Garantir a integração da assistência farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde (RAS), e ter o cuidado farmacêutico na Atenção Básica de forma clínica e assistencial. Essas foram algumas das orientações apresentadas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu em uma capacitação que ocorreu no auditório da SRS, no dia 15 de junho, que reuniu farmacêuticos dos 34 municípios das microrregiões de saúde de Manhuaçu e Carangola.
“Precisamos desmistificar alguns pensamentos de setores da saúde que consideram a assistência farmacêutica como apenas um sistema logístico ou um sistema de apoio, e não como integrante do conjunto de ações e serviços do SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou a especialista em políticas e gestão da saúde da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Manhuaçu, Nathália Estevanovic Aarestrup.
Nathália disse ainda que essa estruturação da RAS, com o farmacêutico diretamente envolvido no cuidado, amplia e qualifica o acesso da população aos medicamentos. “Estamos propondo padronizar os fluxos de gestão de estoque, pedidos, e utilização do sistema SIGAF para que possamos ter uma visão ampliada das ações, e assim fazer as correções de maneira mais pontual”, finalizou.
O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda destacou a importância de assegurar o acesso da população aos medicamentos a partir da promoção do uso correto. “A SRS Manhuaçu saiu na frente na descentralização do componente especializado, e hoje, mais uma vez, estamos dando um passo importante na discussão do papel da Assistência Farmacêutica na perspectiva da de atenção à saúde e, assim, responder, de forma integrada, às demandas de saúde da população do território”, destacou.
Experiência exitosa
A Coordenação de Assistência Farmacêutica do município de Manhuaçu trouxe ao evento um pouco da experiência e ações realizadas nos últimos anos que potencializaram as ações do setor - e que podem ser replicadas nos demais municípios. “Temos que tentar fazer sempre o melhor, dentro das condições que temos. Conseguimos organizar o estoque e os fluxos.Temos unidades que realizam em média 200 dispensações por dia, e ter uma gestão eficiente e humanizada é fundamental”, compartilhou a coordenadora da assistência farmacêutica do município de Manhuaçu, Marísia Aguiar.
Por Antonio Rodrigues
Fonte Destaque Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário