal e Pico da Bandeira. Tem até a Pedra que Balança. Balança, balança, mas não cai. 
Francisco Cabral, a lado da Equipe da Prefeitura de
Eugenópolis, um novo momento. Dando um salto
nos sonhos e realizações. Co
Nós, do Éocombatente a todo o momento e todos os dias, estamos trabalhando para que esse destaque seja permanente. Pois consideramos, visualizamos e trabalhamos para que nos tornemos essa atração turística e de desenvolvimento sustentável. Temos promovido e divulgado nossos atrativos, nossas cidades e nossos eventos. Temos ultrapassado fronteiras e comemoramos o sucesso de tudo que aqui acontece.  Temos muito realizado nesse sentido. Não é fácil fazer esse trabalho de quase minerador e lapidador. Mas acreditamos, provamos, realizamos e divulgamos maciçamente e insistentemente. É uma semente plantada há mais de 2 décadas que está dando muitos frutos. Isso nos dá a alegria e a força necessárias para lutar com o árduo trabalho de ter de lapidar e descortinar esse tão belo filão de desenvolvimento e crescimento sustentável para toda nossa região. Não é fácil, mas é satisfatório o resultado. Isso nos motiva e nos dá a certeza que o Caminho é esse de fato. 
Toda Glória. Toda honra e toda benção.
Na Cachoeira de Tombos.
Comemorando o sucesso e alegria
dessa filha maravilhosa. Que nesse
momento representa todos os seus
filhos maravilhosos.
Ficamos imensamente felizes com a multiplicação desse trabalho que tem recebido apoio e incentivos. Porém muitos, mesmo daqui,  ainda desconhecem nossa região e convidamos a todos a conhecerem os nossos atrativos naturais, paisagísticos, nossa produção e nossas riquezas. A Rota dos Alambiques das Cachaças e a Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ é nossa porta de entrada. Recebam bem nossos visitantes. 


Francisco Cabral. Ao lado da Guerreira Osseli.
Sua mãe.
Nada desse trabalho seria possível e vitorioso se não fossem as lutas e sonhos de destemidos guerreiros: Empresários, produtores rurais de toda nossa região que colhem os frutos do que plantam e o suor do trabalho realizado com maestria. Graças a eles podemos aproveitar essas maravilhas em toda nossa região e construirmos juntos esses sonhos. Bem como nossos parceiros, apaixonados por Expedições e Aventuras, que tem percorrido grandes distâncias para conhecerem essas nossas atrações através desse trabalho de promoção de nossos eventos, programas e projetos.  A luta continua e o trabalho segue em frente  junto com você que quer conhecer essas maravilhas e encantos da Rota dos Alambiques das Cachaças e a Rota dos Cafés das Montanhas no Caminho das 3 Fronteiras do Pico da Bandeira MG/ES/RJ. Temos lutado e realizado muito. Porém ainda há um grande caminho a percorrermos e a realizarmos: “Pois sonho que se sonha junto é realidade”.
Éocombatente





Nenhum comentário:

Postar um comentário