domingo, 6 de novembro de 2022

Festival Audiovisual de Cultura chega à sua terceira edição com ampliação de programação, região de atuação e formatos de produção



 

Com convocatórias para realizadores de todo o Brasil, o FAC traz diversidade de estilos e linguagens artísticas, além de oficinas de formação e masterclasses

 

 

O FAC - Festival Audiovisual de Cultura anuncia a realização de sua 3ª edição para o período entre 11 de novembro a 11 de dezembro de 2022. Totalmente virtual e gratuito, o projeto carrega como propostas centrais a reunião de diferentes expressões artísticas através do audiovisual (dança, música, literatura, artes visuais, entre outras) e a promoção do diálogo entre as obras e seus realizadores. O FAC oferece uma nova perspectiva para os festivais híbridos ao dar ênfase ao acervo, à catalogação, à preservação e, claro, à divulgação das obras, com foco no patrimônio cultural digital reunido a cada edição.

 

Para esta terceira edição, o FAC abriu inscrições em duas categorias: 1) obras autorais em formato de vídeo, visando destacar realizadores residentes em Minas Gerais; e 2) obras audiovisuais no formato 360º (realidade virtual) para realizadores de todo o Brasil. O festival recebeu inscrições de todas as regiões de MG e de diversos outros estados do país. As  88 obras selecionadas serão exibidas no site do festival pelo período de 30 dias. “A edição de 2021 foi muito bem recebida, com centenas de inscrições que chegaram de diferentes municípios de Minas Gerais. Então, pensamos, por que não expandir o nosso festival e olhar o que tem sido produzido no nosso país?”, comenta Paloma Albuquerque, produtora do FAC.

 

As obras foram selecionadas por uma comissão curatorial formada por profissionais altamente capacitados e reconhecidos em suas carreiras, composta por nomes como o dramaturgo, crítico, editor e pesquisador em artes cênica, Daniel Toledo; a mestra em dança afro, capoeirista, arte educadora, atriz, cantora, escritora e produtora cultural, Júnia Bertolino; o multi-instrumentista Paulo Santos (Uakti); o diretor de teatro Marcelo Castro a educadora, artista visual e a produtora de campo, Flaviana Lasan. O processo de curadoria buscou uma espécie de exploração das possibilidades criativas das linguagens artísticas vigentes e sua  extrapolação. “Muitos criadores têm em seu trabalho muito mais que uma ação artística que 'representa' Minas Gerais, mas a elevação de uma memória cultural presente e também inventada que a torna indisciplinadamente coletiva e que ultrapassa as fronteiras deste estado”, explica Flaviana Lasan, que é também produtora artística do projeto.

 

Além do catálogo de obras audiovisuais selecionadas que poderão ser vistas pelo público ao longo da programação pelo site oficial do festival, essa edição conta ainda com masterclasses e dois encontros/palestras cujos temas serão: “Cultura e o desenvolvimento da cadeia produtiva local” e “A prática de realização de festival online”, com 50% das vagas reservadas para alunos e professores da rede pública de ensino. O festival também preparou sete oficinas/workshops, ministradas pelos curadores e por convidados especializados. A programação completa será divulgada no início de novembro  no site e nas redes sociais do projeto.

 

Com uma atenção especial voltada para os novos formatos, mídias e suportes de produção, o FAC se dispõe a abrir espaços de mostra, reflexão e discussão para os caminhos futuros da cultura através do audiovisual. “Entendemos que o mundo está caminhando da internet 2.0 para a 3.0. Essa transformação está em curso e é uma revolução tão grande quanto a própria chegada da Internet: 5G, velocidades mais rápidas, internet descentralizada, metaverso”, comenta André Hallak, um dos idealizadores do Festival. “As propostas de realidade expandida terão espaço de destaque neste mundo que está começando. Os festivais de cinema mais importantes do mundo como Cannes, Veneza, Idfa dentre outros sabem disso e já tem em sua programação seções específicas para esse tipo de conteúdo”, completa.

 

Esta edição do FAC é viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da MR Mineração  e a realização é da Casa na Árvore Produções.

