sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Serra dos Puri. Projeto de Lei importante na ALMG resgata a história dos povos originários que habitavam nossa região e nós da Rota do Café e Cachaça, Éocombatente e VEM COM A GENTE apoiamos essa iniciativa que resgata uma importante história e chama a atenção para as grandes necessidades de toda a região.



Serra dos Puri. Projeto de Lei importante na ALMG resgata a história dos povos originários que habitavam nossa região e nós da Rota do Café e Cachaça, Éocombatente e VEM COM A GENTE apoiamos essa iniciativa que resgata uma importante história e chama a atenção para as grandes necessidades de toda a região que é o resgate histórico e a proteção e preservação ambiental e histórica. Além de promover a região, seu entorno e as suas conexões.

Bom lembrar também parte da história da criação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro que agora poderá, nesse resgate histórico do Projeto de Lei tramitando na ALMG desde 2023, se chamar Parque dos Puri, exaltar importantes nomes que tiveram destaque nessa criação do Parque Estadual. O Ex Prefeito de Carangola Dr Adinar Monteiro de Paula que foi o grande apoiador e incentivador e também os jovens pesquisadores. Braz Cosenza que hoje é Professor de Biologia e foi um dos pioneiros a desenvolver trabalhos de pesquisa do Murique na região e Lúcio Leoni que é autodidata reconhecido internacionalmente por seus trabalhos na pesquisa botânica de toda a região.  Além de registrar o Ex Ministro e Secretário Dr José Carlos Carvalho que foi extremamente importante em toda as etapas. Apoiando e incentivando e nós acompanhamos, participamos de várias etapas e apoiamos. Agora novamente apoiamos esse resgate histórico. 

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Whelton Pimentel de Freitas, conhecido como Leleco Pimentel (PT), pretende alterar o nome do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro para Parque Estadual da Serra dos Puri. O PL tramita desde o dia 8 de agosto de 2023 e, atualmente, está sendo analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

De acordo com a justificativa do PL, o território que compreende o Parque Estadual é fortemente marcado pela presença do povo indígena “Puri”. Ainda segundo o documento, a primeira denominação conhecida da serra, que passou a corresponder ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, foi “Serra dos Arrepiados, o que, na leitura do povo Puri, é uma forma pejorativa sob a qual foram tratados os seus antepassados, considerando o ‘corte de cabelo’ que lhes era peculiar”, explica.

Além disso, segundo o deputado autor do projeto, alguns estudiosos destacam o protagonismo do povo Puri quanto à relação de conservação de plantas e costumes antigos, que está associada à preservação de toda a biodiversidade regional e que propiciou a proteção da área em que o Parque está localizado. 

“Reconhecer o protagonismo do povo Puri, bem como de outros tantos povos tradicionais aos quais devemos em boa medida os costumes que nos caracteriza, é condição para que possamos alçar um novo patamar em um contexto de atenção e cuidados com a nossa ‘Casa Comum’, visto que a verdadeira educação ambiental é aquela que resgata os valores dos povos que mantiveram o patrimônio natural brasileiro protegido”, enfatiza na justificativa do PL.


O PARQUE 


A área do parque é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. O parque abrange os municípios de Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita e Sericita


O Parque abriga vários picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m). 


A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul.

Caracterizado pela Floresta Atlântica de Encosta e por Campos de Altitude, o Parque possui importância vital na preservação destes dois biomas. A Serra é considerada um paraíso botânico, por abrigar espécies raras e ainda não catalogadas pela ciência.

Toda essa região faz parte importante do maior projeto de turismo de toda a região que é a Rota do Café e Cachaça e suas Conexões que tem promovido o turismo e o desenvolvimento. Quer conhecer? VEM COM A GENTE.




Em março vamos inaugurar a Conexão Aérea SP Guarulhos ao Aeroporto Presidente Itamar Franco em Goianá(MHG) com a SERRA DOS PURI/Caparaó se solidificando como porta de entrada dessa importante conexão Aérea. Mais uma criação e realização com a marca do Eocombatente e a Vem com a gente. Promovendo roda a região e o Brasil. 
Por lá vamos visitar  o Alambique Cachaça Puri. Maravilha com cachaças super especiais. Além de outros importantes trabalhos de produção ali existentes.
Gosta de passeios, aventuras e viagens? Estamos aqui para transformar os seus sonhos e desejos em realidade fantástica. Cheia de experiências, aventuras e emoções.
Vem com a gente
Escolha o seu roteiro e a data de sua disponibilidade e a de seu grupo e Vem com a gente:

- Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira. Parque Nacional do Caparaó.
- Conexão Salinas
- Conexão Jalapão TO
- Conexão Serras Gerais GO
- Conexão Chapada fos Veadeiros GO
- Conexão Cânions e Serra do Rio do Rastro SC/RS
- Conexão Chapada das Mesas AM/RO
- Conexão Serra da Canastra
- Conexão Estrada Real 
- Conexão Rota Imperial
- Conexão Caminhos para o Mar MG/ES
- Conexão Montanhas Capixabas. ES
- Conexão Chapada Diamantina BA
- Conexão BONITO MS
- Conexão Transamazônica AM
- Conexão #ETudolouco. São Thomé das Letras, Carrancas e Luminárias.
- Conexão Cânions e Serra do Rio do Rastro SC/RS
- Roteiros Personalizados.


(32)984887230

@_vem_com_a_gente_
#4x4
#offroad
#jeep
#moto
#utv
#quadri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário