O dado é do Censo de Educação Básica e leva em
conta alunos matriculados em turmas regulares. A qualificação dos docentes é um
desafio para escolas públicas e privadas.
Dados recentes do Censo de Educação
Básica revelam um crescimento significativo no número de crianças e
adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de
aula regulares no Brasil. Entre os anos de 2022 e 2023, houve um aumento de
50%, elevando o total de alunos com TEA de 405.056 para 607.144.
Crianças autistas têm alterações na
forma de se comunicar, interagir e perceber o mundo ao seu redor. Dado o tempo
que a criança passa na escola, e a necessidade de comunicação efetiva durante
esse período, é fácil perceber a necessidade de uma abordagem educacional
adaptada para garantir o sucesso acadêmico e o bem-estar emocional desses
alunos.
Paulo Battaglin, diretor da Escola
Internacional de Desenvolvimento (EID), líder no nicho de cursos de saúde
integrativa, destaca que um dos principais desafios enfrentados pelos
professores é o reconhecimento do TEA. Segundo ele, muitas vezes o diagnóstico
é tardio ou até mesmo inexistente, dificultando a implementação de estratégias
adequadas de apoio.
Battaglin ressalta a importância da
integração de pessoas com e sem deficiência no ambiente escolar, evidenciando
os benefícios sociais e cognitivos dessa prática. “Sob a ótica social, a
convivência inclusiva promove a compreensão das diferenças e a valorização da
diversidade, contribuindo para a construção da cidadania”.
No aspecto cognitivo, uma abordagem
inclusiva no processo de ensino-aprendizagem é essencial, afirma o diretor. Ele
destaca que a escola deve ser um espaço onde todos os estudantes tenham acesso
ao conhecimento e possam desenvolver suas habilidades plenamente,
independentemente de suas características individuais. Isso implica em adaptar
os métodos de ensino e apresentar os conteúdos de forma compreensível e
acessível para todos.
Além disso, Battaglin explica que os
professores precisam adquirir habilidades para utilizar recursos visuais,
estratégias de ensino e gerenciamento de sala de aula que promovam a
participação e o engajamento de todos os alunos.
A diferença que um professor bem
treinado pode fazer é tangível e a Escola Internacional de Desenvolvimento
(EID) anunciou recentemente o lançamento de um curso voltado para professores
interessados em aprimorar suas habilidades na educação de alunos com Transtorno
do Espectro Autista (TEA) que pode ser conferido através do link https://www.escolaeid.com.br/course/tea-para-professores.
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