sábado, 28 de setembro de 2024

Tudo o que a maternidade trouxe e a morte não levou

No livro "Quatro Letras", a escritora Flavia Camargo acalenta mães e famílias que vivenciam o luto a partir de relato sobre a perda de um filho

Igor. As Quatro Letras que compõem esse nome ficaram para sempre marcadas na vida da escritora Flavia Camargo. Para ela, essa palavra carrega muitos significados: foi seu primeiro amor materno e é um dos grandes motivos de sua felicidade, ainda que carregue a dor de uma perda imensurável. Representa êxtase, responsabilidade, amadurecimento e cuidado, mas também expressa o desafio de uma despedida prematura.

Em homenagem ao filho, a autora publicou uma autobiografia que narra os principais momentos experienciados com ele. Dividida em dez capítulos intitulados com palavras de quatro letras - “Igor”, “Laço”, “Vida”, “Amor”, “Luta”, “Cura”, “Tudo”, “Deus”, “Riso” e “Belo” -, a obra reúne reflexões, aprendizados e sentimentos proporcionados por essa vivência, como a busca por um sentido na existência, a conexão com a espiritualidade e o estreitamento de laços.

Entre relatos íntimos e trechos de cartas dedicadas ao menino desde a gravidez, ela busca acalentar todas as mulheres e famílias que também enfrentam o luto. Assim narra desde os momentos iniciais, como o planejamento do bebê e os primeiros meses de gestação, até o período depois do falecimento e a necessidade de ressignificar uma partida dolorosa.

Depois de ter-me empenhado tanto para ser uma boa mãe para você, não vou deixar que o aprendizado que tive seja em vão. O dever da mãe é dar a seu filho o exemplo que gostaria que ele seguisse. E eu desejo para você, meu filho, uma constante energia para espalhar beleza em toda parte. Como sua mãe, só me resta a obrigação de fazer o mesmo. São os meus deveres para com você que vão me manter sempre de cabeça erguida. (Quatro Letras, p. 214)

A autora explica como tudo aconteceu: quando estava grávida de 33 semanas, ela foi vítima da síndrome de Hellp, uma complicação rara com alto índice de mortalidade materna e perinatal. A mãe e o bebê precisaram ser internados, mas Igor faleceu pouco tempo depois por ser prematuro.

Por ter escutado frases que a machucaram em uma situação de imensa dificuldade, Flavia Camargo se aproxima dos leitores de forma acolhedora. Por isso, não apresenta a superação do luto como uma maneira de deixar para trás, e sim como a escolha de transformar a memória de alguém importante em motivo para se esforçar a se tornar uma pessoa melhor. Entre as páginas, seu intuito é relatar tudo de bom que a maternidade trouxe, mas a morte não foi capaz de levar.

FICHA TÉCNICA

Título: Quatro Letras
Autora: Flavia Camargo
Editora: Albatroz
ISBN: 978-65-5656-266-7
Páginas: 265
Preço: R$ 51,90 (físico) | R$ 24,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon | UmLivro

Sobre a autora: Advogada por formação, a carioca Flavia Camargo é escritora e tem cinco livros publicados, que variam entre romances adultos, poesia, autobiografia e infantil. São eles: "Diferenças em Comum”, “Por Correspondência”, “O amor que mora em mim”, “Histórias do Lucas” e Quatro Letras. A próxima publicação será Outro Você, obra infantil que aborda questões importantes da vida, como o crescimento, o amor, a liberdade e os recomeços.

Redes sociais da autora:

Instagram: @flaviacamargoescritora



Nenhum comentário:

Postar um comentário