Instituto Nacional de Meteorologia emitiu comunicado válido até esta quarta-feira para regiões que incluem o semiárido mineiro
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas e risco de acumulado de chuvas que abrange 196 cidades de Minas Gerais (veja lista abaixo). Ele é válido entre esta terça-feira e quarta-feira (1) e chega após um longo período de seca e baixa umidade, que assolou o Estado e levou mais de 120 cidades a decretarem emergência.
Para oito cidades de Minas, situadas no Vale do Mucuri, o risco de chuva forte, que devem atingir entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, agora, é maior. São as seguintes: Bertópolis, Carlos Chagas, Crisólita, Machacalis, Nanuque, Pavão, Serra dos Aimorés e Umburatiba. Nestas, também há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Em 196 cidades, o alerta é para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Esses municípios estão situados nas regiões de Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Jequitinhonha e Metropolitana de Belo Horizonte.
O Inmet faz recomendações para o período que incluem evitar enfrentar o mau tempo, observar encostas, desligar aparelhos elétricos e evitar se abrigar debaixo de árvores durante fortes ventos. Em caso de emergências, deve-se fazer contato junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário