A primeira chuva forte, depois do período de seca e estiagem que aconteceu na noite dessa segunda feira em toda a região da Bacia Hidrográfica do Rio Carangola e de seus afluentes, causou o aumento das águas do Ribeirão São João e a Cachoeira do Grilo em Tombos nos demonstrou seu ressurgimento com um claro sinal de degradação ambiental com a coloração amarelada da água.
Indicativo de práticas agrícolas não conservacionistas com o solo carreado pelas chuvas provocando erosão e empobrecimento das áreas agrícolas e o assoreamento do leito dos córregos, ribeirões e rios.
Essa água que deveria percolar(infiltrar) no solo é carreada para o leito de córregos, ribeirões e rios. Não retribuindo a recarga hídrica no subsolo. Causando um aumento rápido do volume de água nos rios. Porém o solo continua seco, as minas secaram e não ressurgem. Com isso também o causador de enchentes em períodos chuvosos e secas nos períodos de estiagem.
A solução é agir e pensar como o ambiente como um todo. TODO AMBIENTE e não um meio ambiente pela metade. Implantando práticas agrícolas conservacionistas. Proteção de topos de morros, encostas e matas ciliares. Além de plantios em nível e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário