quinta-feira, 24 de julho de 2025

Evento sobre câncer de cabeça e pescoço e emociona público com coral de pacientes



Ação do Julho Verde alertou para a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço e reforçou o papel da humanização no tratamento oncológico


Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de cabeça e pescoço, a Fundação Cristiano Varella promoveu uma ação especial em alusão à campanha Julho Verde. A programação contou com uma apresentação teatral interativa, que abordou os principais fatores de risco da doença e incentivou a busca por avaliação médica diante de sintomas persistentes. Em seguida, o público foi tocado pela apresentação do Coral Nova Voz, formado por pacientes laringectomizados — pessoas que, mesmo com a fala comprometida, encontraram na música uma forma de expressão e superação. O grupo é mantido pela própria Fundação e simboliza a força da reabilitação humana e emocional no processo de tratamento.


Tabagismo, consumo excessivo de álcool e infecção por HPV estão entre os principais fatores de risco das doenças. Os sintomas mais comuns incluem feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dor ao engolir e caroços no pescoço.


Para o gerente administrativo da Fundação Cristiano Varella, José Alexandre Alves, a ação reforça o papel da instituição no cuidado integral. “Pacientes, acompanhantes e familiares são a razão do nosso trabalho. Essa ação, que simboliza o Julho Verde, é voltada para eles. Assim como em tantas outras campanhas de prevenção, buscamos conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço, que estão entre os tipos que mais impactam a qualidade de vida das pessoas. Agradecemos a todos que confiam no cuidado que prestamos. Sabemos a importância que esse tratamento tem para tantas famílias”, destacou.


Além do tratamento especializado e de alta complexidade, a Fundação desenvolve regularmente ações educativas e campanhas de prevenção, reafirmando seu compromisso com a saúde pública, o acolhimento e a valorização da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário