quarta-feira, 28 de junho de 2023

Cooperativismo mineiro comemora ações que ajudam a transformar o mundo

 

Evento Dia de Cooperar celebra representatividade do setor e oferece atividades gratuitas para o público nas áreas de saúde, lazer e educação financeira, entre outras

No Dia 1º de julho comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo, e as cooperativas mineiras, como um dos setores que mais cresce no estado, não deixarão passar em branco. Por meio do Dia de Cooperar (Dia C), que coincide com a data anualmente (primeiro sábado de julho), elas irão celebrar, em diversos municípios, iniciativas voluntárias que realizam ao longo do ano, que transformam a realidade das comunidades em que atuam.

A campanha é comandada pelo Sistema Ocemg, que há 15 anos criou o Dia C em Minas e hoje colhe os resultados: mais de 490 mil voluntários envolvidos, mais de 14 milhões de pessoas beneficiadas no estado e uma projeção nacional das iniciativas, que em 2015 foram vinculadas à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se o maior movimento cooperativista de voluntariado do país. De 2013 – quando as ações do Dia C expandiram as fronteiras mineiras e foram encampadas pelos outros estados – até 2022, já foram alcançadas mais de 26 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Em Belo Horizonte, o Dia C está marcado para as 9h, na Praça da Assembleia, com diversas atrações: degustação de produtos de cooperativas, recreação infantil, aferição de pressão, sessões de massagem, educação financeira, distribuição de mudas frutíferas, shows artísticos dos grupos Maria Cutia, Batuque Salubre Escola de Artes Instituto Unimed-BH, Coral Infantil Credicom, Soul Guetto e Charanga Pop.

Em todo o estado - A comemoração acontece também em municípios do interior. Em Cláudio, o Sicoob Copermec realiza o Dia de Cooperar desde 2009, oferecendo uma série de atividades e serviços que já fazem parte do calendário oficial da cidade. A programação inclui: apresentações artísticas, serviços de saúde, brinquedos e praça de alimentação para as crianças, distribuição de mudas nativas e sabão ecológico, espaço fitness, pintura facial e diversas outras ações. Para dar ainda mais corpo ao movimento, a cooperativa conta com a participação de parceiros locais. Assim, a população terá desconto no cadastro para obtenção da primeira habilitação; consulta gratuita para verificar o endividamento junto a SPC e Serasa; serviços de cabeleireiro gratuitos; vacinação e muito mais. Ações estarão acontecendo também em 16 cidades em que a Coopermec tem unidades, entre elas Santa Rita do Sapucaí, Boa Esperança e Pouso Alegre.

Em Patos de Minas, a Redecoop, que congrega 14 cooperativas, vai promover uma grande caminhada cooperativista na orla da lagoa. Ao longo do trajeto haverá tendas com prestação de serviços de saúde, lazer e informação. Mais de mil pessoas estão sendo esperadas para a ação da cidade, que este ano, excepcionalmente, será realizada em data diferente – 22 de julho, de 9h às 12h.

A Redecoop atende a 40 mil cooperados e emprega cerca de 2,9 mil colaboradores, gerando R$ 1,5 bilhão em receita bruta, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município e da região.

É importante lembrar que o Dia C acontece não apenas na data comemorativa, mas em todo o ano, e em todo o Brasil, por meio de ações permanentes de solidariedade das cooperativas.

Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

Em Caratinga, por exemplo, o Sicoob Credcooper desenvolve o programa Nascente Viva, cujo objetivo é estimular o engajamento de voluntários em ações de preservação dos recursos hídricos. A ideia surgiu como forma de combater o problema da seca e da falta de água na região. Desde que foi criado, em 2016, a iniciativa já proporcionou a recuperação de 41 nascentes, beneficiando as comunidades do entorno e a economia local, pelo incentivo a uma agricultura sustentável. O foco principal é restabelecer as nascentes do Ribeirão do Lage, principal manancial da cidade.

A mesma cooperativa está engajada também com o Programa Revitalizar, relacionado à coleta seletiva, ao plantio de árvores e à utilização de fontes renováveis de energia. “Ao colocar em prática o princípio cooperativista do interesse pela comunidade, nos empenhamos em melhorar a vida de todos aqueles que estão ao nosso redor”, declara o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

 

Serviço:

Dia C 2023

1º de julho de 2023

9h às 13h

Praça da Assembleia – Belo Horizonte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário