Faleceu hoje (06) o Sr. Maurício Vitor Amaral. Maurício faleceu em complicações decorrentes da Covid-19. Maurício estava internado acerca de duas semanas na UTI da Casa de Caridade de Carangola. Em sua penúltima postagem, Maurício cobrava uma terceira dose para os pacientes renais crônicos e transplantados.
Depois de ser diagnosticado com doença renal no início da década passada, Maurício submeteu-se a hemodiálise por mais de um ano, quando os exames acusaram a compatibilidade de um transplante oriundo de sua irmã, Marta Amaral. Marta doou e a operação foi um sucesso. Tão bem sucedida, que Maurício ganhou muito fôlego e não cruzou os braços. Daí pra lá começava uma peregrinação em favor do SUS e do acesso aos pacientes renais e transplantados a tratamento.
Maurício constantemente ia a Brasília reivindicar a causa renal com outros manifestantes, mas na maioria delas, fazia sua luta em favor da coletividade, apenas acompanhado de um megafone e de uma enorme bandeira que era muito estendida na Praça da Liberdade em Belo Horizonte; na entrada principal da Assembleia Legislativa e também nos viadutos de acesso à Praça dos Três Poderes em Brasília.
Maurício também era frequentemente procurado pela grande mídia para falar das dificuldade do pacientes renais, dificuldades essas como a frequente falta de medicamentos chamados imunossupressores que são uma necessidade diária. Numa dessas entrevistas concedida ao Bom Dia Brasil da TV Globo, Maurício relatou a falta do Tacrolimo, um dos medicamentos disponibilizados pelo SUS, mas que por inércia, omissão ou mero descaso do Poder Público, falta nas unidades de distribuição.
O deputado federal Glauber Braga enalteceu a luta de Maurício e externou seus sentimentos aos amigos e familiares de Maurício. O vereador de Belo Horizonte, Dr. Célio Frois, solidarizou-se com a partida de Maurício. A TransVida-MG emitou uma nota de luto por ocasião do falecimento de seu presidente, o Conselho Estadual de Saúde também lamentou a morte de seu membro.
Maurício não tinha filhos e deixa familiares e amigos enlutados e consternados com sua precoce partida. O velório será realizado de 12:00 às 17:00 na Capela Funerária do Em Vida Assistencial. Às 17:00h o corpo será sepultado no Cemitério de Alvorada.
Transcrito Jornal do Vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário