segunda-feira, 31 de março de 2025

Pneu estoura e causa grande prejuízo. Espalhando café na pista na MGC 482 na Serra da Batata - Fervedouro/Carangola.

 

O pneu de um caminhão estourou. Soltando o recape que atingiu exatamente o local de descarga dos materiais da carroceria do caminhão que estava transportando café que espalhou pela pista até o motorista conseguir parar com segurança e continuou a descarregar e espalhar uma montanha de café de cerca de 15 sacas até o momento que passamos pelo local. Em um valor estimado de R$30.000,00 até então. 

O motorista comunicou ao proprietário da carga que se dirigiu ao local para as providências. Já que a carga total deveria ser de 150 sacas. Com valor em quase de R$300.000,00.

Foram apenas danos materiais. Seguimos nosso destino. Já que tudo estava sendo encaminho a se resolver. 




Motorista faz conversão irregular sem sinalizar e, não tivemos como evitar, um pequeno acidente aconteceu na Rua Principal de Bela Vista. Felizmente foi só o susto e pequenos danos materiais.

 

No início da tarde dessa segunda feira nos dirigiamos para casa e eis que uma motorista à nossa frente fez uma conversão irregular sem sinalizar e inevitavelmente aconteceu uma pequena colisão lateral. Nós, Eu e Luísa, na moto fomos ao chão e a motorista do veículo nada sofreu fora o susto. Foram pequenas escoriações e pequenos danos materiais.

Agradecer o livramento e redobrarmos todos a atenção no trânsito. 

domingo, 30 de março de 2025

Confirmado. A Rota do Café e Cachaça será tema de reportagem do Programa Giro Brasil com a Jornalista Kelley Vieira Ambrósio na TV CULTURA em Rede Nacional. Mais um prêmio e reconhecimento, lá de fora, ao nosso trabalho de promover toda a região e o Brasil.

 


 - "Ventos contrários não impedem grandes navegadores de seguirem em frente. Ajuste suas velas para que o vento ao contrário o impulsione para frente. Pois nem sempre os ventos sopram a favor e é preciso conhecimento e determinação de onde se quer chegar. Então não deixem que o vento contrário os impulsione para trás. Use- o a seu favor e siga em frente. Sempre em frente."

- "Podem cortar todas as folhas, galhos e flores. Mas não irão impedir a força do Xyko Éocombatente e da Rota do Café e Cachaça". 

By Xyko Éocombatente


Muitas das vezes pensamos em desistir. Não tem sido fácil o nosso trabalho de promover toda a região e o Brasil. Mas, quando menos se espera, vem lá de fora o reconhecimento dessa criação que tem destacado nossa região.  São inúmeros prêmios, divulgações e reconhecimentos. Mesmo que, lá de fora, como nossos participantes, que são muito importantes e maior do que a pequenez de nossos gestores da região. Esses, que fazem de conta que fazem alguma coisa. Nada criam, promovem ou incentivam. Com isso nossa região perde inúmeras oportunidades. Porém, para contrapor essa pequenez e mente tacanha de nossos gestores, tem aqueles que nos prestigiam. Colocando nossa região em destaque com esse nosso trabalho, a Rota do Café e Cachaça, que promove toda a região e o Brasil inteiro com suas Conexões. 

Abrir o ZAP e ver essa mensagem de uma das mais reconhecidas jornalistas especializadas que se convida para estar com a gente. É maior que tudo. Esquecemos a tristezas e as dificuldades e vamos em frente. Pois o que criamos é estupendo e já tem o seu reconhecimento, mesmo que lá de fora, importante que nos ajuda a criar e promover toda a região e o Brasil e agora recebemos a confirmação dessa importante realização: A Rota do Café e Cachaça será tema de reportagem do Programa Giro Brasil com a Jornalista Kelley Vieira Ambrósio na TV CULTURA em Rede Nacional. Mais um prêmio e reconhecimento, lá de fora, ao nosso trabalho de promover toda a região e o Brasil. 

E você? Quer conhecer? Vem com a gente

 A Rota do Café e Cachaça - Caminhos do Caparaó / Pico da Bandeira - é um percurso variado por estradas de terra  por toda a região das 3 Divisas MG/RJ/ES. O percurso e eixo principal é dividido em 7 roteiros em 7 etapas com cerca de 500 km cada de estradas de terra,  belíssimos lugares pitorescos e atrações gastronômicas de toda essa região. Totalizando 3500km de percurso e destaca a produção do mais genuíno produto brasileiro: A cachaça artesanal de alambique. Destaca também a produção do premiado café das montanhas. A produção de derivados de cana. A produção de doces, artesanatos, derivados de leite e queijo e a produção de derivados de suínos com força total e tradição na região. Pelo País os maiores atrativos de todo o Brasil e toda a América do Sul. 

Rota do Café & Cachaça - Caminhos do Pico da Bandeira é uma viagem e aventura em busca do conhecimento e das histórias e tradições na produção dos premiados Cafés das Montanhas, as melhores e saborosas cachaças artesanais de alambique e os saborosos queijos e doces nessa região produzidos. Onde os participantes vão: Surfando nessas belíssimas montanhas e se deliciando com as mais tradicionais cachaças artesanais de alambique e o premiados Cafés das Montanhas.

Em todo o seu percurso os participantes vão surfando pelas belíssimas montanhas e se deliciando com essas maravilhas gastronômicas produzidas (Café & Cachaça). Além de promover e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento do turismo rural sustentável, a economia solidária, o turismo de aventura, a agricultura familiar, as belezas, histórias e riquezas naturais.

2024 foi um ano inteiro cheio de prêmios e reconhecimentos.  São 10 anos de realizações e a  Rota do Café e Cachaça foi e é destaque. Comemoramos, vibramos e agradecemos pelas imensas  Bençãos e Glórias recebidas.

Confiram esses Destaques:


- Destaque no SBT em Rede Nacional - SBT BRASIL com Luísa Nogueira, Play no Agro e Plata Digital no Programa CAFE BRASILEIRO. UMA PAIXÃO MUNDIAL. - Clique no link para assistir a reportagem no SBT Brasil: https://youtu.be/zvGXNIOCr_s?si=vtT435UGEouKTNMI


- No Site do Silvan Alves em Muriaé e região. Clique nos links a seguir: https://silvanalves.com.br/site/?p=467486


- Destaque na TV ZM de Muriaé com Gregório José e Luciana Archete. - Clique no link a seguir para assistir a reportagem, a partir dos 40min e 25s, na TV ZM: https://www.youtube.com/watch?v=wdBLe1Qu5vg


Não poderíamos deixar de registrar também e agradecer ao repórter Alessandro Boiah que destacou a Rota do Café e Cachaça maravilhosamente anteriormente.


Clique no link para conferir a reportagem:  https://youtu.be/ZanhspXare4?si=hyZP5XYGyI45K8ha


Reiteradamente agradecer à Luísa Nogueira a participação e a divulgação do PLAY no AGRO na GLOBOPLAY e no Alterosa Rural essa grande reportagem sobre a Rota do Café e Cachaça. Clique no Link e à partir dos 7’42“assista mais essa grande reportagem que é destaque nesses 2 grandes Canais de Comunicação: - https://globoplay.globo.com/v/11432852/?s=0s


Outros destaques importantes nessa nossa comemoração dos 10 anos da Rota do Café e Cachaça foram as publicações, participações e divulgações:


- Jornal Mais OFF ROAD 4x4 em várias publicações e um Destaque Especial comemorando os 10 anos


- Revista da ANPAQ  e Jornal da ANPAQ na 31ª Expocachaça(2022) e na 33ª Expocachaça(2024)


- Convite e participação na RURALTUR – Feira Nacional de Turismo em Venda Nova do Imigrante(ES) em 4 edições.


 


Outros Destaques Importantes:


 


- Prêmio Nacional de Turismo 2019 do Ministério do Turismo na Categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo e o Desenvolvimento(habilitada)




- Divulgação no Site do Programa Internacional Brazilian Farmes da CNA/ SENAR (Confederação Nacional da Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem rural). Confiram clicando no link https://brazilianfarmers.com/news/coffee-cachaca-and-adventure-a-route-through-minas-gerais/




Mais um grande motivo para celebrar, agradecer e comemorar. A parceria com a CAN AM e a QUADRIJET em BH. Outras parcerias em curso para ajudar a promover todo o nosso Brasil e América do Sul. 

Obrigado a esses gigantes que nos agigantam. Sonho que se sonha junto é realidade e obrigado a todos que participam, incentivam e nos permitem sonhar,  criar e realizar. 


Vem com a Gente


Nossos Roteiros Off Road de Destaque. Atendendo as expectativas e a demanda de nosso público que nos prestigia, participa, incentiva e nos acompanha é essa seguir. VEM COM A GENTE:


- Rota do Café e Cachaça e suas Conexões pelo Brasil e América do Sul.  


- Conexão Jalapão TO


- Conexão Serras Gerais GO


- Conexão Chapada dos Veadeiros GO


- Conexão Cânions e Serra do Rio do Rastro SC/RS


- Conexão Chapada das Mesas


- Conexão Serra da Canastra


- Conexão Estrada Real


- Conexão Rota Imperial


- Conexão Chapada Diamantina BA


- Conexão Bonito MS


- Conexão Transamazônica AM


- Conexão #ETudolouco– Sâo Thome das Letras, Luminárias e Carrancas.


- Conexão Serra da Mantiqueira MG/RJ/SP


- Temos também a opção de Roteiros Personalizados: Você tem um desejo de conhecer algum outro Roteiro? Nós preparamos e organizamos o roteiro dos seus sonhos para você e o seu grupo.


🎯 🔆Aqueles lugares maravilhosos. Aqueles  emocionantes rallies, passeios, expedições, trilhas e eventos ON e OFF ROAD 4x2 e 4x4, que você vê na TV, a gente promove na mais diversas conexões por todo o País e América do Sul. VEM COM A GENTE




Éocombatente Adventure - VEM COM A GENTE


Agência de Turismo Receptivo, Eventos, Divulgação, Expedições e Aventuras.


Francisco Cabral/Xyko Éocombatente


Empreendedor, Divulgador e Criador de Roteiros Turísticos


Agente de Turismo Rural Senar - Matas de Minas.


🎯Quer conhecer e participar de nossos Roteiros? Entre em Contato e Vem com a Gente! 📌📲


🔍📌📲(32)984-887-230 🔍🔎@vem_com_gente


 


Viva cada experiência, aventure-se. Vem com a Gente🎯


Obs. Se você não tem veículo off road. Nós também temos a solução. Fazemos o seu transporte, nessas emocionantes aventuras, em veículo 4x4 com conforto e segurança.


 


#utv


#quadri


#jeep


#offroad


#4x4

Criação da Dupla Conexão Aérea, tendo o Aeroporto Presidente Itamar Franco em Goianá(MG) e o Aeroporto de Vitória(ES) como Portais de Entradas da Rota do Café e Cachaça fazendo Conexão Brigadeiro a Caparaó/Pico da Bandeira e Montanhas e Litoral Capixaba, é mais uma iniciativa valorosa e diferenciada que promove as novidades, as possibilidades e as potencialidades infinitas de toda a região das 3 Divisas MG/ES/RJ que promove cada vez mais toda a região e todo o Brasil essa grandiosa realização e criação do Xyko Éocombatente/VEM COM A GENTE.



Na troca de estações, saiba como economizar energia com a chega do outono


Cidadãos mineiros podem reduzir conta de energia com a adoção de pequenos hábitos

 

 

O outono chegou na última quinta-feira (20) marcado por chuvas que atingem grande parte de Minas Gerais. As típicas chuvas de março devem se despedir do estado em breve, já que, conforme prevê a meteorologia, a partir de meados de abril e início de maio, a estação seca e de temperaturas mais amenas deve se instalar de vez em todas as regiões.

Nesses últimos dias de março, no entanto, é comum que a nebulosidade e as pancadas de chuva exijam mais iluminação artificial nas casas. Enquanto as temperaturas não se tornem mais amenas durante o dia, é possível manter o termostato do chuveiro em níveis que deixam a temperatura da água morna.

Conforme explica o analista de eficiência energética da Cemig, Filipe Randazzo, a variação das temperaturas pode influenciar os hábitos de consumo ligados a equipamentos elétricos. “Existem ajustes muito simples que podemos fazer em nossa rotina, de forma que conseguimos manter o conforto que a energia elétrica nos traz e, ainda assim, fazer um uso mais sustentável desse recurso que é tão precioso. Outro ponto fundamental é que ao deixar de desperdiçar energia, reduzimos o valor da fatura de energia”, pontua.

Para orientar a população e auxiliar na economia de energia e, consequentemente, de dinheiro, a Cemig, por meio de seu Programa de Eficiência Energética da Cemig, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), traz abaixo algumas dicas importantes para economizar no inverno.

 

Frio ou Calor? Saiba como economizar neste período de transição

Entre o final de março e início de abril, em dias chuvosos e de temperaturas acima da média durante o dia, observe os hábitos listados abaixo.

Regule o termostato do seu chuveiro: em dias mais quentes, mantenha a posição do chuveiro na posição verão. Em modelos mais novos de chuveiros, é possível regular o equipamento em diversos nível de calor da água. Defina-o de acordo com a necessidade daquele dia. Lembre-se: o chuveiro, devido à alta potência, pode ser o maior vilão de sua conta de energia. Por isso, dê preferência a banhos mais curtos.

Observe a temperatura de sua geladeira: assim como o chuveiro, as geladeiras também contam com termostatos, que variam de acordo com fabricantes e marcas. No entanto, é comum que esses equipamentos tenham uma escala de 1 a 5, sendo o 5 o nível mais gelado. Ou seja, quanto mais próximo do 5, mais o motor da geladeira “trabalhará” para resfriar os equipamentos. Durante o verão, é comum que as pessoas deixem a temperatura da geladeira mais baixa – ou fria -, mas, em dias de temperatura amenas, é possível reduzir o termostato para economizar energia.

Não deixe sua geladeira com gelo acumulado: em caso de formação de gelo, reduza o termostato imediatamente, pois essa formação demonstra que a geladeira está forçando o motor a funcionar acima de sua capacidade para manter a temperatura mais baixa. O ideal é fazer o processo de degelo duas vezes por ano, ou quando necessário, com atenção ao desligamento do eletrodoméstico antes. Lembre-se: energia e água juntas trazem riscos de acidentes graves.

Apague as lâmpadas ao sair dos ambientes: pode parecer simples, mas criar o hábito de sempre “apagar as luzes” ao sair do ambiente é fundamental para que várias lâmpadas acesas simultaneamente, durante horas, não pesem no orçamento. E, caso ainda tenha lâmpadas fluorescentes, incandescentes ou halógenas em sua residência, acelere o processo de troca para lâmpadas de LED.

 

Dicas para temperaturas mais amenas

Com o avanço da estação, é comum que as noites fiquem mais frescas. O uso de equipamentos elétricos para resfriar os ambientes deixa de ser essencial. Mas observe o uso da máquina de lavar roupas quando for necessário tirar cobertores do guarda-roupa e segunda camada de roupas.

Avalie a necessidade de utilizar ares-condicionados: em dias mais frescos, reduza o tempo de uso do ar-condicionado. Dê preferência aos ventiladores em dias mais quentes ou à ventilação natural.

Lave as suas roupas de uma só vez: máquinas de lavar que utilizam água quente são mais potentes que aquelas que funcionam somente com água fria. Mas para potencializar a economia de energia e água, dois recursos importantíssimos para a saúde do planeta, junte mais roupas para higienizar de uma só vez. Fique atento à capacidade da máquina. Isso reduz o seu trabalho e faz muito bem para o bolso. A mesma dica vale para o ferro de passar: reúna o máximo de roupas para passar, começando por aquelas mais pesadas. Ao final, desligue o ferro e termine de passar aquelas peças mais delicadas com a temperatura de morna a fria.

 

sábado, 29 de março de 2025

Os sonhos que se transformam no movimento da vida

Entre passado, presente e futuro, o multiartista Thiago Prado celebra o cotidiano, reflete sobre as mudanças e entende sobre si após diagnóstico tardio de autismo no livro "Que será, será"

Mudar um RG pode ser apenas uma burocracia. Trocam-se a foto, o ano, o modelo e o órgão emissor. Mas esse documento tão habitual também registra as transformações de uma vida. No caso do multiartista Thiago Prado, de uma atualização para a outra, ele deixou de ser um adolescente do Realengo que sofria bullying na escola e ainda aprendia a desenhar, para se tornar um artista de quase 40 anos, com diversos projetos internacionais, uma moradia no Leme e um detalhe a mais na carteira que o define como neurodivergente. Tornou-se quem sempre sonhou ser.

Estas transformações que passam de maneira quase imperceptível diante das atribulações do cotidiano são registradas pelo escritor em Que será, será. Referência à clássica música do filme “O homem que sabia demais” (1934), de Hitchcock, a obra une passado, presente e futuro para retratar as experiências de um homem constantemente impactado pelos confrontos de existir no mundo.

Com textos curtos, a publicação mescla os formatos de poemas, cartas e frases para retratar experiências comuns, mas intensas. O sentimento de inadequação, o medo de falhar, as dificuldades dos relacionamentos, a beleza das amizades, a desesperança acerca do futuro, as inseguranças sobre a identidade e até a raiva de perder o ônibus na parada são alguns dos temas abordados.

Não entendo o que as pessoas dizem e não consigo dizer. Me parece que é sobre o que elas sentem, por dentro de suas palavras, suas motivações, seus lugares. Tampouco consigo dizer o que eu sinto. Não encontro forças para argumentar, para me defender, que dirá para atacar. Tenho me esforçado em correr na praia. Preciso insistir em cuidar de mim. Parece bobagem, tens razão. (Que será, será, p. 69)

Essas vivências compartilhadas em Que será, será são entrelaçadas a reflexões intimistas do narrador. Nas páginas, ele atravessa o diagnóstico tardio de autismo, questiona as classificações relacionadas à sexualidade, registra conversas com amigos e escreve sobre os desafios da profissão artística.

Entre relatos biográficos, o livro salienta o poder de aceitar a si mesmo, com seus erros e acertos, para seguir em frente apesar dos conflitos do dia a dia. Acima de tudo, a obra reforça a importância dos sonhos mesmo com as frustrações e a inevitabilidade da morte, porque, assim como o início da leitura já indica: "todo mundo tem um sonho buzinado".

FICHA TÉCNICA

Título: Que será, será
Autor: Thiago Prado
Editora: Opera
ISBN: 978-65-6081-282-6
Páginas: 140
Preço: R$ 56
Onde comprar: Opera Editorial 

Sobre o autor: Thiago Prado é escritor, artista visual e cineasta. Publicitário por formação e pós-graduado em Cinema, ele nasceu em Realengo, no subúrbio do Rio de Janeiro, e morou em São Paulo, onde fez as primeiras exposições. Com um ateliê no Flamengo, na capital carioca, dedica-se há mais de duas décadas ao trabalho artístico. Ganhou prêmios e expôs em diversas cidades do mundo, além de ter recebido menções por projetos no audiovisual. Na literatura, publicou “Mal Secreto” (2023) durante a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), e agora lança Que será, será, uma autoficcção sobre o ser e o sentir no mundo contemporâneo.

Redes sociais do autor:

Instagram: @iamthiagoprado
Facebook: /iamthiagoprado

Site do autor: www.thiago-prado.com


Como surgiram as cantigas de roda? Não sei, só sei que foi assim

Com ilustrações de J. Borges e Pablo Borges, novo livro de Fernanda de Oliveira celebra a diversidade cultural ao contar causos sobre as músicas mais populares da infância brasileira

Contrarides, o homem mais mal-humorado da Ilha de Marajó, sonhou com uma profecia e foi resgatar a amada. Viu uma jovem indígena em apuros nas águas e a salvou, junto de seus animais de estimação: dois sapos-cururu, que passaram a viver à beira do rio. Já na Catalunha, Araquídia  era conhecida pelas estranhas promessas. Um dia, disse que a paróquia da cidade precisava estar pronta em um ano, mas, poucos minutos antes do prazo, percebeu um sino faltando no topo. Ela então propôs uma torre humana e a escalou para cumprir com o horário. Depois disso, foi apelidada de Dona Aranha. Como essas situações se tornaram cantigas de roda? Não sei... Só sei que foi assim.

Com uma homenagem a Ariano Suassuna e às mirabolantes histórias de Chicó, Fernanda de Oliveira torna a famosa frase de “Auto da Compadecida” em título de um projeto literário dividido em dois volumes. Além de Sapo-Cururu e Dona Aranha, Só sei que foi assim, vol. 2 – a publicação mais recente da saga – narra as origens de Papagaio Louro, Alecrim Dourado, Terezinha de Jesus, Na Bahia Tem, Borboletinha, A Galinha do Vizinho e Carneirinho, Carneirão. Também há um conto surpresa sobre Ninoca, uma telefonista com talento nato para as anedotas e que criou tantas outras canções.

Dizem que o casal deu às filhas os mesmos nomes das galinhas, para lhes prestar uma homenagem, pois graças às penosas é que puderam conviver mais em seus quintais abertos, acabando por se apaixonar. Bom, os nomes das gêmeas serem Crizelda e Tibúrcia já acho meio difícil, mas que as duas compuseram juntas a música “A galinha do vizinho”, aí eu tenho garantia. E entre certezas que se avizinham dela, só sei que foi paralelamente assim. (Só sei que foi assim, p. 55)

As peripécias narradas em tom de fofoca celebram a diversidade brasileira ao ambientar enredos em todas as regiões, de Norte a Sul. Com 21 xilogravuras de J. Borges, um dos mais importantes artistas populares do país, e do filho Pablo Borges, a obra destaca a figura dos ciganos, a trajetória dos bandeirantes, a influência espanhola no país, as práticas alimentares e os diferentes dialetos.

Produzido a partir de uma extensa pesquisa sobre os hábitos de várias partes do Brasil, o livro dá continuidade ao primeiro volume e busca unir famílias ao dialogar com uma memória musical compartilhada por todos desde a infância. Para isso, as páginas apresentam QR Codes que conduzem às cantigas. Com arranjos de Giordano Pagotti e voz da própria Fernanda de Oliveira, as canções também homenageiam a cultura ao atravessar gêneros como xote, frevo, forró, maxixe, catira, baião, samba e toada.

Os textos valorizam o repertório estético do leitor, da criança ao adulto, por trazer uma linguagem rica e até rebuscada. “É um projeto que visita a história de cada brasileiro, quando envolvemos a produção da pamonha e do sabão, quando falamos da nossa caatinga, nossas lendas, nossa natureza, das grandes fazendas do interior, das ladeiras de Salvador, dos búfalos de Marajó, entre outros”, explica a autora. Também conhecida como Fê Liz, ela faz jus ao apelido por sempre trazer um final feliz, típico do universo extraordinário e inocente da infância.

FICHA TÉCNICA

Título: Só sei que foi assim, vol.2
Autora: Fernanda de Oliveira
Editora: Melhoramentos
ISBN: ‎978-6555397857
Páginas: 72
Preço: R$ 55,90
Onde comprar: Amazon 

Sobre a autora: Conhecida como Fê Liz, Fernanda de Oliveira é escritora, compositora, cantora e produtora de peças de teatro com mais de 25 anos dedicados ao público infantojuvenil. Nascida em Brasília, atualmente mora em Copenhague, na Dinamarca, e realiza atividades culturais de aproximações entre o Brasil e diversos lugares do mundo. É autora de 37 obras infantojuvenis e já foi reconhecida por importantes instituições e projetos, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Selo Cátedra Unesco de Leitura da PUC-RIO, o PNLD e o selo AEILIJ, da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Por meio dos livros “Só sei que foi assim, vol. 1” e Só sei que foi assim, vol. 2, promoveu uma exposição homônima no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, que também será feita na Embaixada do Brasil em Copenhague.

Redes sociais da autora:

Instagram: @fernandinhaoliveira | @fe.feliz
Linkedin: Fernanda de Oliveira
Facebook: /felizdeoliveira
Youtube: @canaldafeliz

Site da autora: www.fernandadeoliveira.com

Diferentes maneiras de ser ela


Em "Feito para Mulheres", a escritora e terapeuta Cibele Brito explora a pluralidade da existência feminina

Ao refletir sobre os dilemas das mulheres contemporâneas, a terapeuta, palestrante e pastora Cibele Brito se deu conta dos múltiplos universos que compõe a experiência feminina. Com isso em mente, a autora lança o livro Feito para Mulheres, para ajudar aquelas que precisam encontrar seu valor e a verdadeira felicidade.

Ao longo dos capítulos, são abordadas as diferentes facetas da vida feminina, percorrendo arquétipos e personalidades como a mulher guerreira, a desbravadora e a equilibrada. Com exemplos relacionáveis, a leitora pode perceber diferentes maneiras de explorar os pontos fortes de cada uma.

A obra comenta áreas diversas, como carreira, relacionamentos, saúde mental e espiritualidade, e busca trazer reflexões sobre as escolhas feitas no dia-a-dia. Cada aspecto da rotina moderna é discutido com bom humor e leveza, de forma a recuperar o ânimo das leitoras.

Ser plena é viver muito bem com suas escolhas, ainda que tenha escolhido errado. A mulher que é assim entende seus altos e baixos e não vive esperando ocasiões oportunas ou chances; porém, quando essas brechas chegam, ela está pronta para agarrá-las, como se houvesse um cavalo selado em sua frente. Se não chegam, ela escolhe buscá-las em vez de ficar sentada reclamando da sorte. (Feito para Mulheres, p. 80)

Através de conselhos e exemplos do cotidiano, as leitoras são convidadas a reconhecerem a própria identidade e buscarem suas necessidades reais, independentemente de idealizações e modismos. Sem focar em uma faixa etária ou fase específica da vida, o livro também incentiva a união e compreensão entre mulheres em contextos variados.

Cibele Brito possui uma trajetória que perpassa diferentes áreas, sempre em contato com o público feminino.Com formação em Administração de Empresas, já foi dona de um espaço de beleza e assumiu posições de liderança no ministério pastoral. Hoje atua como terapeuta e auxilia pacientes a encontrar novas possibilidades de desenvolvimento pessoal.  Com Feito para Mulheres, a escritora reúne conhecimentos e experiências para promover um universo feminino plural e acolhedor.

FICHA TÉCNICA

Título: Feito para Mulheres
Autora: Cibele Brito
ISBN: 9786558222811
Formato: Brochura
Páginas: 156
Preço: R$ 39,90
Onde comprar: Amazon | Allprint

Sobre a autora: Cibele Brito é formada em Administração de Empresas. Após uma experiência no mundo corporativo, tornou-se proprietária de um espaço de beleza, onde administrava e atuava como profissional da área. Hoje trabalha como terapeuta com especialização em processamento regenerativo e manejo de transtornos de ansiedade. Também exerce o ministério pastoral, realizando cursos e eventos. Feito para Mulheres é seu segundo livro, e recebeu o Prêmio Livro Destaque da Bienal do Livro de 2024 pela Literarte.

Redes sociais: @cibelecbritto e Cibele Britto


AGENDA DE CURSOS - REGIONAL VIÇOSA 31 DE MARÇO A 5 DE ABRIL DE 2025

AGENDA DE CURSOS - REGIONAL VIÇOSA


31 DE MARÇO A 5 DE ABRIL DE 2025

Confira as oportunidades de capacitação que o Sistema Faemg Senar e Sindicatos de Produtores Rurais oferecerão nas regiões das Matas de Minas e Caparaó na próxima semana. São dezenas de treinamentos em áreas cafeicultura, olericultura, máquinas agrícolas e tecnologia e informação como Operação de Drones e curso de Excel.

Vale destacar que todos os cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social são gratuitos e com certificado.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

Barista

Data: 31/03/2025 e 01/04/2025

Município: CAIANA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ESPERA FELIZ

Telefone: (32) 3746-1198

Mobilizador: LEONARDO CHAVES DE SOUZA

Instrutor: PEDRO DE LIMA PINTO

Defumador de Carne Suína

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: VERMELHO NOVO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE RAUL SOARES

Telefone: (33) 3351-1555

Mobilizador: FÁBIO DE SOUZA ALVES

Instrutor: HUDSSON COSTA JOVIANO AQUINO

DRONE (Asa Rotativa) - Operações Básicas

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE

Contato: ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES E ARTESÃOS DE MIRAI

Mobilizador: ZILDA MARTA ALMEIDA CÂNDIDO

Celular: (32) 98444-8008

Instrutor: CLEVERSON VIEIRA PIRES

DRONE (Asa Rotativa) - Operações Básicas

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: JEQUERI

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JEQUERI

Mobilizador: GILVANA APARECIDA DOS SANTOS

Celular: (31) 99695-4044

Instrutor: LUAN VIANA DOS SANTOS

DRONE (Asa Rotativa) - Operações Básicas

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: CONCEIÇÃO DE IPANEMA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CHALÉ

Mobilizador: ELIMÁRIA CÂMARA GOMES

Celular: (33) 99925-1146

Instrutor: LUCAS REICHELM COSTA

DRONE (Asa Rotativa) - Operações Básicas

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: CHALÉ

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CHALÉ

Mobilizador: ELIMÁRIA CÂMARA GOMES

Celular: (33) 99925-1146

Instrutor: LUCAS REICHELM COSTA

DRONE (Asa Rotativa) - Operações Básicas

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: JEQUERI

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE JEQUERI

Mobilizador: GILVANA APARECIDA DOS SANTOS

Celular: (31) 99695-4044

Instrutor: LUAN VIANA DOS SANTOS

DRONE (Asa Rotativa) - Operações Básicas

Data: 04/04/2025 a 07/04/2025

Município: EUGENÓPOLIS

Contato: SINDICATO RURAL DE EUGENÓPOLIS

Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT

Celular: (32) 99932-0407

Instrutor: HERBERTH MOTA MAIA

Operador de Retroescavadeira

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025 e 03 a 05/04/2025

Município: LAJINHA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RUAIS DE LAJINHA-MG

Telefone: (33) 3344-1369

Mobilizador: MICHELINE DE FÁTIMA ALMEIDA

Instrutor: ELAINE SPINELI OLIVEIRA

Operador de motosserra

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Contato: SINDICATO RURAL DE MIRADOURO

Mobilizador: MARIA RITA LEITE

Celular: (32) 99981-9339

Instrutor: HÉLIO TOSATTI

Informática Básica - Excel Inicial

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: BELA VISTA DE MINAS

Contato: SINDICATO RURAL DE ALVINÓPOLIS

Telefone: (31) 3855-1332

Mobilizador: MARCO AURÉLIO ALVES

Instrutor: DÊNIO DE FIGUEIREDO

Olericultura (Convencional) / Implantação

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: MANHUMIRIM

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE MANHUMIRIM

Telefone: (33) 3341-1403

Mobilizador: RUDSON CURCIO

Instrutor: ANA TERRA BRAVIM DOS SANTOS

Brigadista Orgânico – Básico

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: MURIAÉ

Contato: SINDICATO RURAL DE MURIAÉ

Telefone: (32) 3721-5250

Mobilizador: CAMILLA DE RESENDE CAMPOS

Instrutor: JOÃO BATISTA DA SILVA TAVARES

Brigadista Orgânico – Básico

Data: 01/04/2025 a 03/04/2025

Município: PEDRA DOURADA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ANTÔNIO PRADO DE MINAS

Telefone: (32) 3721-8254

Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT

Instrutor: ANTÔNIO SÉRGIO MEDEIROS PEREIRA

Fabricação artesanal de laticínios e afins / Básico

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: TEIXEIRAS

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE VIÇOSA

Mobilizador: ELIANA BARBOSA

Celular: (31) 98749-7426

Instrutor: HIASMYNE SILVA DE MEDEIROS

Fabricação artesanal de laticínios e afins / Básico

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: SÃO JOSÉ DO MANTIMENTO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CHALÉ

Mobilizador: ELIMÁRIA CÂMARA GOMES

Celular: (33) 99925-1146

Instrutor: MOARA DE SOUZA

Cogumelo Shiitake - Implantação à Colheita

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: ITABIRITO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ITABIRITO

Telefone: (31) 99773-7188

Mobilizador: ANA PAULA MAIRINS NONATO

Instrutor: GILMAR SILVA DE MEDEIROS

Adubação Manual do Café - Convencional

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: PEDRA DOURADA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ANTÔNIO PRADO DE MINAS

Telefone: (32) 3721-8254

Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT

Instrutor: MÁRIO MARTINS DE CARVALHO

Classificação e Degustação de Café

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: SERICITA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE SERICITA

Mobilizador: ELOIZA SARAIVA CARDOSO REIS

Celular: (31) 98328-8876

Instrutor: ELÍCIO APARECIDO DE OLIVEIRA

Classificação e Degustação de Café

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: SANTA MARGARIDA

Contato: SINDICATO RURAL DE SANTA MARGARIDA

Telefone: (31) 3875-1337

Mobilizador: NAIARA SOARES VIEIRA DE OLIVEIRA

Instrutor: CARLINDO ROSA LOURES

Classificação e Degustação de Cafés Especiais

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: MANHUAÇU

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE MANHUAÇU

Telefone: (33) 3331-1660

Mobilizador: PATRÍCIA SAD

Instrutor: SANDRO COUTINHO DOS REIS

Classificação e Degustação de Cafés Especiais

Data: 31/03/2025 a 11/04/2025

Município: LAJINHA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RUAIS DE LAJINHA-MG

Telefone: (33) 3344-1369

Mobilizador: MICHELINE DE FÁTIMA ALMEIDA

Instrutor: LEANDRO DA SILVEIRA BARBOSA

Solda

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: MARIANA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE MARIANA

Telefone: (31) 3557-1929

Mobilizador: GILSON GIBSON GOMES

Instrutor: DIOGO FARIA MACHADO

Solda

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

Contato: SINDICATO DOS PRODUT. RURAIS DE SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

Mobilizador: FELIPE ALVES DA SILVA

Celular: (33) 98813-8553

Instrutor: SILVIO DOS SANTOS VIEIRA

Mapeamento de Propriedades

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: TEIXEIRAS

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE VIÇOSA

Mobilizador: ELIANA BARBOSA

Celular: (31) 98749-7426

Instrutor: CLEVERSON VIEIRA PIRES

GPS e Aplicativos de Localização

Data: 31/03/2025 e 01/04/2025| 02 a 03/04/2025

Município: SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

Contato: SINDICATO DOS PRODUT. RURAIS DE SÃO JOÃO DO MANHUAÇU

Mobilizador: FELIPE ALVES DA SILVA

Celular: (33) 98813-8553

Instrutor: HERBERTH MOTA MAIA

Manutenção do TAP e operação com um implemento

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: ESPERA FELIZ

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ESPERA FELIZ

Telefone: (32) 3746-1198

Mobilizador: LEONARDO CHAVES DE SOUZA

Instrutor: ANTÔNIO RODRIGO DA ROCHA

Manutenção do TAP e operação com um implemento

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: MANHUAÇU

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE MANHUAÇU

Telefone: (33) 3331-1660

Mobilizador: PATRÍCIA SAD

Instrutor: JOÃO PAULO FERREIRA

Vaqueiro - Cria e recria de bezerras

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: GUIRICEMA

Contato: SINDICATO RURAL DE GUIRICEMA

Mobilizador: MÁRCIA APARECIDA SARTORI

Celular: (31) 98435-8317

Instrutor: BRUNO SILVA PEREIRA

Vaqueiro - Cria e recria de bezerras

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: CONCEIÇÃO DE IPANEMA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE CHALÉ

Mobilizador: ELIMÁRIA CÂMARA GOMES

Celular: (33) 99925-1146

Instrutor: FRANCISCO ASSIS LIMA VIANA

Vaqueiro - Cria e recria de bezerras

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: ITABIRITO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ITABIRITO

Telefone: (31) 99773-7188

Mobilizador: ANA PAULA MAIRINS NONATO

Instrutor: RICARDO MARCUS SOARES MENDES

Vaqueiro - Cria e recria de bezerras

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: DIVINO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE DIVINO

Telefone: (32) 3743-1377

Mobilizador: VIVIANE SOUZA CUNHA

Instrutor: CINTHIA RIBEIRO ALMEIDA LEÃO

Eletricista Rural

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: PEDRA BONITA

Contato: SINDICATO RURAL DE MIRADOURO

Mobilizador: MARIA RITA LEITE

Celular: (32) 99981-9339

Instrutor: ANTÔNIO AUGUSTO DE OLIVEIRA LACERDA

Derriçadora

Data: 31/03/2025 e 01/04/2025

Município: LAJINHA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RUAIS DE LAJINHA-MG

Telefone: (33) 3344-1369

Mobilizador: MICHELINE DE FÁTIMA ALMEIDA

Instrutor: RUDSON CURCIO

Roçadeira

Data: 04/04/2025 e 05/04/2025

Município: PIRANGA

Contato: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PIRANGA

Telefone: (31) 3746-1391

Mobilizador: CARLOS TEIXEIRA RIBEIRO

Instrutor: JÚLIO CÉSAR MAGALHÃES FERNANDES

Gestão de Pessoas

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: DIVINO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE DIVINO

Telefone: (32) 3743-1377

Mobilizador: VIVIANE SOUZA CUNHA

Instrutor: SOLANGE FERREIRA RIBEIRO

Gestão Financeira

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: EUGENÓPOLIS

Contato: SINDICATO RURAL DE EUGENÓPOLIS

Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT

Celular: (32) 99932-0407

Instrutor: MAGDA PEREIRA DA SILVA

Boas Práticas de Fabricação Aplicadas na Agricultura Familiar

Data: 31/03/2025 a 03/04/2025

Município: SIMONÉSIA

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE SIMONÉSIA

Telefone: (33) 3336-1411

Mobilizador: NATAN ALVES LUCIANO

Instrutor: FLAVIANA ANTUNES SOUSA

Manutenção e Operação de Motocicletas

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: RAUL SOARES

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE RAUL SOARES

Telefone: (33) 3351-1555

Mobilizador: FÁBIO DE SOUZA ALVES

Instrutor: MARCELO LUCCA SILVA

PROMOÇÃO SOCIAL

Artesanato de Fibras Naturais (Flexíveis) / Peças Utilitárias e Decorativas

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: EUGENÓPOLIS

Contato: SINDICATO RURAL DE EUGENÓPOLIS

Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT

Celular: (32) 99932-0407

Instrutor: JOÃO MARTINS DA MATA NETO

Cosmética Natural a Base de Mel e Derivados

Data: 31/03/2025 a 03/04/2025

Município: SÃO DOMINGOS DO PRATA

Contato: SINDICATO RURAL DE SÃO DOMINGOS DO PRATA

Tel.: (31) 3856-1483

Mobilizador: JOÃO BATISTA LIMA

Instrutor: FABÍOLA FERREIRA DE FIGUEIREDO

Empreendedorismo Digital

Data: 03/04/2025 a 05/04/2025

Município: FERVEDOURO

Contato: SINDICATO RURAL DE MIRADOURO

Mobilizador: MARIA RITA LEITE

Celular: (32) 99981-9339

Instrutor: MAGDA PEREIRA DA SILVA

Jovem no Mercado de Trabalho

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: DIVINO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE DIVINO

Tel.: (32) 3743-1377

Mobilizador: VIVIANE SOUZA CUNHA

Instrutor: SOLANGE FERREIRA RIBEIRO

Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros

Data: 31/03/2025 a 03/04/2025

Município: NOVA ERA

Contato: SINDICATO RURAL DE DOM SILVÉRIO

Tel.: (32) 99524-6876

Mobilizador: MARCO AURÉLIO ALVES

Instrutor: DANILA RODRIGUES SILVA

Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros

Data: 31/03/2025 a 05/04/2025

Município: EUGENÓPOLIS

Contato: SINDICATO RURAL DE EUGENÓPOLIS

Mobilizador: SEBASTIÃO OLIVEIRA CORTAT

Celular: (32) 99932-0407

Instrutor: HÉLIO DE MELO FREITAS JÚNIOR

Produção Artesanal de Quitandas Mineiras

Data: 31/03/2025 a 03/04/2025

Município: DIONÍSIO

Contato: SINDICATO RURAL DE DOM SILVÉRIO

Tel.: (32) 99524-6876

Mobilizador: VERA MARIA DAS GRAÇAS DE ASSIS

Instrutor: CELESTE SANTANA DA SILVA

Produção Artesanal de Quitandas Mineiras

Data: 31/03/2025 a 03/04/2025

Município: ALTO JEQUITIBÁ

Contato: SINDICATO RURAL DE ALTO JEQUITIBÁ

Tel.: (33) 3343-1320

Mobilizador: JORGE RODRIGO DE FARIA

Instrutor: MARA JUSCILENE ROCHA SANTOS

Produção Artesanal de Salgados, Doces e Bolos Festivos

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: SENADOR FIRMINO

Contato: SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SENADOR FIRMINO

Tel.: (32) 3536-1377

Mobilizador: DAYSE FERREIRA GABRIEL SANTOS

Instrutor: LÍGIA VIDIGAL FERREIRA DE OLIVEIRA

Produção Artesanal de Salgados, Doces e Bolos Festivos

Data: 31/03/2025 a 02/04/2025

Município: FERVEDOURO

Contato: SINDICATO RURAL DE MIRADOURO

Mobilizador: MARIA RITA LEITE

Celular: (32) 99981-9339

Instrutor: GABRIELLA SANTOS

Saúde Bucal

Data: 31/03/2025 a 04/04/2025

Município: MATIPÓ

Contato: SINDICATO RURAL DE MATIPÓ

Mobilizador: CLOVIS FREITAS MARTINS BARBOSA

Instrutor: IRINEU MARCIO OLIVEIRA BONFANTE

Saúde e Atenção ao Idoso

Data: 01/04/2025 a 05/04/2025

Município: VERMELHO NOVO

Contato: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE RAUL SOARES

Tel.: (33) 3351-1555

Mobilizador: FÁBIO DE SOUZA ALVES

Instrutor: JANAÍNA DORNELAS PESSOA GOMES