Através de um Projeto de Iniciativa Popular os Doces de Tombos poderão ser declarados Patrimônio Cultural e Imaterial. O Projeto será encaminhado ao Legislativo para aprovação e depois a sanção do Executivo. Você pode ajudar assinando a petição. Faça parte dessa iniciativa que irá colocar Tombos em destaque.
Olá, amigos Tombenses e caríssimos conterrâneos. Acabei de criar e assinar esta petição – você quer se juntar a
mim? Por Tombos e por todos nós?! É um assunto muito importante e sua ajuda será de grande valia que é uma Proposição Popular que Declara Doces de Tombos Patrimônio Cultural e Imaterial.
Cliqueaqui para ver como assinar também e apoiar essa iniciativa que coloca Tombos em Destaque. Conto com todos vocês.
Francisco Cabral/Xyko Éocombatente/Chico Fogueteiro/Cacá/CATI
Desde criança o meu sonho é ajudar a promover Tombos. Minha querida Terra Natal e toda a região.
Encantado desde então com suas belezas e aos 10 anos já descrevi essa vontade, visão e desejo:
“Minha Terra Natal
É tão cheia de beleza.
É o lugar ideal
Para se curtir, viver e amar a natureza.
Lugar de lindas matas e cachoeiras
Com seu panorama sensacional
Estou para ver coisa mais bonita
Que seu reluzente visual”
Pude, enquanto Secretário de Turismo em Carangola em 1997, incluir Tombos e suas belezas em um projeto pioneiro que embasou e foi fonte de inspiração de diversas outras iniciativas que colocam Tombos e toda a região, dos Caminhos do Pico da Bandeira, em Destaque. Podemos assim dizer que com essa iniciativa fui o criador de todas as demais que com meu apoio, iniciativa, ação e incentivo se tornaram uma realidade que hoje promove Tombos e toda a região para o País e o mundo.
Agora nesse momento, dando um passo ainda mais firme, busco junto à população Tombense e o apoio do Legislativo e o Executivo alinhar iniciativas e propostas para resgatar, registrar, valorizar, promover, incrementar e incentivar as tradições familiares na produção de doces de nossa querida Tombos. Tradições essas que passam de geração a geração de quase 1 século. Doces esses que me remontam a aromas e sabores da tenra infância. Afinal creio que todos nós guardamos na lembrança esses sabores “da raspa do doce de leite e da bananada” do Zé Morcef. Assim como dos doces da família Vargas aos pés da cachoeira de Tombos. Do açúcar mascavo e rapaduras da família Camilo e do Camelo/Mané Branco das famílias.... Aliás, esse nome Camelo certamente foi denominado pelas 2 corcovas da forma que é moldado com as mãos. Prática comum por aqui que diferencia de todos os demais. Sabores esse que nos remontam às lembranças dessas maravilhas.
O dia 14 de maio declarado o DIA DO DOCE em TOMBOS é uma homenagem a uma ilustre Tombense Osseli de Abreu Cabral que nasceu em 14 de maio de 1944 e foi uma grande chefe culinária e doceira. Com suas habilidades culinárias deixou marcas e lembranças indeléveis em nossas mentes e corações. Assim como irá permitir conectar essa data à data festiva e comemorativa de Tombos(21 de maio) promovendo, incrementando e incentivando essas maravilhas aqui produzidas. Também registrar que ela foi Professora da Escola Marieta Guariglia Bravo e da 1ª Turma do Ginásio em Tombos. Homenageando-a homenageamos a todos os demais que tem essa rica e belíssima história e para celebrar essas iniciativas iremos transcrever na solenidade de lançamento dessas conquistas um livro de receitas. Com todas as receitas por ela, Osseli de Abreu Cabral, deixadas e preservadas.
Após a aprovação e sanção vamos todos juntos darmos prosseguimento à esse trabalho de registrar, promover, incrementar essa iniciativa a nível estadual e federal. Buscando alinhar oportunidades para promover Tombos e toda a região. (em construção os fatos e histórias que iremos registrar).
Ps.
Melhor avisar aos desavisados e todos aqueles que fazem de conta que fazem alguma coisa e impedem a nós e a todos de avançarmos com propostas e iniciativas de verdade para ajudar Tombos e toda a região que sou candidato sim a ajudar a promover Tombos e toda a região. Como sempre fiz e venho fazendo incansavelmente. Com muita dificuldade. Porém com grande alegria em conquistas que temos atingido com nossas ações.
Em eleições e política partidária já conquistei patamares gigantescos e realizações imensuráveis. Faço política do crescimento e desenvolvimento de Tombos, região, da minha pequena empresa e de meus sonhos todos os dias. Não sou candidato a nada além disso.
O Tombos e o Brasil que Eu quero. Eu ajudo a construir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário