terça-feira, 13 de maio de 2025

"Onde eu nasci passa um rio" recria uma tragédia grega às margens do rio São Francisco


Numa releitura do clássico "Édipo Rei", de Sófocles, Luiz Neves Castro evoca a narrativa trágica com poesia, simbolismos e mitos ribeirinhos

Incentivado por uma carta do avô, Edinho retorna a Riopara, cidade marcada pela imponência do Rio São Francisco, paisagens deslumbrantes, velhos casarões, pessoas que protagonizam histórias de intenso realismo fantástico e o som incessante dos apitos que prenunciam a chegada e a partida dos navios a vapor.  

Quando menino, todos os dias, Edinho ia ao porto acompanhar a chegada dos navios, sonhando em rever a mãe que o abandonou ainda criança. Na vila, todos comentavam que a espera seria em vão, mas a ingenuidade típica da idade fazia o pequeno insistir no ritual. Após vinte anos, o protagonista de “Onde eu nasci passa um rio” regressa à cidade natal em busca de respostas. 

Impulsionado pela força de reencontrar sua mãe desconhecida e movido pelo encanto dos povoados e cidades ribeirinhas, o personagem parte em busca de resgatar o passado e a própria identidade, sem imaginar que o destino lhe reserva um reencontro devastador. 

À medida que a embarcação avança de cidade em cidade, a jornada de Edinho é atravessada por encontros, desencontros e reencontros, até que um deles o marca profundamente: o encontro com Maria, uma mulher sedutora, dona de bordel que pouco revela sobre si mesma. O desejo entre os dois surge naturalmente, recrudesce com o passar dos dias e descobrem que estão destinados a viver uma intensa história de amor. 

Com lirismo, drama e crítica social, Luiz Neves Castro recria o mito grego em pleno sertão são-franciscano. O romance mergulha nas entranhas do Vale do São Francisco para denunciar a opressão latifundiária, a degradação ambiental e a luta cotidiana das comunidades ribeirinhas. Em meio a tudo isso, o protagonista enfrenta o abandono, o desejo e a força de uma profecia trágica, até o mergulho final no próprio destino. 

Desembarque em Riopara e descubra os segredos dessa história!  

Você pode receber o livro em casa com brindes, ler com outros influenciadores literários e participar de um debate online com o autor! Quer saber como concorrer a uma vaga? É só se inscrever agora pelo link: https://forms.gle/5yib1JCFLM6XgFVU7   

*Aviso de temas sensíveis: abandono parental, luto, incesto. 

Conheça mais de Luiz Neves Castro: O autor nasceu em Sento Sé (BA), no sertão do vale são-franciscano. Leitor voraz desde cedo, consumiu toda a literatura infantojuvenil disponível nas bibliotecas das escolas onde estudou. Influenciado por autores como Jorge Amado, José Mauro de Vasconcelos e Graciliano Ramos, desenvolveu uma escrita marcada pela sensibilidade, pelo olhar atento ao cotidiano e pelas suas raízes sertanejas. 

Tecnólogo e matemático aposentado, vive hoje em Ribeira do Pombal (BA), tem textos publicados em revistas e antologias, é autor do livro de contos Parabólicas e Mandacarus e mantém o blog Egrégora: Carrancas Literárias. 

Instagram: @luiznevescastro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário