quinta-feira, 3 de abril de 2025

Confiram no Panfleto as Promoções dos Supermercados Marinho para essa sexta feira. Sexta Imbatível

Promoção Horti Fruti e Natural nos Supermercados Marinho

Confiram as Ofertas, Exclusivas de Inauguração, na Loja Marinho Confort

Confiram as Ofertas da Padaria nos Supermercados Marinho

A ciência por trás do envelhecimento com qualidade de vida

Livro da especialista em longevidade, Fernanda Fernandes, incentiva mudanças de hábitos para quem deseja viver mais e melhor

Se a incessante procura por um elixir da juventude já levou pessoas a extremos, como seguir dietas milagrosas e se submeterem a tratamentos estéticos que prometem resultados imediatos, chegou a vez de olhar para dentro, e entender como hábitos cultivados dia após dia influenciam no envelhecimento. A prevenção primária e a compreensão profunda do funcionamento do corpo, são, segundo a naturopata nutrologista Fernanda Fernandes, premissas para uma vida mais leve, feliz e saudável.

No livro A Fonte da Juventude, a especialista afirma que a vitalidade duradoura está diretamente relacionada à saúde celular, ao equilíbrio metabólico e à suplementação correta. Em 12 capítulos didáticos, ela explora os principais fatores que influenciam positivamente ou não o envelhecimento, desde os processos celulares até o impacto da alimentação no organismo.

Pioneira em estudos e avanços em Neurosuplementação e Estética, Fernanda aponta como determinados nutracêuticos, vitaminas e compostos bioativos podem retardar os sinais do tempo, aumentar a energia e promover uma vida mais equilibrada. Para trazer embasamento às explicações e orientações, ela combina estudos, experiências clínicas e uma visão holística da saúde para destrinchar os fundamentos da longevidade sob a ótica da ciência e da saúde integrativa.

A busca pela juventude é, portanto, uma combinação de esforços para manter tanto a beleza quanto a saúde. Enquanto a aparência externa pode ser um motivador inicial, a compreensão crescente de que a verdadeira juventude vem de dentro — da saúde celular e do bem-estar geral — está mudando a forma como abordamos essa busca. Então visamos justamente explorar essa interseção, oferecendo uma abordagem holística que promove a saúde integral como a base para uma beleza duradoura e autêntica. (A Fonte da Juventude, p. 13)

A autora também discorre a respeito dos mitos e verdades das dietas que ganharam fama na internet, como a cetogênica, mediterrânea e o jejum intermitente, por exemplo. O poder dos antioxidantes no corpo, o funcionamento e papel das células no bem-estar, doenças comuns na contemporaneidade, cuidados com a saúde mental e os avanços da ciência em tratamentos regenerativos também são abordados na obra.

Direcionado a quem deseja mudar hábitos para cultivar uma vida com mais qualidade a curto, médio e longo prazo, A Fonte da Juventude ensina a olhar a saúde de forma mais completa. Um plano de ação pessoal e um checklist diário de hábitos contribuem para guiar o leitor nas escolhas diárias em prol do bem-estar. “Sempre acreditei que a juventude não é apenas uma questão estética, mas um estado de saúde e vitalidade que pode ser cultivado com os hábitos e nutrientes certos”, reforça a especialista.

FICHA TÉCNICA

Título: A Fonte da Juventude
Subtítulo: A Beleza Vem de Dentro
Autora: Fernanda Fernandes
Editora: Faro Editorial
ISBN: 978-6559577590
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 160
Preço de pré-venda: R$ 49,00
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Fernanda Munhoz Fernandes é naturopata nutrologista, especialista em longevidade. Formada em Odontologia, com pós-graduação em Naturopatia e Nutrição para Doenças e Longevidade, é também pioneira em estudos e avanços em Neurosuplementação e Estética. No livro A Fonte da Juventude, que marca sua estreia como escritora, compartilha conhecimentos práticos e científicos, fruto de anos de pesquisa e atuação na área, para orientar os leitores rumo a uma vida saudável e equilibrada.

Instagram da autora: @drafernandafernandesbr


Idas e vindas do amor: um romance juvenil sobre segundas chances

Em "Toda Vez Que Eu Me Apaixono", a escritora Lari Volf aborda as diferentes possibilidades e intensidades das relações

Ágata Mendonça é uma jovem determinada e cheia de sonhos, mas quando se trata do amor o assunto é outro — ela acredita carregar uma maldição geracional. Isso porque todo 1º de agosto as mulheres de sua família se apaixonam por alguém, que após seis meses desaparece. Mas tudo muda quando a protagonista do romance Toda Vez Que Eu Me Apaixono conhece Noah, que diferente dos outros não vai embora. Com medo do abandono, ela tenta esconder os sentimentos que nutre por ele.

Marcada pelas cicatrizes dos relacionamentos anteriores e receosa com a maldição que, até então não havia se concretizado, Ágata entra em um bar, o “Lost Pub”, para tentar esclarecer as ideias. Lá conhece Nelson, um barman e ex-psicólogo, que a aconselha a seguir o próprio coração. Mas quando a jovem está prestes a se declarar a Noah, algo inusitado acontece: um dos rapazes por quem já foi apaixonada no passado ressurge, trazendo à tona sentimentos que estavam adormecidos.

Nem todos os amores são feitos para se viver a vida toda. Alguns duram horas, outros poucos
dias e, às vezes, temos o privilégio de viver alguns meses. O que importa não é o tempo que dura, mas
o quanto se ama... Acredite em mim, sentimentos grandes desse jeito nunca irão acabar. Eles podem ficar
adormecidos dentro do seu coraçãozinho, mas quando é amor de verdade, o tempo e a distância são
meros detalhes... 
(Toda Vez Que Eu Me Apaixono, p. 27)

Inspirada pela poesia de Rupi Kaur e nas ficções de John Green, a escritora Lari Volf incorpora nesta narrativa toques de humor, emoção e dilemas sobre amores que são verdadeiros encontros de almas. Escritos em primeira pessoa, os 35 capítulos, com subdivisões, permitem aos jovens leitores acompanharem diálogos e mensagens trocadas pela protagonista. Um enredo leve e dinâmico, mas que também explora as consequências de escolhas feitas – ou não – sob pressão familiar e social, além da inevitabilidade dos recomeços, seja no amor, vida profissional ou nas próprias relações parentais.

Toda Vez Que Eu Me Apaixono é um romance para todos que já amaram ou buscam experienciar esse sentimento pelo menos uma vez na vida. Para isto perpassa ainda por temas como o medo do abandono, a crença em maldições, não-monogamia, “destino vs. livre-arbítrio”, e faz refletir sobre a universalidade do amor, para além do clichê de “final feliz”.

FICHA TÉCNICA
Título: Toda Vez Que Eu Me Apaixono
Subtítulo: Vivo perigosamente dentro da minha zona de conforto
Autora: Lari Volf
ISBN: 978-65-5872-866-5 
Páginas: 370
Preço: R$ 66,76
Onde comprar: Amazon e Clube de autores

Sobre a autora: Formada em Pedagogia, Geografia e MarketingLarissa Volf Jacente atua como palestrante em eventos literários, e promove o Curso de Escrita Criativa acompanhado do Concurso “Poesia-me”. Agente Territorial de Cultura, pelo Ministério da Cultura, no Paraná – estado de origem – ela também é membro titular e representante do setor de literatura, do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), além de fazer parte da Associação Educacional, Cultural e Artística de Pitanga (AECAPI). 

Além de Toda Vez Que Eu Me Apaixono (2024), Larissa também assina Prefiro Viver Com a Dúvida (2023), livro de ficção, contado em versos poéticos sobre uma garota que se apaixona pelo amigo, e busca indícios de que ele corresponda aos sentimentos.

Instagram da autora: @larivolf
Site da autora: https://sites.google.com/view/larivolf/


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Supermercados Marinho convida a todos para a Inauguração de sua nova LOJA. SUPERMERCADOS MARINHO CONFORT. Nessa sexta feira (4)

 


Experiências de um policial militar na rádio patrulha

Em novo livro de crônicas, cabo Gerson Junior narra momentos intensos de forma descontraída e reforça a importância dos agentes de segurança pública na proteção da sociedade

No trabalho da rádio patrulha, os agentes de segurança pública nunca sabem qual será a missão que os aguarda ao atenderem às mais diversas ocorrências do 190. Perseguições de carro, troca de tiros, casos de violência doméstica e busca por suspeito de roubos fazem parte do cotidiano dos policiais que carregam consigo dois compromissos primordiais: proteger a população e chegar vivo em casa. Este é o dia a dia do cabo Gerson Junior, que relata as próprias experiências no livro de crônicas Rádio Patrulha Auto II.

Dividida em 15 capítulos curtos, a obra narra situações curiosas, perigosas e por vezes engraçadas de uma forma descontraída, sem diminuir a responsabilidade e o rigor do ofício. Os momentos difíceis, como o resgate de uma criança em vulnerabilidade social e a prisão de um homem que havia feito uma idosa de refém, são intercalados por episódios cômicos, durante as discussões para organizar a playlist da viatura, as mentiras óbvias dos suspeitos e a tensão por causa de um carro sem gasolina.

Entre as histórias emblemáticas, a crônica “Não se pode fazer só o básico” simboliza a importância de os agentes sempre estarem atentos a possíveis questões ocultas nas investigações de uma ocorrência, já que somente o “arroz com feijão” pode negligenciar muitas vítimas. Nesta narrativa, o cabo Gerson e sua colega foram à casa de uma mulher depois de receberem uma denúncia de violência doméstica. Quando chegaram ao local, tudo parecia bem, mas estranharam a tranquilidade e descobriram a verdade depois de conversarem com a vizinha: enquanto o homem da casa havia fugido, a companheira tinha escondido os filhos agredidos no quarto para não levantar suspeitas.

Essa é a maior lição que eu tento deixar: faça além do melhor. Faça tudo o que estiver ao seu alcance. Extrapole seus deveres e vá além. Pois, nessa situação, se eu fosse um policial mediano, as crianças ainda estariam reféns dessa situação deplorável. (Rádio Patrulha Auto II, p. 74-75)

Com o lançamento, o objetivo do escritor é aproximar as pessoas de uma realidade que pode parecer distante de quem nunca conheceu os bastidores da segurança pública. Ao imergir nas histórias de um dos mais essenciais programas da PM, Rádio Patrulha Auto II reforça o valor do trabalho dos policiais que, muitas vezes diante da morte iminente, vão às ruas diariamente para defender a sociedade.

FICHA TÉCNICA

Título: Rádio Patrulha Auto II
Subtítulo: A imprevisibilidade continua
Autor: Gerson Junior
ISBN: 978-65-01-22280-6
Páginas: 205
Preço: R$ 59,90
Onde comprar: Loja do autor

Sobre o autor: Conhecido como “soldado” nas redes sociais, Gerson Junior é cabo da Polícia Militar do Paraná. Também estudante de História, é especialista em Segurança Pública, Polícia Comunitária, Inteligência Policial e Polícia Legislativa. Além de ser autor de diversos artigos científicos relacionados a história militar, uso da força policial, educação e direitos humanos, estreou na literatura com o livro “Rádio Patrulha Auto – Onde nada é previsível” em 2022. Agora publica o segundo volume da série de crônicas sobre o cotidiano na PM: Rádio Patrulha Auto II – A imprevisibilidade continua.

Redes sociais do autor:

Instagram: @soldadogerson
Facebook: Soldado Gerson
Linkedin: Gerson Monteiro Junior
Youtube: @radiopatrulhaauto

Site do autor: https://soldado-gerson.lojaintegrada.com.br/

Como surgiram as cantigas de roda? Não sei, só sei que foi assim

Com ilustrações de J. Borges e Pablo Borges, novo livro de Fernanda de Oliveira celebra a diversidade cultural ao contar causos sobre as músicas mais populares da infância brasileira

Contrarides, o homem mais mal-humorado da Ilha de Marajó, sonhou com uma profecia e foi resgatar a amada. Viu uma jovem indígena em apuros nas águas e a salvou, junto de seus animais de estimação: dois sapos-cururu, que passaram a viver à beira do rio. Já na Catalunha, Araquídia  era conhecida pelas estranhas promessas. Um dia, disse que a paróquia da cidade precisava estar pronta em um ano, mas, poucos minutos antes do prazo, percebeu um sino faltando no topo. Ela então propôs uma torre humana e a escalou para cumprir com o horário. Depois disso, foi apelidada de Dona Aranha. Como essas situações se tornaram cantigas de roda? Não sei... Só sei que foi assim.

Com uma homenagem a Ariano Suassuna e às mirabolantes histórias de Chicó, Fernanda de Oliveira torna a famosa frase de “Auto da Compadecida” em título de um projeto literário dividido em dois volumes. Além de Sapo-Cururu e Dona Aranha, Só sei que foi assim, vol. 2 – a publicação mais recente da saga – narra as origens de Papagaio Louro, Alecrim Dourado, Terezinha de Jesus, Na Bahia Tem, Borboletinha, A Galinha do Vizinho e Carneirinho, Carneirão. Também há um conto surpresa sobre Ninoca, uma telefonista com talento nato para as anedotas e que criou tantas outras canções.

Dizem que o casal deu às filhas os mesmos nomes das galinhas, para lhes prestar uma homenagem, pois graças às penosas é que puderam conviver mais em seus quintais abertos, acabando por se apaixonar. Bom, os nomes das gêmeas serem Crizelda e Tibúrcia já acho meio difícil, mas que as duas compuseram juntas a música “A galinha do vizinho”, aí eu tenho garantia. E entre certezas que se avizinham dela, só sei que foi paralelamente assim. (Só sei que foi assim, p. 55)

As peripécias narradas em tom de fofoca celebram a diversidade brasileira ao ambientar enredos em todas as regiões, de Norte a Sul. Com 21 xilogravuras de J. Borges, um dos mais importantes artistas populares do país, e do filho Pablo Borges, a obra destaca a figura dos ciganos, a trajetória dos bandeirantes, a influência espanhola no país, as práticas alimentares e os diferentes dialetos.

Produzido a partir de uma extensa pesquisa sobre os hábitos de várias partes do Brasil, o livro dá continuidade ao primeiro volume e busca unir famílias ao dialogar com uma memória musical compartilhada por todos desde a infância. Para isso, as páginas apresentam QR Codes que conduzem às cantigas. Com arranjos de Giordano Pagotti e voz da própria Fernanda de Oliveira, as canções também homenageiam a cultura ao atravessar gêneros como xote, frevo, forró, maxixe, catira, baião, samba e toada.

Os textos valorizam o repertório estético do leitor, da criança ao adulto, por trazer uma linguagem rica e até rebuscada. “É um projeto que visita a história de cada brasileiro, quando envolvemos a produção da pamonha e do sabão, quando falamos da nossa caatinga, nossas lendas, nossa natureza, das grandes fazendas do interior, das ladeiras de Salvador, dos búfalos de Marajó, entre outros”, explica a autora. Também conhecida como Fê Liz, ela faz jus ao apelido por sempre trazer um final feliz, típico do universo extraordinário e inocente da infância.

FICHA TÉCNICA

Título: Só sei que foi assim, vol.2
Autora: Fernanda de Oliveira
Editora: Melhoramentos
ISBN: ‎978-6555397857
Páginas: 72
Preço: R$ 55,90
Onde comprar: Amazon 

Sobre a autora: Conhecida como Fê Liz, Fernanda de Oliveira é escritora, compositora, cantora e produtora de peças de teatro com mais de 25 anos dedicados ao público infantojuvenil. Nascida em Brasília, atualmente mora em Copenhague, na Dinamarca, e realiza atividades culturais de aproximações entre o Brasil e diversos lugares do mundo. É autora de 37 obras infantojuvenis e já foi reconhecida por importantes instituições e projetos, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Selo Cátedra Unesco de Leitura da PUC-RIO, o PNLD e o selo AEILIJ, da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Por meio dos livros “Só sei que foi assim, vol. 1” e Só sei que foi assim, vol. 2, promoveu uma exposição homônima no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, que também será feita na Embaixada do Brasil em Copenhague.

Redes sociais da autora:

Instagram: @fernandinhaoliveira | @fe.feliz
Linkedin: Fernanda de Oliveira
Facebook: /felizdeoliveira
Youtube: @canaldafeliz

Site da autora: www.fernandadeoliveira.com


Rede de Água da Semasa Rompe mais uma vez na Rua Santa Luzia em Carangola no final da tarde dessa quarta feira. Atenção. Evitem motoristas o local. Riscos.

 

Rede de Água da Semasa Rompe mais uma vez na Rua Santa Luzia em Carangola no final da tarde dessa quarta feira. Atenção. Evitem, motoristas, o local. Riscos.
Atenção os Bairros atendimentos por essa rede. Economizem água. Sem abastecimento. Parte do Centro até Lacerdina. 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Salmos contemporâneos em poesia de cordel

Editora Rocco lança "NoviSalmos", do pastor e cordelista Fábio Sombra, livro de reflexões espirituais e bíblicas

NoviSalmos surgiu de uma história de superação. Em 2024, o escritor, pastor e mestre cordelista Fábio Sombra teve o pé direito amputado e perda significativa da visão após ficar quase um mês internado em estado grave. Na cama do hospital, apenas com um tablet em mãos, ele se inspirou na própria recuperação para escrever um novo olhar sobre o papel da fé em momentos difíceis. Resultado: um devocional em formato de salmos modernos e narrados em poesia de cordel, que chega aos leitores pelo novo segmento cristão da Editora Rocco.

Os cordéis deste livro remetem a reflexões pautadas nas orações e cânticos bíblicos, mas com todo o lirismo e musicalidade da linguagem popular brasileira — daí o subtítulo Novos Salmos para novos tempos. Assim, o leitor vai encontrar versos rimados sobre questões do mundo atual, como ansiedade e depressão, opressão social, preconceito, autismo, adoção e padrões viciosos (alcoolismo, cigarro e jogos, por exemplo). Além, é claro, de louvores sobre amor, gratidão, esperança, família, trabalho, saúde, entre outros assuntos do cotidiano.

Que a doença não impeça
Que nas horas de aflição,
De fraqueza e enfermidade,
Desconforto e privação
Nunca eu perca a fé profunda
Que preenche, ocupa e inunda
Minha alma de cristão.
(NoviSalmos, salmo “Recobrar a saúde, p.30)

Diferente de outros devocionais datados, esta edição oferece uma diagramação livre, sem dias engessados, para estimular o início da leitura em qualquer página ou momento do ano. Cada poema acompanha um comentário do autor, e, ao final, há um glossário com dez curiosidades sobre os 150 salmos originais da Bíblia. “Mais que uma leitura, NoviSalmos é um irresistível convite à contemplação do que realmente torna a vida significativa e linda de viver”, comenta a pastora, cantora gospel e influenciadora digital Helena Tannure em uma carta de apresentação.

Pesquisador da cultura popular brasileira, com uma carreira consolidada na literatura nacional, Fábio Sombra transforma a tradição bíblica em um testemunho poético sobre resiliência — e, sobretudo, a importância de cada um cultivar a espiritualidade para restaurar a força interior. Esta obra une a cultura do cordel brasileiro à essência da vida cristã, que reforça o compromisso da Editora Rocco em expandir seu catálogo para novos públicos.

Ficha técnica:
Título: NoviSalmos
Subtítulo: Novos salmos para novos tempos 
Autor: Fábio Sombra
Editora: Rocco (cristão)
Edição: 1ª/2025
Gênero: Devocional; literatura em cordel
ISBN do livro físico: 978-6555325-157
ISBN do livro digital: ‎ 6555325-151
Número de páginas: 208
Preço: R$ 69,90

Onde encontrar: Amazon | Rocco E-Commerce| Principais livrarias do Brasil

Sobre o autor: Fábio Sombra  – o “pregador poeta” – é formado em Direito, tem formação livre em teologia e uma especialização no livro do Apocalipse (Revelation) pelo DTS, Dallas, Teological Seminar, USA. É pastor credenciado e com formação pastoral pela Convenção de Pastores do Brasil. Autor de mais de 50 livros dirigidos ao público infantil e juvenil, Fábio Sombra escreveu e ilustrou duas outras obras cristãs: o Antigo e o Novo testamento em cordel pela editora Geográfica. Suas obras “A vida de Jesus em versos de cordel” e “Histórias do Antigo Testamento em versos de cordel” foram as vencedoras, em 2022 e 2024, do prestigioso Prêmio Areté, o “Jabuti” das obras cristãs no Brasil. Fábio também é carioca e vive na cidade do Rio de Janeiro.

YouTube: @fabiosombra 
Instagram: @fabsombra

Sobre a Editora Rocco

Criada em 1975 por Paulo Rocco, a Editora Rocco é uma das maiores e mais importantes do país. Em sua trajetória, lançou títulos e autores marcantes e foi uma das pioneiras no segmento de livros para o público jovem. Aos 50 anos de muitas histórias, a Rocco é a casa editorial de grandes nomes da literatura como Clarice Lispector, J.K. Rowling, Thalita Rebouças, Suzanne Collins, Margaret Atwood, Alice Oseman, Fredrik Backman, Anne Rice, Nilton Bonder, Ruth Ware, Frei Betto, Miriam Leitão, Lauren Roberts, Won-pyung Sohn e de muitos outros incríveis autores, de diferentes gerações. Além da reconhecida qualidade literária, o catálogo da Rocco reúne cerca de 2.200 títulos sobre temas e gêneros diversos, de gastronomia a negócios, da crônica de viagem à biografia, passando por filosofia, história, ciência e religião.

Rocco – Instagram: @editorarocco  | TikTok: @roccoeditora 
Facebook: @editrocco | Twitter/X@editorarocco 

Escritora Paula Furtado lança o livro infantil "O papagaio mentiroso"


A escritora infantil e psicopedagoga Paula Furtado fará o lançamento de seu novo livro “O papagaio mentiroso”, publicado pela editora Girassol. A narrativa poderá ser encontrada nas principais livrarias físicas e virtuais do País a partir de 1º de abril.

Por meio dos personagens Seu Verdão, Dona Mariquinha, Ritinha, Binho e o papagaio Matraca, que vivia inventando mentiras, a narrativa traz às crianças, a partir de um espaço educativo e terapêutico, os resultados e confusões que podem ser causados com amigos, familiares e até com si próprio por não falar a verdade.

“Até os seis anos, as crianças têm dificuldade em distinguir a fantasia da realidade, o que faz com que, muitas vezes, acreditem em suas próprias mentiras. Por isso, quis aproveitar a data e abordar o tema de uma forma que elas entendam que não devem inventar histórias falaciosas, mas que podem usar a criatividade, assim como o protagonista do livro, de maneira positiva, sem obter benefícios por meio da mentira”, explica Paula.

A obra ainda apresenta ilustrações coloridas de Carol Juste que enriquecem e complementam a narrativa de forma a entreter visualmente os pequenos ao transmitir importantes lições sobre o tema.

“O papagaio mentiroso” permite um trabalho psicopedagógico, em grupo e individualmente, ao trazer à tona assuntos como confiança, honestidade e as consequências dos próprios atos de uma forma acessível e educativa. A obra ainda oferece a oportunidade de leitura para pais e educadores, ajudando-os a compreender melhor as fases do desenvolvimento infantil e lidar, de forma eficaz, com a mentira na infância.

O livro será lançado no dia 1º de abril na Piu Piu Escola de Educação Infantil e Berçário, localizada na Av. Mal. Juarez Távora, 248, no Morumbi, em São Paulo, das 18h às 20h. Na ocasião, a autora realizará uma contação de histórias e estará disponível para autógrafos às 18h com as crianças. Às 19h, ela dará uma palestra para pais e educadores sobre a importância de contar histórias no contexto terapêutico.

Sinopse

Na floresta, havia uma família de papagaios muito amorosa e tagarela: Seu Verdão, Dona Mariquinha, Ritinha, Binho e, bem, Matraca! Ele falava, falava e falava sem parar, contando mentiras até para o ar. As mentiras eram tantas que ninguém mais acreditava em uma palavra de Matraca, e, por isso, Dona Mariquinha vivia sempre chateada. Até que um dia, Ritinha decide ensinar uma lição ao irmão... Como será que ela resolveu toda essa confusão?

Serviço

Lançamento do livro “O papagaio mentiroso”

Editora: Girassol

Escritora: Paula Furtado

Ilustrações: Carol Juste

Número de páginas:  16

Formato:  19,5 x 26,5 (brochura)

ISBN:  978-65-5530-875-4

Valor de venda: R$ 32,90

Onde encontrar:  Nas livrarias físicas e virtuais do País

 

Sobre Paula Furtado

Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino, e já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.

Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino pública e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.

Como autora, Paula completa seu trabalho escrevendo diversos livros infantojuvenis (100 obras até o momento) e, dentro de suas atuações de jornada literária, também foi coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com a Girassol Brasil e Mauricio de Sousa. A autora complementa suas atividades escrevendo para diferentes revistas de educação sobre temas pedagógicos, além de trabalhar na criação e patente de Jogos Pedagógicos como: Desafio, Detetive de Palavras, De Olho na Ortografia, dentre outros.

ONG reúne mais de 1700 pessoas voluntárias para ensinar inglês gratuitamente a jovens da rede pública

 



CIDADÃO PRÓ-MUNDO


Aluna da Cidadão Pró-Mundo conquista novo emprego por meio do inglês e retorna para atuar como voluntária

O voluntariado é um ato poderoso de doar tempo, conhecimento e amor a quem mais precisa. As pessoas se tornam agentes de transformação na vida de outras, mas também experimentam uma profunda mudança interior. A solidariedade eleva a autoestima, promove o bem-estar e o aprendizado contínuo. A boa notícia é que essa atividade aumentou nos últimos anos e cada vez mais brasileiros estão engajados. A última Pesquisa Voluntariado no Brasil mostrou que, em 2021, 34% da população fazia alguma ação voluntária. Em 2011, esse número era de 11% e em 2001 apenas 8%. 

As atividades realizadas pelos voluntários também passaram por mudanças. Enquanto algumas áreas registraram uma redução entre 2011 e 2021, a área de “Educação e ensino (alfabetização, reforço escolar, idiomas)” se destacou pelo crescimento. Esse aumento reflete a percepção de que a educação é um pilar para um futuro melhor, sendo uma das principais motivações para o voluntariado. 

A analista financeira Gabriela Pereira, de 32 anos, faz parte do aumento deste número. Formada em Administração, Gabriela teve mudanças em sua vida graças ao inglês, aprendido por meio do voluntariado na CPM, e viu na própria organização uma forma de retribuir a oportunidade que teve.

“Sempre quis dedicar um pouco do meu tempo ao trabalho voluntário, era um objetivo pessoal também. Eu pensava: quando ficar menos corrido, eu vou. A verdade é que não fica menos corrido, a gente se compromete e faz acontecer. Quando parei para pesquisar instituições, pensei: por que não contribuir com aquela que me deu uma das maiores oportunidades da minha vida? Para mim, era uma forma de reciprocidade e gratidão”, compartilha Gabriela.

Há mais de um ano, atua como voluntária na Cidadão Pró-Mundo (CPM), organização sem fins lucrativos que há mais de 25 anos oferece cursos gratuitos de inglês para estudantes de escolas públicas e bolsistas. A CPM conta com um time de 1.739 voluntários, distribuídos entre funções de professores e equipe administrativa. A maior parte são mulheres (71%), e 92% possuem ensino superior ou pós-graduação. Muitos voluntários encontram na CPM uma oportunidade de contribuir para a sociedade e oferecer a outros jovens as mesmas oportunidades que tiveram. 

Gabriela ainda não é professora de inglês, apesar de já ter a certificação de Cambridge, que foi possível por meio do Qualify, um curso de um ano da CPM que prepara para a certificação. Ela atua como voluntária na área que coordena o processo de recrutamento e seleção dos alunos.  

O inglês como mudança de vida

O inglês sempre foi um dos objetivos da jovem, pois seria uma maneira de abrir portas e aumentar as oportunidades. Após frequentar escolas de idiomas, a analista teve que parar, devido a dificuldades financeiras e de carga horária. Foi então que conheceu a CPM por meio de uma amiga. 

“A CPM impactou a minha vida de muitas formas. Ainda impacta e muito, principalmente agora que eu estou do outro lado como voluntária. Fazer parte vai muito além de estudar inglês, é uma experiência, uma troca que você leva para a vida. Até hoje eu me recordo dos meus professores e sou grata aos voluntários que me receberam. Na CPM, temos oportunidade de aprender sobre resiliência, maturidade, inclusão, diversidade, sobre como lidar com as adversidades em diversas situações da vida. E isso graças a dinâmica e a política do curso”.

 A CPM conta com oito unidades presenciais e também oferece aulas à distância, permitindo que voluntários de diferentes localidades, inclusive de outros países, contribuam remotamente. A experiência de voluntariado na organização não se limita ao ensino do idioma, é também uma oportunidade de troca entre diferentes gerações, de aprendizado mútuo e de trabalho em equipe, uma vez que vários professores se revezam para ministrar as aulas.

Além de oferecer uma oportunidade educacional para os alunos, a CPM é um espaço de crescimento para os próprios voluntários. Ao compartilharem seu conhecimento e paixão, eles retribuem à sociedade, adquirem outras habilidades e fortalecem seus propósitos. A dedicação dos voluntários da CPM tem sido a força motora para a transformação na vida de tantos estudantes e demonstra o poder da retribuição social. Essa energia inspiradora dos voluntários e o brilho nos olhos dos alunos quando aprendem algo novo, incentivam outros a se juntarem à iniciativa.

“Não tenho dúvidas de que o inglês foi um diferencial no meu currículo. Acredito que a educação transforma vidas e o inglês abre portas. Graças a ele, atualmente eu trabalho em uma empresa Global e que tem sede na Índia. Agora com a minha primeira certificação, vou voar. Estou muito orgulhosa”, afirma Gabriela.

Seja um voluntário! 

Para atuar como volunteacher (professor voluntário de inglês) na CPM, é necessário ter conhecimento do idioma e disponibilidade para ministrar entre seis e oito aulas por semestre, incluindo a preparação de materiais antes e depois das aulas, sem a necessidade de experiência prévia em ensino, pois a ONG oferece capacitação para garantir a qualidade. A idade mínima para se candidatar é de 16 anos. Há também a opção de ser da equipe administrativa, como comunicação, área financeira, gente e gestão.  

As inscrições são abertas duas vezes por ano, nos meses de maio e outubro, e ficam disponíveis nas redes sociais e site da ONG. A organização possui oito Unidades de Ensino físicas em diversas localidades, incluindo Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Diadema – Bloomberg (SP),  Mauá – Cabot (SP), na cidade de São Paulo nos bairros Jabaquara – Pinheiro Neto Advogados,), Tatuapé – Citi + Esperança, Vila Sônia – Instituto Ana Rosa, Capão Redondo e também oferece atendimento virtual em todo o país.

Sobre a Cidadão Pró-Mundo 

Há mais de 25 anos, a Cidadão Pró-Mundo oferece cursos de inglês gratuitos e de alta qualidade para jovens e adultos de escolas públicas e bolsistas. Em 2024, a organização sem fins lucrativos atendeu mais de 2.300 estudantes com o apoio de mais de 1.700 voluntários ativos e 21 empresas parceiras, cumprindo sua principal missão de promover a inclusão social e profissional. A organização possui oito Unidades para cursos presenciais e oferece capacitação on-line para todo o Brasil. Os estudantes que concluem o curso regular alcançam o nível B1 de proficiência em inglês, mas para quem deseja continuar se aperfeiçoando, a ONG oferece o CPM Qualify, um curso preparatório de um ano para a certificação internacional da Cambridge. Para fazer a diferença na vida de mais pessoas, acesse www.cidadaopromundo.org.br.


Confiram os nossos Roteiros de 2025/2026 da Rota do Café e Cachaça e suas Conexões e VEM COM A GENTE.


VEM COM A GENTE em nossas saborosas, emocionantes e deliciosas aventuras da Rota do Café e Cachaça e suas Conexões.

Você gosta de Aventuras? Junte o seu grupo e Vem com a Gente 

Roteiros 2025/2026:

- Rota do Café e Cachaça(Caparaó/Pico da Bandeira, Matas de Minas, Montanhas Capixabas e Conilon ES - Cafés Especiais, as Cachaças Artesanais de Alambique e suas Conexões). 

- Conexão Parque dos Puri/Brigadeiro Caparaó. Conexão Aérea Julho 10 a 15

- Jalapão.  De 25 a 30.07 (Férias Escolares JULHO)

- Serra da Canastra - Queijo Canastra de 14 a 18/05.

- Chapada Diamantina BA. Ago

- Estrada Real - Caminho VELHO. Set

- Rota Imperial. Vitória ES a Ouro Preto - Out

- Conexão Santuário de Nossa Senhora Aparecida - Nov 

- Conexão Aérea Curitiba - Equipe 100 Fronteiras Pq dos Puri/ Caparaó Nov 14a23

- 2026

- Conexão Caminhos ao Mar de 29/01 a 01/02.

- Lençóis Maranhense 

- Pantanal 

- Transamazônica 

- Serra da Mantiqueira 

- Cânions, Serra do Rio do Rastro e Vinhos Sul SC/RS

- Roteiros Personalizados. De acordo com sua disponibilidade e de seu grupo.

(32)984-887-230

@vem_com_a_gente

@xykoeocombatente

#jeep

#utv

#quadri

#moto

#4x4