 

 

SERVIÇO

FAC - Festival Audiovisual de Cultura

09 de novembro: Masterclass: A prática de realização de festival online

10 de novembro: Masterclass: Memória e Patrimônio
11 de novembro a 11 de dezembro

Site oficial: https://www.festivalfac.com.br

Instagram: @festivalfac.fac

Youtube do Festival: https://www.youtube.com/FestivalFAC

Participação gratuita

 

SOBRE os Curadores

 

Daniel Toledo é dramaturgo, crítico, editor e pesquisador em artes cênicas, performance e artes visuais. Mestre em Sociologia pela UFMG, desenvolve pesquisas sobre site-specificity, descolonização e crítica da modernidade. Autor de peças teatrais montadas por artistas e coletivos de Belo Horizonte e publicadas em coletâneas, tem experiência em processos curatoriais em dramaturgia, performance e artes visuais. Desde 2010, é integrante do coletivo Piolho Nababo e membro-associado do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, onde realiza acompanhamento crítico de artistas residentes e atua como coordenador editorial.

 

Marcelo Castro é um artista da cena. Atualmente investiga o caminhar como prática estética. Interessa-se por poéticas do espaço, do encontro e do acaso. No teatro, desenvolveu seu trabalho em parceria com diversos artistas e companhias teatrais. Foi membro-fundador do Grupo Espanca! onde permaneceu por 13 anos, atuando e dirigindo.


André Hallak é doutor em comunicação pela UFRJ e mestre em Artes pela UFMG. Produtor, pesquisador e diretor de cinema, TV e artes. Seus projetos foram exibidos em festivais como o Rotterdam (Holanda), IDFA (Holanda) e DOK Leipzig (Alemanha). No Brasil estreou no Festival de Brasília (com prêmio de melhor fotografia e menção honrosa no som), e foi exibido em festivais como Festival de Tiradentes e Mostra Ecofalante (prêmio do público). Foi presidente e vice-presidente da ONG Oficina de Imagens, Comunicação e Educação. Idealizador e curador do projeto FAC - Festival Audiovisual de Cultura de Minas Gerais.

 

Flaviana Lasan é educadora, artista visual e produtora de campo. Licenciada em artes visuais(UEMG) e pós-graduada em Ensino de História e América Latina(UNILA), investiga a história da arte produzida por mulheres, o mercado de arte e metodologias do ensino de arte nos movimentos sociais. Trabalhou em diversas iniciativas independentes com curadoria e produção; em aparelhos artísticos públicos e privados na condição de produtora e educadora pelo Brasil, por mais de uma década. Foi curadora do Movimento Arte na Maternidade - MAM; atua na curadoria do JUNTA (vendas de obra de arte), Cura - Circuito Urbano de Arte (2021-2022) e participa da coordenação do educativo do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto.

 

Júnia Bertolino é mestra em dança afro, capoeirista, arte educadora, atriz, cantora, escritora e produtora cultural. Sua formação acadêmica passa pelo jornalismo/PUC MINAS e antropologia/UFMG, também pós-graduação em Estudos Africanos e afro brasileiros e Direitos humanos. Fundadora da Cia Baobá Minas, atua há 20 anos em BH e é idealizadora do Prêmio Zumbi de Cultura, além de percorrer vários países.  Professora na UFMG; em quilombos e projetos como: Escola Livre de Artes - Arena da Cultura e Valores de Minas. Júnia atuou em vários espetáculos como atriz e também como cantora. O Livro Herdeiros de Zumbi – Homenageados com o Prêmio Zumbi de Cultural -Cia Baobá Minas, é um marco como pesquisadora e escritora. Tem atuação no cinema e trabalhos de videoclipe e videodança onde, além de performer, assina a direção, escreve poemas e roteiro.

 

Paulo Santos é músico, multi-instrumentista, co-fundador do grupo Uakti no qual atuou por 37 anos. Lançou em março/2022 seu segundo álbum solo, “Chama”, pelo selo Sesc SP. Criou e cria várias trilhas sonoras em filmes e afins.  Tem colaborações com Benjamim Taubkin, Hurtmold, Palavra Cantada e Juçara Marçal, entre tantos.

 

 

 

 

 

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