Numa releitura do clássico "Édipo Rei", de Sófocles, Luiz Neves Castro evoca a narrativa trágica com poesia, simbolismos e mitos ribeirinhos
Incentivado por uma carta do avô, Edinho retorna a Riopara, cidade marcada pela imponência do Rio São Francisco, paisagens deslumbrantes, velhos casarões, pessoas que protagonizam histórias de intenso realismo fantástico e o som incessante dos apitos que prenunciam a chegada e a partida dos navios a vapor.
Quando menino, todos os dias, Edinho ia ao porto acompanhar a chegada dos navios, sonhando em rever a mãe que o abandonou ainda criança. Na vila, todos comentavam que a espera seria em vão, mas a ingenuidade típica da idade fazia o pequeno insistir no ritual. Após vinte anos, o protagonista de “Onde eu nasci passa um rio” regressa à cidade natal em busca de respostas.
Impulsionado pela força de reencontrar sua mãe desconhecida e movido pelo encanto dos povoados e cidades ribeirinhas, o personagem parte em busca de resgatar o passado e a própria identidade, sem imaginar que o destino lhe reserva um reencontro devastador.
À medida que a embarcação avança de cidade em cidade, a jornada de Edinho é atravessada por encontros, desencontros e reencontros, até que um deles o marca profundamente: o encontro com Maria, uma mulher sedutora, dona de bordel que pouco revela sobre si mesma. O desejo entre os dois surge naturalmente, recrudesce com o passar dos dias e descobrem que estão destinados a viver uma intensa história de amor.
Com lirismo, drama e crítica social, Luiz Neves Castro recria o mito grego em pleno sertão são-franciscano. O romance mergulha nas entranhas do Vale do São Francisco para denunciar a opressão latifundiária, a degradação ambiental e a luta cotidiana das comunidades ribeirinhas. Em meio a tudo isso, o protagonista enfrenta o abandono, o desejo e a força de uma profecia trágica, até o mergulho final no próprio destino.
Desembarque em Riopara e descubra os segredos dessa história!
Você pode receber o livro em casa com brindes, ler com outros influenciadores literários e participar de um debate online com o autor! Quer saber como concorrer a uma vaga? É só se inscrever agora pelo link: https://forms.gle/5yib1JCFLM6XgFVU7
*Aviso de temas sensíveis: abandono parental, luto, incesto.
Conheça mais de Luiz Neves Castro: O autor nasceu em Sento Sé (BA), no sertão do vale são-franciscano. Leitor voraz desde cedo, consumiu toda a literatura infantojuvenil disponível nas bibliotecas das escolas onde estudou. Influenciado por autores como Jorge Amado, José Mauro de Vasconcelos e Graciliano Ramos, desenvolveu uma escrita marcada pela sensibilidade, pelo olhar atento ao cotidiano e pelas suas raízes sertanejas.
Tecnólogo e matemático aposentado, vive hoje em Ribeira do Pombal (BA), tem textos publicados em revistas e antologias, é autor do livro de contos Parabólicas e Mandacarus e mantém o blog Egrégora: Carrancas Literárias.
Instagram: @luiznevescastro
Nenhum comentário:
Postar um comentário