sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Cemig é parceira do MPMG no desenvolvimento de programas voltados para a promoção da cidadania

 


Além dessas iniciativas, Companhia também assinou termo para realização, em conjunto com o órgão, do projeto MP Itinerante. 

 

 

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e o presidente do Conselho de Administração, Márcio Utsch, assinaram, nesta terça-feira (28/09), o termo de adesão da Companhia aos Programas Caminhos e Cidadania em Rede, desenvolvidos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os projetos, que fazem parte de uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), contam com o apoio e o incentivo de diversas empresas para a realização das ações e atividades propostas que são voltadas para a promoção da cidadania e o fortalecimento comunitário. 

 

A agenda, que ocorreu na sede do MPMG em Belo Horizonte, teve as presenças do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; do coordenador de Inclusão e Mobilização Social do MPMG, promotor Paulo César Vicente de Lima; do Juiz do TJMG, Sérgio Cordeiro Caldas Fernandes; e da diretora-presidente do CeMAIS, Marcela Giovanna. 

 

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destacou a proposta dos programas e ressaltou a satisfação em ter a Cemig participando da iniciativa. “Essas parcerias são muito importantes porque, de fato, com a atuação de diversas frentes, a gente acredita que pode trazer um melhor resultado. Esse é o tipo de projeto que, ao unir esforços, pode transformar a vida de uma pessoa”, afirma.  

 

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a todas as empresas, escritórios, associações e tantas outras entidades e estão aderindo aos programas e enfatizou a relevância da parceria com a Cemig tanto para essa iniciativa quanto para as outras que podem vir a ocorrer. “Gostaria de agradecer a Cemig e dizer que nós não vamos abrir mão de parcerias com a empresa que é patrimônio de Minas Gerais, do povo de Minas Gerais”.      

 

Caminhos e Cidadania em Rede 

 

Os programas “Cidadania em Rede” e “Caminhos” buscam articular, mobilizar e fortalecer a rede de apoio e solidariedade de Belo Horizonte, para a realização de ações de cidadania com população mais vulnerável do município. Além disso, os projetos estimulam a atuação entre a sociedade civil, a iniciativa privada e órgãos públicos, visando a inclusão de pessoas por meio do acesso ao trabalho, à cultura e à arte. O Cidadania em Rede tem como público-alvo a Comunidade do Aglomerado Cabana do Pai Tomás e o projeto Caminhos terá, como ponto central, a atuação junto às pessoas em situação de rua, pessoas em conflito com a lei – em liberdade provisória, reincidente ou não − e egressos do sistema prisional. 

 

O presidente do Conselho de Administração, Márcio Utsch, agradeceu a oportunidade que o MPMG deu à empresa de participar de uma proposta tão importante para todos. “Muitas vezes, percebemos que faltam iniciativas e bons projetos os quais podemos apoiar e incentivar. Então, vendo a importância dessa ação, ficamos muito felizes em poder aderir. Espero que tenhamos sucesso e que possamos firmar outras parcerias, em ações futuras, que possam gerar bons resultados na vida das pessoas”, completou.    

 

Consumo consciente 

 

Além do acordo que está sendo firmado para o apoio e incentivo da Cemig na realização dos Programas Cidadania em Rede e Caminhos, a Companhia também assinou um termo de parceria para trabalhar as ações do Programa de Eficiência Energética (PEE) no projeto Itinerante do MPMG. Assim, o projeto MP Itinerante, que leva o acesso aos serviços prestados pelo órgão à população em algumas cidades do estado, passará a contar, também, com propostas que abordam o tema da eficiência energética e redução do consumo de energia, por meio do circuito tecnológico do projeto educacional da Cemig. 

 

As ações conjuntas da Cemig e do MPMG vão permitir ao público e às comunidades contempladas o contato com jogos tecnológicos de cunho educativo sobre a temática de eficiência energética, criando condições para a conscientização, mudança de hábitos e, consequentemente, a redução nas contas de energia.  

 

De acordo com o cronograma, entre fevereiro e novembro de 2022, cerca de 30 visitas estão previstas em cidades de diferentes regiões de Minas. A equipe de profissionais capacitada para realizar o atendimento também oferecerá palestras sobre eficiência energética para o público escolar das localidades que irão receber ações do projeto itinerante do MPMG. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário